Buscar

Avaliando aprendizado direito do trabalho II - 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603109138)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Analista TST 2012 FCC) Em relação à estabilidade, garantias provisórias de emprego e aviso prévio, nos termos da legislação e da jurisprudência sumulada do TST, é correto afirmar:
		
	
	(C) É válida a concessão do aviso prévio na fluência da garantia de emprego, por não haver incompatibilidade entre os dois institutos.
	
	(D) O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio, ainda que indenizado, lhe assegura a estabilidade, prevista no § 3º do art. 543 da Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	(A) Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical, até 2 anos após o final do seu mandato, caso seja eleito, inclusive como suplente.
	 
	(E) O dirigente sindical somente poderá ser dispensado por falta grave mediante a apuração em inquérito judicial.
	
	(B) O pedido de demissão do empregado estável, desde que formulado por escrito, será válido, ainda quando feito sem a assistência do respectivo Sindicato ou da autoridade local competente do Ministério do Trabalho.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603106020)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paulo, empregado de uma empresa siderúrgica, é portador do vírus HIV. Tomando conhecimento dessa notícia, o empregador o dispensou imotivadamente e pagou todas as verbas rescisórias. No momento da dispensa, o chefe de Paulo afirmou que a dispensa somente ocorreu em razão de sua doença, apesar de ser um excelente profissional. Paulo, inconformado, ajuizou ação trabalhista para resguardar o seu direito. No caso, se o pedido for julgado procedente, Paulo tem direito a
		
	
	receber apenas indenização por dano moral.
	
	ser readmitido.
	
	receber apenas os salários do período de afastamento
	 
	ser reintegrado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603106365)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Os empregados da empresa Calçados Ribeiro Ltda. decidem entrar em greve para reivindicar aumento de salário. A greve foi deliberada e votada em assembleia convocada apenas para tal, tendo o empregador sido comunicado com 48 horas de antecedência acerca do movimento paredista. Durante a greve, de acordo com a Lei,
		
	
	o empregador pode contratar imediatamente substitutos para o lugar dos grevistas
	
	não há uma diretriz própria, na medida em que a Lei é omissa a respeito, cabendo ao Judiciário decidir.
	 
	os contratos de trabalho ficarão suspensos.
	
	os contratos de trabalho ficarão interrompidos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602529090)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado É correto afirmar que a CLT prevê, expressamente,
		
	
	a advertência, verbal ou escrita, a suspensão e a dispensa, por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.
	
	a advertência verbal, a censura escrita e a suspensão como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.
	 
	somente a suspensão do contrato e a dispensa, por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.
	
	a censura escrita, a suspensão e a dispensa, por justa causa, como medidas disciplinares que o empregador pode adotar em relação ao descumprimento das obrigações contratuais do empregado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602939583)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(AOB XV EXAME DE ORDEM). Rogéria, balconista na empresa Bolsas e Acessórios Divinos Ltda., candidatou-se em uma chapa para a direção do sindicato dos comerciários do seu Município, sendo eleita posteriormente. Contudo, o sindicato não comunicou o registro da candidatura, eleição e posse da empregada ao empregador. Durante o mandato de Rogéria, o empregador a dispensou sem justa causa e com cumprimento do prévio. Rogéria, então, enviou um e-mail dando-lhe ciência dos fatos, mediante prova documental. Apesar das provas, a empresa não aceitou suas razões e ratificou o desejo de romper o contrato de trabalho. Sobre o caso narrado, de acordo com a jurisprudência do TST, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A jurisprudência é omissa, razão pela qual faculta-se ao empregador aceitar ou não a comunicação.
	
	É irrelevante que a comunicação da eleição tenha sido feita, já que a responsabilidade do empregador é objetiva.
	
	O sindicato não observou o prazo legal para comunicação, motivo pelo qual a dispensa não pode ser considerada ilícita nem discriminatória, prevalecendo a ruptura.
	 
	Rogéria tem garantia no emprego, já que a comunicação, apesar de fora do prazo legal, foi feita na vigência do contrato.

Continue navegando