Buscar

av EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA 2016

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Disciplina:  EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Avaliação:  CEL0362_AV_201608214681      Data: 17/11/2016 09:12:14 (F)      Critério: AV 
	Nota da Prova: 3,0      Nota de Partic.: 2 
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 264204)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O idealismo hegeliano defendia a autonomia da produção das idéias, das representações e da consciência. Ao contrário de Hegel, Marx pensava que a moral, a religião, a ideologia, e todas as formas de consciência não são autônomas, mas estão direta e intimamente ligadas à atividade material. Contestando o idealismo alemão, Marx e Engels escreveram em sua obra A Ideologia Alemã o seguinte: "Contrariamente à filosofia alemã, que desce do céu para a terra, aqui parte-se da terra para atingir o céu. Isto significa que não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam e pensam nem daquilo que são nas palavras, no pensamento, na imaginação e na representação de outrem para chegar aos homens em carne e osso; parte-se dos homens, da sua atividade real. É a partir do seu processo de vida real que se representa o desenvolvimento dos reflexos e das repercussões ideológicas deste processo vital. [...] Não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência". Explique o trecho descrito, mostrando como Marx entende as relações entre economia e política 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Para Marx, a existência precede à consciência. Assim, é num mundo determinado, numa sociedade determinada, que sujeitos históricos construirão suas idéias e representações, isto é, vão elaborar sua consciência. Pensam a partir do modo como produzem sua vida material. Assim, por exemplo, no tempo em que não se vivia na existência uma relação de dominação entre os homens, isto é, no modo de produção comunal primitivo, era impossível para os homens imaginar um Deus com figura humana. Simplesmente eles não tinham essa experiência. Os deuses eram as forças da natureza. A relação entre existência e consciência é que permite compreender como Marx entende a relação entre a estrutura material e superestrutural das sociedades de classe. Assim, para Marx, tudo o que ocorre nos campos: social, cultural e político, depende do modo como a sociedade organiza a sua economia, a produção material da sua existência. Para Marx, no capitalismo, a estrutura produtiva, a base material da sociedade, forma com a superestrutura uma totalidade, que Gramsci denominou de bloco histórico. A superestrutura, constituída pelo conjunto das relações jurídico políticas e pela formas de consciência a elas relacionadas, é condicionada pelas relações de produção e as reproduz. As contradições da base material estão presentes na totalidade do bloco histórico. É no plano da superestrutura que os homens tomam (ou não) consciência das relações de poder econômico e lutam pela sua transformação. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 113431)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Leia passagem clássica da obra de J. Stuart Mill: "Não há talvez uma única ação na vida de um homem em que ele não esteja sob a influência, imediata ou remota, de algum impulso que não seja o simples desejo de riqueza. Sobre esses atos a economia política nada tem a dizer. Mas há também certos departamentos dos afazeres humanos em que a obtenção de riqueza é o fim principal e reconhecido. A economia política leva em conta unicamente estes últimos." (MILL, J.S. Da Definição de Economia Política e do Método de Investigação Próprio a Ela. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 291). 
O fragmento do texto relaciona-se com o importante conceito de "homem econômico". Com base na citação, responda às perguntas a seguir: 
a) O que é o homem econômico? 
b) Qual é a funcionalidade desse conceito para a construção de teorias econômicas? 
		
	
Resposta: a) O homem economico ele acumula riqueza, e evita o prejuizo. b) A funcionalidade de sempre ter ganhos, e acumulação de riquezas.
	
Gabarito: a) O homem econômico é uma abstração, que ignora (deixa de lado) todas as motivações do comportamento humano, exceto o comportamento maximizador ou de acumulação de riqueza. Como a economia é a ciência que estuda a forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos entre fins alternativos, o homem econômico é justamente o agente dessa ciência. Ele age com base em decisõesque são tomadas unicamente com o intuito de maximizar benefícios e minimizar prejuízos. Embora ninguém seja, todo o tempo, um ¿homem econômico¿, pois muitas de nossas ações têm outras motivações, há uma parcela suficiente de verdade nessa abstração para fazer que tanto a análise econômica quanto os modelos baseados na ideia do comportamento maximizador sejam relevantes para o entendimento do mundo real. b) Trata-se de uma simplificação do comportamento econômico dos indivíduos, o que facilita o processo de teorização ¿ permite construir teorias mais enxutas e garante a parcimônia dos modelos. Os economistas procuram tratar seu objeto de estudo com a objetividade e a imparcialidade de um cientista, formulando teorias, coletando dados e analisando-os para poder refutá-las ou corroborá-las. O estabelecimento da ideia de homem econômico constitui, assim, um modelo, já que concebe o comportamento humano de forma simplificada e realista, facilitando a compreensão dos fenômenos econômicos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 706834)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marx entende por relações de produção as relações que os homens estabelecem para atender as suas necessidades materiais, para produzir a sua existência. Essas relações na sociedade capitalista estabelecem uma separação entre:
		
	
	os recursos naturais e os culturais
	
	os grupos que chefiam e os chefiados
	
	os inseridos e os que estão fora do mercado de trabalho
	
	os proprietários e os não-proprietários dos meios de produção
	
	os senhores de terras e os escravos
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 706860)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Ao longo da Idade Moderna, dois são os acontecimentos determinantes para a consolidação das práticas capitalistas. Ambos os eventos são influenciados pelas idéias iluministas e foram fundamentais para a consolidação das bases econômicas e sociais do capitalismo. São eles:
		
