Buscar

Fasciolíase: Parasita em Humanos e Animais

Prévia do material em texto

Fasciolíase:
Fascíola hepática: é um parasito dos ductos biliares de ovinos, bovinos, mamíferos silvestres e humanos que possuem hábito de ingerir verdura crua, principalmente aquelas cultivadas em terrenos alagados. Ocorre inclusive no Brasil.
FASCIOLÍASE:
É uma zoonoses predominantemente em ruminantes. Estima-se que podem existir 71 milhões de pessoas infectadas no mundo. A presença do parasito é mais importante nas regiões alagadiças ou sujeitas as inundações frequentes, pois o hospedeiro intermediário é um molusco. 
MORFOLOGIA:
** É um parasito grande, foliáceo, medindo cerca de 3,0 cm de comprimentos por 1,5 de largura, de cor acinzentada, possui ventosa oral situada na extremidade anterior do corpo,é um parasito hermafrodita ( possui dois sexos). No terço médio superior encontra-se a ventosa ventral ou acetábulo, e junto dela ,o poro ou abertura genital. O tegumento apresenta recoberto de diminutos espinhos possuindo papel importante na patogenia dessa doença.
HABITAT:
As formas adultas são encontradas facilmente nos canais biliares e na vesícula biliar de seus hospedeiros definitivos. Nos humanos podem ser observados também nos alvéolos pulmonares.
CICLO BIOLÓGICO:
O verme adulto vive cerca de 8 a 10 anos. Os ovos são grandes, elípticos, mede de 130 a 150 versus 60 a 100 milimetros, apresentam uma casaca fina um opérculos e uma massa de células embrionárias. Essas células quando possuem uma temperatura adequada (25° centigrados) umidade elevada ausência de putrefação produzem um miracídeo após cerca de 10 a 20 dias que pode permanecer vivo por vários meses dentro do ovo. 
Entretanto em contato com a água e estimulado pela luz solar o miracidio levanta o opérculo e sai pela abertura nadando rapidamente com a ajuda dos cílios durante seis horas, até que suas reservas de energia acabam e o mesmo morre. Observou-se que o miracídeo nada aleatoriamente, mas se o mesmo perceber muco de algum molusco se dirige a ele e penetra rapidamente em suas partes moles. Apenas no o hospedeiro Lymnaea que o parasita completará o ciclo, diferente dessa espécie o mesmo morre. Se em um molusco infectar acima de dez miracídeos o mesmo morre por lesão em seu corpo. Assim que o miracídeo penetra o corpo do molusco, o mesmo se transforma em esporocisto que por sua vez produz de 5 a 8 rédias. Se as condições ambientais estiverem favoráveis, ocorre a produção de rédias de segunda geração e de cercarias. As rédias de segunda geração também produzirão cercarias. Em temperatura favorável será necessário de 20 a 30 dias para a formação de cercarias a partir da data de penetração no molusco. A cercaria possui uma calda única não bifurcada, o parasita liberado nada alguns minutos, perde a cauda e com auxilio de suas glândulas cistogênicas encista-se na vegetação ou na propia superfície da água. A cercaria encistada é chamada de metacercaria. O hospedeiro definitivo se infecta ao ingerir a água ou alimentar de algum vegetal cru contaminado. Essas formas desencistam-se no intestino delgado, perfuram a parede, caem na cavidade peritoneal e se dirigem para o fígado. Nesse órgão conseguem perfurar a cápsula hepática e migram pelo parênquima,dois meses depois já encontram-se nos ductos biliares.
PATOGENIA:
As alterações são principalmente de natureza traumática e bioquímica . Pode ser dividida em duas fases: invasiva ou inicial, coincidindo com a migração das formas jovens , e crônica ,coincidindo com a permanência das formas adultas.
Fase inicial: Tem inicio quando as formas imaturas da fascíola migram pelo tecido hepático. As lesões iniciais apresentam a destruição de hepatócitos e hemorragia, que são substituídas por tecido conjuntivo fibroso. Ocorre a necrose parcial ou total dos lobos hepáticos. Nessa fase o paciente apresenta bastante dor abdominal, febre elevada, urticaria, prurido, calafrios e suor noturno.
Fase crônica: As larvas alcançam os ductos biliares após cerca de sete semanas de migração, quando se transformam em vermes adultos. Estes apresentam numerosos espinhos recobrindo sua cutícula que traumatizam o endotélio do ducto nos quais os vermes estão alojados. Nessa fase o fígado apresenta mais iedurecido e ligeiramente com maior volume.
Parasitológico:
Realizado na investigação da presença de ovos na bile , após tubagem ou exames de fezes. Testes recomendados são : ELISA, imunofluorescência indireta e hemaglutinação.

Outros materiais

Perguntas Recentes