Buscar

Coordenadas_projecoes_escala

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Noções de Cartografia
*
Sistemas de Coordenadas
Projeções Cartográficas
DATUM
Escala
Projeção UTM
*
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
Cartografia é a arte de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza.
 Cartografia Assistida por computador: Processo em que a construção de um mapa tem suas etapas executadas por computador, reduzindo a necessidade de intervenção humana.
*
Cartografia Temática
 Compreende o campo da Cartografia, empregado pelas demais ciências. Como exemplos de mapas temáticos, podemos incluir mapas geológicos, batimétricos, estatísticos, panorâmicos, oceanográficos, geodésicos, celestes, agrícolas, econômicos e muitos outros.
*
CARTOGRAFIA
CARTOGRAFIA 
SISTEMÁTICA
CARTOGRAFIA
TEMÁTICA
REPRESENTAÇÃO 
GRÁFICA (mapas específicos)
Coordenadas geográficas/UTM
Escala/ Série Cartográfica
Altimetria		
Planimetria
Curva de nível
Ponto cotado
Declividade
Orientação de vertentes
Hipsometria
Perfil topográfico
Hidrografia
Vegetação
Unidade política
Administrativa
Localidades
Sistema Viário
*
*
Forma da Terra
Geodésia: Ciência que se ocupa do estudo do tamanho e da forma da Terra (geóide), por meio de medições como triangulação, nivelamento e observações gravimétricas.
Superfície Topográfica - Superfície verdadeira da Terra com seus vales e montanhas.
Geóide - Superfície de Nível de altitude igual a zero. Coincide com o nível médio dos mares.
Obs: Não pode ser usada como uma superfície de referência para o posicionamento de pontos na superfície topográfica.
*
Superfície de Referência – Elipsóide
Superfície adotada como referência para os cálculos de posição, distâncias, direções e outros elementos geométricos da cartografia.
Se ajusta ao Geóide.
Obs: é a forma padrão considerada pela Geodésia para trabalhos de precisão.
*
*
*
Sistemas de Coordenadas
Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz de um rio, ou o pico de uma montanha, somente poderá ser localizado se for possível descrevê-lo em relação a outros objetos com posições conhecidas. Trata-se de determinar sua localização em uma rede coerente de coordenadas.
Quando se dispõe de um sistemas de coordenadas como referência, pode-se definir a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
*
Sistema de coordenadas geográficas
Cada ponto da superfície terrestre é localizado na interseção de um meridiano com um paralelo.
*
Meridianos são círculos máximos da esfera, cujos planos contêm o eixo de rotação ou eixo dos pólos.
Meridiano de origem (também conhecido como inicial ou fundamental) é aquele que passa pelo antigo observatório britânico de Greenwich, escolhido convencionalmente como a origem (0°) das longitudes sobre a superfície terrestre e como base para a contagem dos fusos horários.
A leste de Greenwich os meridianos são medidos por valores crescentes até + 180°. A oeste, suas medidas são decrescentes até o limite mínimo de - 180°.
	 
