Buscar

APOL 4 NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota 100
Questão 1/5 - Comportamento do Consumidor
Fonte imagem: http://www.b9.com.br/57656/advertising/parmalat-aposta-mais-uma-vez-nos-mamiferos-e-talvez-volte-com-a-promocao-das-pelucias/
Quem não se lembra do clássico jingle "O elefante é fã de Parmalat…"? Foi apostando na nostalgia que a Parmalat preparou seu retorno ao mercado brasileiro, ressuscitando a "campanha dos mamíferos". A campanha original tinha sido um sucesso na década de 1990. Desta vez, foram incluídos mamíferos de espécies típicas do Brasil, como o bicho-preguiça, o lobo-guará, o tamanduá, o tatu e a jaguatirica.
A campanha também vai incluir o "Mamificator", um aplicativo em que o usuário poderá inserir a imagem de seu rosto no de um dos mamíferos, tanto em foto como em vídeo. O dispositivo será lançado nos próximos dias na fanpage da marca, segundo a BETC, agência de propaganda responsável por este retorno da Parmalat. Nas redes sociais, a Parmalat ainda afirma que está estudando retomar a ação de trocar embalagens de leite pelos bichos de pelúcia da coleção. Isso ajudou a transformar os "mamíferos" em fenômeno na década de 1990.
Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/05/11/parmalat-aposta-na-nostalgia-e-volta-ao-mercado-com-campanha-dos-mamiferos.htm
 
Com base no fragmento de texto acima e no anúncio apresentado, considere os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as asserções a seguir:
 
A Parmalat pretende utilizar os mecanismos de armazenagem e recuperação da memória dos consumidores com a estratégia de ressuscitar a campanha dos mamíferos da década de 1990.
 
Porque
 A empresa parte do pressuposto de que os consumidores tem uma lembrança nostálgica da campanha e vão recuperar essa sensação a partir do momento que os mesmos forem expostos novamente aos estímulos associados a ele.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	As assertivas I e II são falsas.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	E
	A assertiva II vai de encontro da ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/5 - Comportamento do Consumidor
Vivemos tempos difíceis, tempos controversos. Vivemos em um momento de busca por profissionalização no atendimento, em paralelo ao desrespeito ao consumidor. Gastam-se fortunas com treinamentos com custos jurídicos dirigidos a clientes insatisfeitos. Temos a impressão de que convivemos com várias empresas sem rosto, que mudam seus produtos de nomes e versões de quando em quando. Sempre mais do mesmo com algum sobrenome ponto zero. Acostumamo-nos a call centers com milhares de atendentes de vozes idênticas, doutrinados em comportamentos quase robóticos e decisões rasas e engessadas. Ecoam gerundismos de forma orquestrada e pedem repetidas vezes os mesmos dados que já foram entregues a uma máquina.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-faz-um-relacionamento-com-clientes-ser-realmente-bom
A partir do fragmento de texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, qual das alternativas apresenta considerações pertinentes a tendência de humanização das marcas?
	
	A
	O texto critica a impessoalidade  contemporânea do relacionamento cliente-empresa já que os consumidores buscam cada vez mais que as marcas sejam humanizadas no sentido de terem uma linguagem mais acessível e reconhecer seus erros .
	
	B
	O texto reforçou a importância de se manter a impessoalidade das marcas, pois as empresas não são pessoas e os consumidores encaram a interação com as mesmas por esta perspectiva.
	
	C
	A tendência de humanização das marcas pressupõe a padronização do atendimento em call centers para a excelência do SAC pois os consumidores buscam soluções rápidas e não se preocupam com o relacionamento desenvolvido com a marca.
	
	D
	De acordo com a reportagem e com o conteúdo visto na unidade a robotização e automação são tendências tecnológicas crescentes.
	
	E
	O texto indica a importância de se uniformizar os atendimentos e treinamentos dirigidos a clientes insatisfeitos pois 
somente dessa forma será possível conquistar o cliente .
	
