Buscar

Gabarito d a AP2 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito d a AP2 2016 .1 d e Legislação Social 
Profa. Verônica Wander Bastos 
 
1) Claudia foi contratada, em 2012, como secretária para exercer a mesma função que Paula, que foi contratada em 2011, com o mesmo horário e as mesmas obrigações. Contudo, f oi acordado que seu salário seria de R$ 1.000,00, isto é, R $ 300,00 a menos que o de Paul a. Você foi contratado em 2015 para verificar a situação trabalhista da empresa e se deparou com a situação de Claudia. Analise quais são os direitos de Claudia. 
 
Resposta: A equiparação salarial decorre do princípio da isonomia salarial. Esse princípio é expressão característica da justiça social, pois procura evitar situações de injustiça e de exploração, além de impedir o nepotismo e a discriminação dos empregados. Claudia tem o direito à equiparação salarial, uma vez que esta desenvolve a mesma função com o mesmo horário e as mesmas obrigações que Paula. Vale res saltar ainda, que a empresa deverá devolver a Claudia o valor equiparado de todo o tempo de ser viço prestado, ou seja, deverá ter seu salário equiparado, desde 2012, devendo receber as diferenças salariais, mês a mês, além de s eus recolhimentos fundiários e previdenciários serem regularizados.
 
 
2). Você é o novo chefe do departamento de recursos humanos. Ao chegar para trabalhar, recebeu u m exame médico de uma funcionária comprovando seu estado 
gravídico e pedindo as providências necessárias. Descreva, com suas palavras, quais 
são os direitos desta funcionária e como a empresa deve proceder. 
 Resposta: Você deve listar os direitos da funcionária em relação a proteção à maternidade, como por exemplo, licença -gestante de 120 dias, além da estabilidade de 30 dias , após o retorno ao trabalho. A empresa deve, em posse do documento da funcionária, informar ao INSS sobre seu estado graví dico, para que esta f aça jus a licença-maternidade, sob pena de ficar responsável pela indenização correspondente 
ao período de afastamento. As normas de proteção à maternidade são imperativas, não-suscetíveis de disponibilidade, logo, nem mesmo com assentimento da empregada gestante, exige-lhe trabalho dur ante a licença, s ob pena de pagamento de salário e de multa administrativa. 
 
 3) O empregado que s e nega a usar o uniforme da Empresa, pode s er dispensado com justa causa, sob a alegação: 
a. Ato de improbidade; 
b. Incontinência de conduta; 
c. Ato de indisciplina; 
d. Abandono de emprego 
 
 
 4). No que concerne ao trabalho da mulher, assinale a opção correta. 
a) A empregada gestante tem direito à licença -maternidade de 120 dias, se m prejuízo do emprego e do salário, devendo, mediante atestado médico, notificar o seu empregador d a d ata d o início d o afastamento d o emprego, que poderá ocorrer entre o 28.º dia antes do parto e ocorrência deste.
b) as empresas que tenham em seus quadros mais d e 100 empregados são obrigadas a contratar, no mínimo, 2 0 mulheres, em obediência à CF e à legislação ordinária. 
c) os estabelecimentos em que trabalharem pelo menos 25 mulheres com mais de 16 anos de idade são obrigados a dispor de local apropriado onde seja permitido às empregadas, no período da amamentação, deixar, sob vigilância e assistência, os seus filhos. 
d) ao empregador é vedado empregar mulher em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 25 quilos para o trabalho contínuo, exceto quanto à remoção de material feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, de carros-de-mão ou quaisquer aparelhos mecânicos.

Outros materiais