*
Os paralelos são círculos da esfera cujo plano é perpendicular ao eixo dos pólos. O Equador é o paralelo que divide a Terra em dois hemisférios (Norte e Sul) e é considerado como o pararelo de origem (0°). Partindo do equador em direção aos pólos tem-se vários planos paralelos ao equador , cujos tamanhos vão diminuindo até se tornarem um ponto nos pólos Norte (+90°) e Sul (-90°).
Representa-se um ponto na superfície terrestre por um valor de latitude e longitude.
*
LONGITUDE: é a distância angular entre um ponto qualquer da superfície terrestre e o meridiano inicial ou de origem (Greenwich). Será sempre Oeste (W) ou Leste (E).
*
LATITUDE: é a distância angular entre um ponto qualquer da superfície terrestre e a linha do Equador. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
*
*
Projeções Cartográficas
Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre. São aproximadas porque a Terra, esférica, é desenhada em uma superfície plana.
*
*
*
Classificação das projeções quanto a deformação
Conformes ou isogonais: mantêm fidelidade aos ângulos observados na superfície representada (porém distorce a forma dos objetos no mapa);
Equivalentes ou isométricas: conservam as relações de superfície (não há deformação de área);
Eqüidistantes: conservam a proporção entre as distâncias, em determinadas direções, na superfície representada.
*
*
*
DATUM: Marco determinado por meios geodésicos, de alta precisão, que serve como ponto de referência para todos os levantamentos que venham a ser executados sobre uma determinada área do globo terrestre.
Sistemas Geodésicos de referência (Brasil): 
Córrego Alegre (Antigo DATUM)
SAD-69 (DATUM atual)
SIRGAS (em implantação)
Obs: As coordenadas geográficas são definidas sobre a superfície de referência do DATUM selecionado. Portanto essas coordenadas variam de DATUM para DATUM.
Magnitude das variações
Variações da ordem de dezenas de metros
Para mapeamentos em escalas pequenas (1:1.000.000): negligenciável.
Para escalas grandes (1:100.000): problemas
*
*
*
*
*
Projeção UTM
A projeção UTM talvez seja a mais utilizado no mundo. Isto ocorre devido a muitos fatores, entre eles a facilidades na interpolação de coordenadas,medida de distâncias, cálculo de ângulos, cálculos de áreas, etc.
A coordenada no equador a 10000000 de metros e a coordenadas no meridiano central vale 500000 metros. A direita do meridiano central, as coordenadas E (longitude,X) são somadas a 500000 e a esquerda, as coordenadas são subtraídas de 500000. No hemisfério sul, as coordenadas N (latitude,Y) são subtraídas de 1000000 e no hemisfério norte são somadas a 10000000. 
*
*
*
ESCALA
É a relação entre as dimensões dos elementos representados em um mapa e as dimensões correspondentes sobre a superfície da Terra.
A escala é uma informação obrigatória para qualquer mapa e geralmente está representada sob a forma numérica.
Geralmente representada por uma fração (Ex: 1:50.000 ou 1/50.000) Relação entre as distâncias lineares do mapa e as mesmas distâncias na natureza, ou seja,
O numerador (sempre a unidade) representa uma distância no mapa.
O denominador representa a distância correspondente no terreno, tantas vezes maior, na realidade, quanto indica o valor indicado no denominador.
	
 
*
*
Definição de Mapa, Carta e Planta:
Pode-se adotar Carta para representações cartográficas entre as escalas 1:10.000 e 1:100.000, usual em trabalhos de muitos cartógrafos brasileiros. 
Representações cartográficas em escalas maiores que 1:10.000 são denominadas Plantas 
Representações menores que 1:100.000 são denominadas de Mapas.
*
*
Ex: A escala de 1:50 000 indica que uma unidade de medida no mapa equivale a 50 000 unidades da mesma medida sobre o terreno. Assim, 1 cm no mapa corresponde a 50 000 cm (ou 500 m) no terreno. 
Qualquer medida linear em mapa nesse escala é, no terreno, 50.000 vezes maior.
E = e.M
e – Representação gráfica no mapa
E – Tamanho real
M – Denominador da escala
*
Exemplo 
Em um mapa da malha urbana da cidade de Belém na escala de 1:50.000, um trecho da Av. Almirante Barroso aparece com 3cm. Quais seriam as dimensões reais desse trecho da avenida? 
E = e.M 
M = 50.000
e = 3cm
E=?
E = 3 x 50.000
E = 150.000cm = 1500m = 1,5Km
*
O terreno de uma fazenda possui 4Km de frente por 8 Km de fundo. Com que dimensões essa fazenda apareceria em um mapa na escala de 1:100.000? 
E = e.M
E = 4 Km e 8 Km
M = 100.000
e = ?
Em um determinado bairro de Belém um lote residencial possui as seguintes medidas: 20m de frente por 40m de fundo. No levantamento aerofotogramétrico realizado em Belém, as fotografias estão na escala de 1:2.000. Quais seriam as medidas desse lote urbano em uma fotografia nessa escala?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais