Buscar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 4

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
	 
	Aluno(a): MARIA DA CONCEICAO GOMES RODRIGUES
	
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 16/05/2017 19:00:18 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201506641674)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Há dois tipos de sistemas econômicos considerados ideais, as economias de mercado e as economias planificadas. Atualmente raros países países têm suas economias idênticas a esses modelos ideais. O que ocorre na quase totalidade das economias é combinarem características de ambos os modelos, podendo se aproximar ou parecer mais com um ou com o outro modelo, mas apresentando elementos dos dois. Assinale a alternativa abaixo que é incorreta sobre as economias de mercado e as economias planificadas:
		
	
	Nas economias de mercado os meios de produção são de propriedade privada e são negociados no mercado enquando nas economias planificadas são propriedade do Estado;
	
	Nas economias de mercado os agentes econômicos estão preocupados em maximizar seus lucros enquando nas economias planificadas não há lucro;
	
	Nas economias de mercado os próprios agentes de mercado atuam na superação dos problemas que ocorrem na economia enquando nas economias planificadas quem atua é o Estado;
	 
	Nas economias de mercado as decisões econômicas são tomadas pelo mercado enquando nas economias planificadas são pelo Estado;
	 
	Nas economias de mercado as transações econômicas são realizadas utilizando a moeda enquando nas economias planificadas não há moeda.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506495568)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em média, as intenções de gastos discricionários em roupas novas, viagens/ férias, entretenimento fora do lar, e produtos com novas tecnologias diminuiu em todo o Brasil no segundo trimestre. No segundo trimestre, a maioria dos brasileiros se encontram em um padrão de contenção de gastos e as ações para economizar nas despesas domiciliares aumentaram à medida que as taxas de desemprego continuaram altas em muitos mercados europeus e a confiança nas perspectivas econômicas para o restante do ano permaneceu fraca. No funcionamento de uma economia de mercado podemos perceber que a demanda efetiva por bens substitutos, ceteris paribus, um aumento no preço da do álcool a demanda por gasolina: I. a demanda efetiva aumenta. II. a demanda efetiva diminui. III. a demanda efetiva não se altera. IV. a demanda efetiva se mantém em equilíbrio. V. a demanda efetiva se mantém em inércia. Marque a alternativa correta:
		
	 
	apenas o item II está correto.
	
	apenas o item IV está correto.
	
	apenas o item V está correto.
	 
	apenas o item I está correto.
	
	apenas os item III está correto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506006014)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O estudo da economia é dividido, normalmente, em quatro segmentos: microeconomia, macroeconomia, economia internacional e desenvolvimento econômico. Esta divisão teórica e didática auxilia na compreensão desta ampla ciência que trata de temas tão presentes no dia a dia. Analise as definições abaixo e marque a que apresenta correlação falsa entre o tema e sua descrição:
		
	
	O desenvolvimento econômico trata de se preocupar com a melhoria do bem estar da população ao longo do tempo.
	
	A macroeconomia é a parte da ciência econômica que estuda os grandes agregados do país como Indicador do nível de atividade e inflação.
	
	A microeconomia é a parte da ciência econômica que trata da formação dos preços no mercado considerando os consumidores e produtores.
	
	O desenvolvimento econômico preocupa-se com o aspecto inter geracional e intertemporal da economia de um país.
	 
	A economia internacional trata das relações econômicas com outros países, envolvendo apenas os bens produzidos internamente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506327375)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione as questões abaixo, como falsas ou verdadeiras, respectivamente: a) O problema fundamental com o qual a Economia se preocupa é a pobreza. b) Os três elementos que participam do processo econômico são: famílias, as empresas e o governo. c) A Lei 8884/94 criou o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) , formado por três órgãos encarregados da defesa da concorrência, que são SDE,SEAE e CADE. d)No Direito e na teoria dos mercados-Microeconomia: defesa do consumidor e da concorrência,temos dois enfoques: No econômico: analisa-se o comportamento dos produtores e dos consumidores. No jurídico: o foco reside nos agentes das relações de consumo ¿ consumidor e fornecedor. e) A macroeconomia analisa mercados específicos, enquanto a microeconomia analisa os grandes agregados. f) A questão de como produzir é decidida no âmbito das empresas.
		
	
	a)F b)F c)V d)V e)V f)F
	
	a)V b)V c)F d)F e)F f)V
	
	a)V b)F c)V d)V e)F f)F
	
	a)F b)V c)F d)V e) F f)V
	 
	a)F b)V c)V d)V e)F f)F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506431453)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podem ser considerados parte da PEA-População economicamente ativa APENAS:
		
	
	A população com empregos formais e os servidores/funcionários públicos.
	 
	A população empregada e a população desempregada em busca de emprego.
	
	A população com empregos formais e os empresários, incluindo os informais.
	
	A população com empregos formais.
	
	A população empregada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes