Buscar

PlanoDeAula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Plano de Aula: DIREITO DO TRABALHO II 
DIREITO DO TRABALHO II - CCJ0132 
	Título 
	
	DIREITO DO TRABALHO II 
	
	
	FÉRIAS aula 1
	
 
	
	CASO CONCRETO 
Ana Lúcia ingressou na empresa Brasil Serviços Ltda. em 15.04.2009 na função de auxiliar de serviços gerais. As férias do período 2009/2010 foram usufruídas de 01.03.2011 a 30.03.2011. Ocorre que o empregador só efetuou o pagamento destas férias quando do seu retorno ao trabalho em 31.03.2011. Além disso, Ana Lúcia recebeu a título de férias o mesmo valor do salário recebido no mês anterior, sem qualquer acréscimo. Ana Lúcia procurou o escritório de advocacia para saber se foi regular a atitude da empresa e se tem direito a algum valor a título de férias. Qual a orientação você daria para Ana Lúcia? Justifique. 
 A ORIENTAÇÃO PARA ANA LÚCIA E DIZER QUE ELA TEM DIREITO A DOBRA REFERENTE AS FÉRIAS DO REFERIDO PERIODO, POIS DE ACORDO COM A OJNº386, DA SDI1, TST E DEVIDO O PAGAMENTO EM DOBRO DA REMUNERAÇÃO DE FÉRIAS, INCLUINDO O TERÇO CONSTITUCIONAL, COM BASE NO ART 137 CLT, QUANDO, AINDA QUE GOSADAS NA EPOCA PROPRIA, O EMPREGADOR TEM DESCUMPRIDO OPRAZO PREVISTO NO ART 145 CLT DO MESMO DIPLOMA LEGAL. AS FÉRIAS DEVERIAM TER SIDO PAGAS ATÉ 2 DIAS ANTES DO INICIO DO RESPECTIVA FRUIÇÃO DO PERIODO.
 
QUESTÃO OBJETIVA: 
1-Jorge, Luiz e Pedro trabalham na mesma empresa. Na época designada para o gozo das férias, eles foram informados pelo empregador que Jorge não teria direito às férias porque havia faltado, injustificadamente, 34 dias ao longo do período aquisitivo; que Luiz teria que fracionar as férias em três períodos de 10 dias e que Pedro deveria converter 2/3 das férias em abono pecuniário, podendo gozar de apenas1/3 destas, em razão da necessidade de serviço do setor de ambos. 
Diante disso, assinale a afirmativa correta. 
A informação do empregador foi correta nos três casos. 
APENAS NO CASO DE JORGE O EMPREGADOR ESTÁ CORRETO. (CERTO)
O empregador agiu corretamente nos casos de Jorge e de Luiz, mas não no de Pedro. 
O empregador está errado nas três hipóteses 
	
	
	
	
OJ-SDI1-386 FÉRIAS. GOZO NA ÉPOCA PRÓPRIA. PAGAMENTO FORA DO PRAZO. DOBRA DEVIDA. ARTS. 137 E 145 DA CLT. (cancelada em decorrência da sua conversão na Súmula nº 450) - Res. 194/2014, DEJT divulgado em 21, 22 e 23.05.2014 
É devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, com base no art. 137 da CLT, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no art. 145 do mesmo diploma legal

Outros materiais