Buscar

Exercício de Penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercício de Penal I – valor (2pts)
Nome:_____________________________________ R.A:__________
Sala:_________
 
Conflito aparente de normas 
A - Princípio da Especialidade: Lei especial derroga lei geral
Especial é a norma que possui todos os elementos da lei geral e mais um elemento especializante.
B – Subsidiariedade: Primariedade X Subsidiariedade – em normas com graus diversos de ofensa de um mesmo bem, de modo que a ofensa maior absorve a menor. A aplicação da norma primária exclui a aplicação da norma secundária
	C – Consunção: Verifica-se a consunção quando um crime é meio indispensável à execução de outro, ou sua fase normal de preparação. Aplica- se a norma mais abrangente.
Analisando as situações abaixo, relacione os princípios com os dispositivos:
( ) DTZ1048778 - CONCURSO MATERIAL. NÃO CARACTERIZAÇÃO. FALSA IDENTIDADE E FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PÚBLICO. Princípio da subsidiariedade. O delito de falsa identidade só se caracteriza quando não compõe delito mais grave, sendo, portanto, subsidiário em relação ao crime de falsificação de documento público (art. 297 do CP). Prevalência da norma principal sobre a subsidiária. (TJPR - Ap. Crim. 83.903-2/Marilândia do Sul - Rel.: des. Tadeu Costa/1ª Câm. Criminal - DJ de 20.03.2000, p. 60). 
( ) CRIMINAL. HC. HOMICÍDIO CULPOSO NA DIREÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR. PLEITO DE ADEQUAÇÃO DA CONDUTA DO RÉU AO HOMICÍDIO CULPOSO DO CÓDIGO PENAL. IMPOSSIBILIDADE. APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE. DELITO ESPECIAL COM SANÇÃO MAIS GRAVOSA. OPÇÃO LEGISLATIVA. PENA-BASE MÍNIMA MAIOR QUE UM ANO. SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO. INAPLICABILIDADE. CONSTRANGIMENTO ILEGAL NÃO EVIDENCIADO. ORDEM DENEGADA. (STJ, HC 63284/RS, Relator Gilson Dipp, julgado em 07/12/06)
( ) Art. 132 - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, se o fato não constitui crime mais grave.
( ) Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor: Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Em relação ao art. 121 CP
Art. 121 - Matar alguém: Pena - reclusão, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos.
( ) Ementa: EXTRADIÇÃO INSTRUTÓRIA. REPÚBLICA DA POLÔNIA. PROMESSA DE RECIPROCIDADE DE TRATAMENTO. APROPRIAÇÃO INDÉBITA,ESTELIONATO, FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PARTICULAR E FALSIDADE IDEOLÓGICA. DUPLA TIPICIDADE. INDEFERIMENTO DO PEDIDO QUANTO AOS CRIMES DE APROPRIAÇÃO, FALSIFICAÇÃO E DE FALSIDADE. INCIDÊNCIA DO PRINCÍPIO DA CONSUNÇÃO. PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA EM RELAÇÃO A TODOS OS FATOS DELITUOSOS, SEGUNDO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. EXTRADIÇÃO INDEFERIDA.
( ) Um funcionário de uma empresa pega o talão de cheques do seu chefe e faz saques, sendo que o mesmo preencheu o cheque e falsificou a assinatura.

Outros materiais