Buscar

cultura e clima organizacional apol 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cultura e Clima Organizacionais
Leia as duas asserções a seguir e analise a relação entre elas:
 
A pesquisa de clima não deve ser aplicada em momentos de fortes emoções, como períodos de pagamento de bônus, aumento salarial ou demissões.
 
PORQUE
 
Essas situações podem alterar positiva ou negativamente os resultados.
Assinale a afirmativa correta:
	A	
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
	B	
A asserção I é verdadeira e a II a justifica.
	C	
A asserção I é falsa e a asserção II a contraria
	D	
Ambas as asserções são falsas
	E	
A asserção I é verdadeira, mas a asserção II não a justifica 
Questão 2/5 - Técnicas de Negociação e Mediação
O estilo de negociação escolhido pelo negociador reflete sua personalidade. Hirata (2007) chegou a quatro estilos de negociação, quais sejam: controlador, analítico, apoiador e visionário. Com relação ao estilo analítico, assinale a afirmativa correta:
	A	
Tende a usar uma abordagem cuidadosa e sofisticada, enfatizando dados e fatos em todas as fases da negociação. Procura antecipar todas as possibilidades incluindo muitos detalhes.
	B	
Aplica grande ênfase em determinar os dados relevantes do negócio e seus planos para o futuro, orientado a ações de longo prazo.
	C	
Orientado para o relacionamento, enfatiza “quem” é a outra parte, analisando sua personalidade, seus motivos e suas necessidades.
	D	
Nesse estilo o negociador orienta-se para os resultados finais, enfatizando as vantagens competitivas que a outra parte obterá no fechamento do negócio.
	E	
Nesse estilo o negociador estimula a participação dos envolvidos a fim de discutirem os problemas existentes, realizando uma análise pormenorizada das questões levantadas.
Questão 3/5 - Técnicas de Negociação e Mediação
O estudo dos perfis psicológicos das pessoas, de acordo com suas características, personalidades, atitudes e estios de vida, tem sido amplamente utilizado por várias empresas em mercados competitivos. Com relação ao estilo apoiador, responda:
	A	
Apresenta-se decisivo, confiante e rápido, aplica uma abordagem controladora e dominante.
	B	
Estruturado com ênfase na troca de informações, tem ouvido atento quando em conversa com a contraparte.
	C	
Ouve seletivamente e, se a interação com a outra parte não lhe agrada, busca refúgio em seus pensamentos.
	D	
Enfatiza “quem” é a outra parte, analisando sua personalidade, seus motivos e suas necessidades. Sempre que possível, tenta usar ou desenvolver uma ligação pessoal com a contraparte.
	E	
Apoia sempre o lado mais fraco, para que a negociação seja boa para ambos os lados, resultando em uma negociação ganha-ganha. É sempre atencioso e atento
Questão 4/5 - Cultura e Clima Organizacionais
A gestão do clima organizacional não se limita apenas à aplicação da pesquisa de clima, por isso Bedani (2006) propôs algumas etapas para a gestão do clima organizacional. Para esse autor essas etapas iniciam com a investigação e finalizam com o monitoramento.
Sobre esse conteúdo avalie as afirmativas:
I Na etapa de investigação se define o instrumento a ser utilizado e realiza-se a pesquisa junto aos membros da organização.
II Na etapa de implementação a pesquisa é aplicada junto aos clientes internos, podendo ser com questionários ou entrevistas.
III Na etapa de intervenção são elaborados os planos de ação, objetivando a melhoria dos aspectos desfavoráveis e manutenção dos pontos positivos diagnosticados.
IV Na etapa de monitoramento é feita a divulgação, para todos os membros da organização, dos resultados da pesquisa e das ações implementadas.
Assinale a alternativa correta:
	A	I, apenas
	B	II, apenas
	C	III, apenas
	D	II e IV, apenas
	E	I e III, apenas
Questão 5/5 - Cultura e Clima Organizacionais
Além da pesquisa de clima existem outras alternativas para mensurar o clima organizacional. Sobre esse tema analise as afirmativas a seguir:
I A entrevista de desligamento pode ser uma alternativa para mensurar o clima organizacional. Por meio dela é possível captar a percepção do ex-funcionário sobre a empresa.
II O monitoramento dos intervalos dos funcionários pode ser realizado por meio de gravações e escutas escondidas a fim de saber o que eles comentam sobre a empresa.
III O clima organizacional pode ser monitorado pelos gestores por meio de reuniões com os colaboradores, ou seja, o contato direto, que objetiva colher opiniões com os funcionários sobre os fatores que estes consideram positivos ou negativos.
Assinale a alternativa correta:
	A	I, apenas
	B	II, apenas
	C	III, apenas
	D	I e III, apenas
	E	II e III, apenas

Outros materiais