Buscar

Prática Simulada V - Aula 12 - Rercurso Extraordinário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO Y 
Processo nº: 
JOSÉ, já qualificado nos autos da AÇÃO POPULAR, que moveu em face do PRESIDENTE DO BANCO X E DO PRESIDENTE DA EMPRESA W, perante o juízo de 1ª instância, inconformado com o acórdão de fls.__, proferido por este Tribunal de justiça, vem tempestivamente, por seu advogado, abaixo subscrito, conforme procuração anexa, com endereço profissional (endereço completo), local onde indica para receber as devidas intimações e notificações nos termos do art. 106 do CPC, interpor:
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
para o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, cujas razões seguem em anexo. Requer ainda que se digne Vossa Excelência a determinar a intimação da parte recorrida para, querendo, apresentar contrarrazões no prazo legal, sob pena de preclusão. Por fim requer, após as formalidades legais, que seja deferido o processamento, com conseguinte remessa dos presente recurso ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
Estado Y, data...
ADVOGADO
OAB/Y
EGRÉGIO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
RAZÕES DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO
RECORRENTE: JOSÉ
RECORRIDO: PRESIDENTE DO BANCO X E PRESIDENTE DA EMRPESA W
Egrégio Tribunal
Colenda Turma,
Nobres Julgadores.
Não merece prosperar o venerando acórdão que negou provimento ao recurso de apelação, uma vez que a decisão viola princípios constitucionais e direitos fundamentais.
DA TEMPESTIVIDADE
Facilmente se depreende do quadro abaixo a tempestividade do presente recurso extraordinário, uma vez que foi protocolizado dentro do prazo de 15 dias definido no Código de Processo Civil.
O acórdão guerreado foi publicado em xx/xx/201x, tendo, todavia, sido opostos pelo autor, ora recorrente, embargos de declaração no dia xx/xx/201x, estes que também foram tempestivos.
Assim, com base no art. 1.026 do CPC, e considerando a interposição do prazo pela oposição dos embargos de declaração, não há duvidas de que a contagem do prazo para o presente recurso teve inicio da publicação do acórdão que julgou os embargos, cuja publicação.
Publicação xx/xx/201x
Dies a quo xa/xx/201x
Dies ad quem xb/xx/201x
DO PREPARO
No presente recurso extraordinário, resta clara a necessidade do preparo, diante de tal necessidade, demonstra-se que o recorrente procedeu com o preparo necessário para o presente recurso, conforme consta em guia de pagamento em anexo.
DO CABIMENTO
É cabível o presente recurso nos termos do artigo 102, III, “a” da CRFB/88. Verifica-se que o Egrégio Tribunal de Justiça, ao manter em última instância a decisão proferida pelo d. magistrado de primeiro grau em descompasso com a Constituição, abriu precedente que autoriza a interposição do presente Recurso Extraordinário na forma da Lei.
DO PREQUESTIONAMENTO 
Como se observa da análise do acórdão ora em debate, a matéria trazida à baila foi prequestionada pelo recorrente e debatida pelo Emérito Julgador, que negou flagrante violação de competência originária na elaboração de lei, de modo que o contrato celebrado entre as partes recorridas, torna-se nulo, diante da vioalção do disposto na CRFB/88. Ressalta-se que no acórdão dos embargos de declaração opostos, pelo recorrente aos d. Julgadores confirmam que a questão ventilada pelo recorrente foi enfrentada no acórdão, não havendo vício a ser sanado.
Portanto, preenchido o requisito exigido, deve o presente recurso ser recebido e conhecido.
DA REPERCURSSÃO GERAL
Atendendo aos preceitos legais instituídos no art. 102, §3º da CRFB/88 o recorrente vem demonstrar que a questão discutida nos autos possui repercussão geral apta a ensejar admissibilidade do apelo extraordinário por esta Corte.
O presente caso trás a violação de norma constitucional, pelo ESTADO Y,, diante de adição de lei, inconstitucional, e que em razão disto trouxe à tona a execução de contrato com valor milionário, realizado sem licitação, portanto em desacordo com a CRFB/88.
Diante de tal fato, o presente recurso merece apelo extraordinário desta corte, haja vista o contrato celebrado, fruto de um desvio de competência, e que acaba por onerar ainda mais os cofres públicos, e não escolher a proposta mais vantajosa para a administração, e sim ao interesses pessoais dos envolvidos, tendo em vista que além do já narrado ambos os envolvidos possuem, relação familiar, o que torna o caso ainda mais relevante. Diante disto, não resta outra alternativa a não ser o conhecimento e julgamento do presente recurso extraordinário.
DO MÉRITO
Trata-se de ação de obrigação popular em face dos presidentes do banco X e da empresa W, perante juízo de 1ª instancia da capital do estado Y, onde pleiteou a declaração de invalidade do contrato celebrado em desacordo, e o pagamento de perdas e danos a sentença entretanto julgou improcedente o pedido.
O Recorrente então interpôs recurso de apelação, tendo esta sido negada por unanimidade, sobre os mesmo fundamentos da sentença preferida pelo juízo de 1º grau. Após o recorrente interpôs ainda embargos de declaração, tendo sido este também negado, não restando outra alternativa senão a interposição do presente recurso extraordinário.
Evidencia-se no caso em tela ofensa direta e frontal ao inciso XXVII, do artigo 22, bem como ao caput do artigo 37, todos da Constituição da República Federativa do Brasil, bem como ao disposto no art. 1º da Lei 8.666/93.
Diante da análise dos citados artigos em comparação com o V. Acórdão em debate, vislumbra-se o descompasso entre a Constituição Federal e a decisão do órgão colegiado, que confirmou a sentença de primeiro grau, uma vez que em momento algum, data máxima vênia, os Desembargadores atenderam à vontade do legislador constituinte, protegendo a Isonomia, a Moralidade e a Impessoalidade.
Assim, verifica-se a agressão aos citados princípios, bem como aos direitos acima descritos, ao se julgar improcedente o pedido do recorrente em invalidar os contratos celebrados de forma inidônea.
DO PEDIDO
Diante do exposto, requer aos Nobres Julgadores que o presente recurso extraordinário seja CONHECIDO e no mérito o seu PROVIMENTO, para invalidar os contratos e a condenação dos réus às perdas e danos causados ao erário.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
Estado Y, data...
ADVOGADO
OAB/Y

Outros materiais