	
	A crise dos anos 70 e a segunda guerra mundial
	
	a crise da ordem feudal e o fim do Império Romano
	
	A crise de 1929 e a primeira guerra mundial
	
	Revolução Industrial e Revolução Francesa
	
	a Reforma Protestante e a colonização da África
		Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 708279)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale com um "V" as alternativas verdadeiras e com um "F" as falsas. No modelo de produção fordista há a presença de: ( ) linha de montagem com esteiras que organizam o fluxo contínuo de peças, tendo como uma das suas conseqüências a redução de tempos mortos. ( ) postos de trabalhos encadeados, com um ritmo de trabalho baixo e uma mão-de¿obra muito qualificada ( ) produção em massa de bens de consumo duráveis, operários desqualificados e alienados do produto de seu trabalho Marque a opção que indica a seqüência correta de afirmativas verdadeiras e falsas 
		
	
	V/F/V 
	
	VF/F
	
	F/F/F
	
	V/V/V
	
		Gabarito Comentado.
F/F/V
	
		
	 6a Questão (Ref.: 227893)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A crise dos anos 70 dá lugar a uma nova etapa do capitalismo. Nas palavras de Harvey (1999, p.117), ocorreu ¿uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado¿. Assim, a década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A nova ordem econômica e política que se seguiu à crise dos anos 70 se caracterizou por:I) um esgotamento do regime de acumulação fordista e advento da acumulação flexível II) um acentuado processo de mundialização da economia III) uma incorporação da tecnologia de base microeletrônica ao processo produtivo IV) uma flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho. Assinale a opção correta: 
		
	
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, II, III e IV são verdadeiras 
	
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 708342)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Alguns bens existem de forma abundante na natureza. O ar que respiramos, por exemplo, é um bem que, apesar de essencial para a nossa sobrevivência, está disponível para todos. Por isso, em relação ao valor, é possível afirmar que o ar tem:
		
	
	valor de troca, mas não valor de uso
	
	trabalho humano agregado a ele
	
	um valor de troca máximo
	
	um valor de uso, mas não de troca
	
	um valor de uso insignificante
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 118019)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O trabalho humano, quando qualificado por meio da educação é um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica, e, portanto, das taxas de lucro do capital. Ou seja: a educação é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo. Esta definição se aplica as teses da(o): 
		
	
	Fordismo/Taylorismo
	
	Escola única
	
	Teoria do capital humano.
	
	Estado de Bem-estar social.
	
	Educação compensatória
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 156974)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere às estratégias pensadas pelos neoliberais para possibilitar que a escola garanta o desenvolvimento econômico dos países ditos ¿subdesenvolvidos¿, isto é, para que a escola cumpra a função preconizada pela Teoria do Capital Humano: ( ) devem ser estabelecidos mecanismos de controle e avaliação da qualidade e produtividade para a escola e os serviços educacionais. ( ) o sistema escolar dever ser administrado e avaliado como qualquer empresa. ( ) a produção educacional deve ficar subordinada às necessidades do mercado de trabalho ( ) a escola deve ser submetida a um rígido controle gerencial que objetive a qualidade e eficiência Assinale a ordem correta das respostas 
		
	
	F/V/V/V
	
	F/V/V/F
	
	V/V/V/V
	
	V/V/F/F
	
	V/F/F/V
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 228000)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O trabalho não possui somente uma face alienante. O sistema ou modo de produção, que o utiliza e como o utiliza, é que pode tornar sua prática alienante. Entretanto, ao mesmo tempo em que o trabalho é exercido de forma alienada, ele também é fundamental na produção da vida humana e dos homens, já que é pelo trabalho que os homens produzem bens (materiais e imateriais), imprimem valor a estes bens e se constituem enquanto homens. Assim, é possível afirmar que, além da dimensão alienada, o trabalho constitui um processo do seguinte tipo: 
		
	
	comunal
	
	explorador
	
	humanizador
	
	laboral
	
	opressor
		Gabarito Comentado.
	
	
Observação: Estou ciente de que ainda existe(m) 1 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 17/11/2016 09:30:05
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes