Buscar

Resenha do livro o segredo de Luísa

Prévia do material em texto

UNIDERP Ribeirão Preto
Atividades complementares
Aluno: Julia riber
Curso: Ciências contábeis
Serie: 2ª A
Ribeirão Preto, 03 de Dezembro de 2015.
Relatório ou Resumo de Atividade Complementar
Resenha do livro o segredo de Luísa
O autor Fernando Dolabela, conta em seu livro a historia de Luísa uma jovem estudante de odontologia por escolha de seus pais, com um namorado ignorante e machista, que veio de uma cidade pequena de Minas Gerais chamada Ponte Nova. Ela gostava de seu namorado, porem, sua grande paixão do passado era outro homem com sua família não aceitou o romance e acabará por se afastar. Certo fim de semana como de costume, foi ajudar sua madrinha em sua loja e percebeu que tinha jeito com a clientela e com os negócios e começou a observar esse ambiente. Após dar uma pouco de goiabada cascão trazida de sua cidade para sua amiga de faculdade, que ao sabor reagiu com grande entusiasmo, pois as que costumava comprar não se comparava o gosto, acabou enxergando nisso a oportunidade de se deixar sonhar com um empreendimento próprio. Assim, buscou ajuda de um professor do curso de computação da faculdade que acabará de iniciar as aulas sobre empreendedorismo, e esclareceu algumas duvidas mostrou a Luísa que não seria fácil, já que as pesquisas de mercado, diziam que a cada 3 empresas abertas 2 se fechavam em um ano e meio. Ela tinha a ideia de produzir e exportar, mostrar ao mundo o sabor incomparável da goiabada cascão de Ponte Nova. Buscou inspiração nas palavras do professor André, e fez varias pesquisas, foi a secretarias e sindicatos, buscou nutricionistas e outros profissionais que puderam auxiliar nas suas ideias, efetuou também visitas a fabricas de doces para ter uma noção de produção equipamentos e formas de trabalho. Luísa fez todas essas pesquisas e trabalhou duro escondido de sua família e acabou por se afastar deles e também do namorado Delcidio, que já não era sua prioridade a muito tempo, nessas pesquisas conheceu um consultor de administração Eduardo que lhe apresentou um mundo totalmente diferente do que era acostumado, fez entrevista com outros empresários. O Livro expõem tópicos variados sobre o empreendedorismo como, por exemplo: referente à entrevista aos empresários; como deve ser feito, entre outros questionamentos. Duvidas como: como tudo surgirá, sobre o plano de negocio, o que é importante planejar a empresa ou o produto? Foram explicadas pelo professor André, que se tornou seu mentor, que relatou que o importante é você ter total controle sobre o fluxo de caixa, sem esse controle do que entra e sai de sua empresa não há como saber o que se ganhou ou perdeu. Podemos verificar a importância de um bom feedback saber o que os outros sabem de você e sobre seu trabalho é fundamental. O data-base Marketing que nada mais é que se familiarizar com seus clientes, observando todas as informações de gostos e até mesmo pessoais e pesquisa de mercado. Pudemos saber sobre o ISO 9000 qualidade e padronização do produto. Estudamos sobre a gerenciação do negocio, como todos dizem: “ninguém nasceu sabendo de tudo” o bom gerente aquele que busca inovação e aprendizado sempre.
 No livro Luísa procurou um bom empresário, logo após ser vitima de uma emboscada de sua família , com um noivado surpresa, procurou voltar ao foco de seu projeto e se encontrou com um grande fabricante de biscoito e decidiu efetuar pesquisas de mercado, com pequenas amostras de seu produto a pessoas em mercados e mercearias espalhados por Belo Horizonte e Contagem , pesquisou fornecedores e até revendedores, definiu então sua clientela seu publico alvo, nessas distribuições de amostras junto estavam um questionário para verificar a satisfação, sugestões e reclamações de seu produto, decidiu entrevistar os consumidores dentro dos estabelecimentos para sentir melhor suas opiniões. O autor demonstra a importância da opinião do consumidor. 
Entre pesquisas e questionários, O autor evidencia a vida pessoal de Luísa com suas paixões e pretensões, como a paixão repentina pelo colega Eduardo e a decisão de enfrentar a família e a cidade e terminar de vez com o noivado. Retornamos então a suas pesquisas em nossa leitura verificamos em suas tabela o potencial de vendas e conhecimento de mercado onde iria atuar, é demonstrado no livro os objetivos e estratégias como Marketing de produtos propaganda e publicidade e aspectos funcionais como: marca, logomarca, embalagem, design e qualidade. Da para se ter uma noção de custos e cálculos e até mesmo a comparação com concorrentes. Pensou em uma estratégia de distribuição e logística de sua goiabada. É discutido no livro como a vida pessoal de um empresário muda, Durante o livro é relatado que Luísa sumia durante a semana e todos tinham as mais variadas desconfianças e fofocas de onde iria, Luísa precisava de algo que a impulsionasse a terminar o curso de odontologia para não decepcionar seus pais dessa forma, sua paixão Eduardo relatada em meados do livro decide então segui-la certo dia e descobre que Luísa fazia trabalho voluntario em uma casa para crianças abandonadas e com necessidades especiais, com seus conhecimentos odontológicos, com isso, é abordado no livro o compromisso social que todo empreendedor e empresário deve ter com a sociedade, com ética, cidadania, justiça social e ecologia. Após tais revelações o livro informa as elaborações de Luísa para o planejamento financeiro, apuração de resultados, lucros e prejuízos, demonstrativos de resultados e junto, vários cálculos contábeis como: receita bruta de vendas, apuração do preço de vendas, deduções, contribuições, impostos, receita liquida de vendas, custo dos produtos vendidos, mão de obra direta e indireta, despesas gerais, depreciação acumulada, resultados operacionais, IR (imposto de renda), lucro liquido, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, receita de investimento, TIR (taxa interna de retorno) e valor presente liquido. Com todos esses cálculos é exposto como todos acham que é barato abrir um novo negocio, no livro Luísa tinha em mente investir inicialmente entre 5 a 6 mil reais, porem após o balancete de sua empresa, verificou que precisaria mais de 40.000 reais, para enfim levantar a GMA. Nesse momento o autor da ênfase a sociedade, Luísa precisou buscar um sócio para enfim dar inicio a seu sonho. 
Ao final do livro é questionado o esforço e todo o tempo dedicado ao trabalho para manter a GMA e suas exportações. Luísa se tornou uma excelente profissional porem, não tinha vida social, familiar muito menos intima em 6 anos de empresa, após a morte de sua querida Avó Luísa se pôs a questionar sua trajetória e foi demonstrada a sua competência e resolução de suas duvidas, após ser premiada como empreendedor global da FIEMG, grande premio destinado a empreendedores de sucesso. 
Podemos concluir que o autor, transmite de modo fácil, a compreensão de como precisamos de planejamento para a iniciação de uma empresa. O empreendedor é mostrado como aquele que que busca ideias, planeja e faz acontecer.
A matéria de empreendedorismo foi incorporada a historia de Luísa, uma garota motivada pelos sonhos de ter sua própria identidade e vida profissional construindo sua própria empresa, subjugada pelos familiares e tradições de uma cidade pequena, onde foi criada, dessa forma, atraí o leitor tanto para o desfecho da historia da vida pessoal de Luísa, quanto ao aprendizado mostrado sobre o empreendedorismo.

Continue navegando