Buscar

Trabalho Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: 
Ano: 5º Turma: A – Noturno.
Curso: Ciências contábeis
Disciplina: Economia
1. Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade de demanda?
Demanda é a quantidade de produtos e serviços que o consumidor tem intenção de adquirir e quantidade de demanda é a procura de acordo com a renda e o preço do produto ou serviço.
A lei da demanda narra que quanto maior o preço de um produto menor será a demanda e vice-versa, pois se o valor de um produto estiver muito alto a sua venda será menor, já um produto de preço mais baixo, que é acessível para diversas classes sociais, o vendedor terá uma quantidade de demanda maior.
2. Para muitos tanto preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na pratica? Justifique.
A lei da demanda funciona porem é necessário deixar as variáveis fixas, como a renda, taxa de juros e outras, pois se supor que o preço do produto aumentou 50%, mas que a renda pode ter aumentado 80%, o produto será vendido da mesma forma ou até aumentar sua quantidade de demanda.
3. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
 Função oferta é o inverso da função demanda, ela relaciona o preço de mercado de um produto e a quantidade que é ofertada pelos seus produtores, é uma função crescente, pois se o valor dos produtos aumentarem, os fornecedores o disponibilizaram em maior quantidade para o consumidor. Essa função é representada pela curva da oferta, a curva do produtor, uma curva positiva, pois quanto maior o preço, mais pessoas querem participar do mercado e com isso a quantidade de vendas aumentará, já que para os produtores é mais lucrativo produzir um número maior de quantidades, sempre que o valor daquele produto elevar, para que ele também possa equilibrar o aumento dos seus custos.
4. sobre a elasticidade-preço da demanda:
Quais fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda 
 Elasticidade preço demanda deve-se a alguns fatores: aumento do preço, quantidade de bens que podem substituir o produto (concorrência do mercado), utilidade, essencialidade e qualidade. Essa elasticidade ocorre em virtude de aumento de impostos, das defasagens na área agrícola e também do mercado com condições financeiras ruins (crise).
Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?
 Porque o sal por ser um produto essencial, possuir um nível alto de utilidade e que não é comum ser substituído e isso torna pouco provável que mesmo com o aumento do seu valor as pessoas deixem de consumi-lo, ou seja, independente da variação do seu custo, a quantidade de consumo não diminuirá, portanto devido a estes fatores, ele expõe uma elasticidade preço demanda próxima de zero.
Por que quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto deve elevar a receita total dos vendedores?
A demanda inelástica acontece em serviços e produtos que tem poucas substituições e são de grande importância, como o arroz e os remédios, que mesmo o preço tenha elevação ou redução sua procura será praticamente a mesma, ou seja, se o vendedor aumentar seu preço a receita não diminui, pois a sociedade vai demandar a mesma quantidade.
5. Defina: Elasticidade-renda.
 Elasticidade-preço cruzada da demanda.
5.1 ELASTICIDADES – RENDA
É a variação percentual da quantidade vendida de acordo com o percentual da renda do consumidor, ou seja, quanto maior a renda do comprador, maior será a demanda dos produtos. Isto nos permite tirar conclusões em relação à influência da renda do cliente na quantidade que ele consome. Se a elasticidade for negativa, significa que com o aumento de sua renda, por exemplo, o consumidor ira optar por menos marcas baratas e mais produtos caros e melhores. Se ficar intercalado, o aumento da renda e do consumo ficará nivelado e se o aumento da renda for muito alto, o consumidor dará preferência para os bens de maior quantia e grandeza.
5.2 ELASTICIDADES CRUZADA NA DEMANDA
É utilizada para aferir a variação percentual na quantidade de demanda de um determinado produto, se houvesse uma variação no preço de outro artefato que poderia o substituir, ela mede a variação da quantidade de venda de um produto de acordo com o aumento do custo de um produto semelhante a ele.
Ex: Se o preço da coca cola aumentar, a sua demanda irá cair e em função desse acréscimo, a procura por PEPSI irá aumentar e conseqüentemente a sua demanda.

Outros materiais