Questão 3/5 - Comportamento do Consumidor
Como o cliente brasileiro se comporta em relação aos demais? Que Lacoste ele procura? No meu ponto de vista, o consumidor brasileiro tem um envolvimento emocional com as marcas que tenham algum significado para ele muito mais forte que outros consumidores. O europeu e o americano, apesar de terem um componente emocional, praticam uma compra mais racional. O brasileiro não só compra o produto, como procura interagir com a marca: saber o que ela está fazendo, no que ela acredita. Temos um banco muito bacana de consumidores que contribuem com a marca, dão opinião, sugerem, criticam. Mas essa fidelidade não vem só pelo produto. Brinco internamente que o conceito de fidelidade, hoje, é bem diferente do passado. Há 10 anos, para você falar 'esse cara é fiel à Armani', ele precisava ter calça, chapéu, camiseta, sapato, tudo da mesma marca, para citar uma. Hoje, ele é mais fiel a marcas que tem algum significado. Ao invés de uma marca específica, ele tem um grupo de marcas que tem consideração, que são importantes para ele. Aí, quanto mais relevante você for, em termos de posicionamento, mais força você ganha.
 Fonte: http://gq.globo.com/Estilo/Moda-masculina/noticia/2014/10/o-consumidor-brasileiro-tem-envolvimento-emocional-com-marcas-afirma-ceo-da-lacoste.html
 
A partir do trecho da entrevista com o CEO da Lacoste apresentado acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina,  analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - A afirmação do CEO da Lacoste sobre o conceito de fidelidade atual pode ser relacionada com uma das dimensões da escala CIP (Consumer Involvement Profile), desenvolvida por Laurent e Kapferer (1985).
II - De acordo com o CEO da Lacoste o consumidor pode ter um envolvimento com diversas marcas simultaneamente.
III - De acordo com a entrevista os europeus e americanos não desenvolvem envolvimento com a marca.
IV - O envolvimento com a marca deve ser medido pela quantidade de posses que uma pessoa possui de determinada marca.
	
	A
	São corretas apenas as afirmativas I, II.
	
	B
	São corretas apenas as afirmativas II, III.
	
	C
	São corretas apenas as afirmativas III, IV.
	
	D
	São corretas apenas as afirmativas I, III, IV.
	
	E
	São corretas apenas as afirmativas I II, IV.
	
Questão 4/5 - Sistemas de Informação de Marketing
Análise e estratégias de mercado, o caso Apple, Sony e Samsung
É interessante notar como as coisas mudam com o tempo, companhias gigantes e entram e saem da moda. Há 30 anos quem pensaria que uma companhia minúscula de software (Microsoft) passaria a valer mais que a IBM (atualmente tem praticamente o mesmo valor de mercado). Ou há 10 anos, quem pensaria que uma companhia quase falindo (Apple) daria a volta por cima e passaria a ser a mais valiosa do mundo? As coisas mudam e o mercado é imprevisível.
(...)
Uma coisa interessante da estratégia da Apple é não lançar diversos modelos de iPhone por ano, apenas um com variação na quantidade de memória interna e recentemente cor. Com um lançamento, o modelo antigo passa a ser o de entrada de linha, isso cria uma situação boa, pois permite facilidade para a Apple controlar o ecossistema. Não ficando fragmentado como o da Samsung, que além de Android fabrica celulares com Bada (sistema que ela desenvolveu), Windows Phone 7, e algum tempo atrás Windows Mobile e Symbian, criando um inferno para manter o suporte e fornecer atualizações de segurança.
Também cria uma identidade com a Marca, você vê o celular e na hora você sabe que é um iPhone. A biografia do SteveJobs cita isso como uma estratégia da Apple, que vem usando o iPhone, assim como fez anteriormente com o iPod, como uma porta de entrada para seus produtos criando um ecossistema muito bem integrado, coisa que a Samsung e a Sony (que conta até mesmo com um estúdio de cinema e uma gravadora) tem tudo para fazer, mas falham em muitos pontos.
Fonte: http://ricardoz.blogspot.com.br/2011/12/analise-e-estrategias-de-mercado-o-caso.html
 
Em relação a análise do Sistema e busca de informação podemos afirmar que:
I - Ao se focar em poucos modelos a Apple deixa de ser uma empresa competitiva como a Sony;
II - A Apple controla o ecossistema, assim ela obtém informações e toma decisões eficazes para manter esse controle.
III - A Apple analisa o comportamento de seus concorrentes, dentro de uma análise ambiental para extrair informações relevantes a ela;
IV - A Microsoft atualmente tem o mesmo valor de mercado da IBM, isso significa que o ambiente é dinâmico, influenciando as empresas e por elas sendo influenciado;
É correto o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
	
Fonte: http://www.vidadeatendente.com/wp-content/uploads/2014/04/novo-tirinha-cliente-trouxa.png
 
Considerado a figuras 1, avalie as asserções abaixo:
 
I – A figura 1 apresenta uma situação de interação entre cliente e empresa, onde fica evidente que na empresa não há uma gestão de relacionamento.
 
PORQUE
 
II – Se houvesse, o cliente não teria que esperar tanto, e mesmo se houvesse, a atendente iria se referir ao cliente pelo primeiro nome.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.

Outros materiais