Buscar

exercicio 2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0131_EX_A2_201607203707_V1 
	Matrícula: 201607203707
	
	Data: 15/03/2017 15:09:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608047684)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Tales como o iniciador do pensamento filosófico. Esse novo pensamento nasceu da insatisfação com a explicação sobre o mundo ofertada pelo mito. O que os primeiros filósofos queriam era explicar o mundo natural baseado em causas naturais, por isso foram considerados naturalistas.Para Aristóteles,qual o filósosfo,que teria dado o início ao pensamento filosófico?Marque a resposta correta:
		
	
	Zeus
	
	Kant
	
	Platão
	 
	Tales
	
	Aristóteles
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608019129)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Os autores afirmam que a filosofia ¿nasceu grega¿. Isto quer dizer que diferente de outras áreas do saber, nasceu numa região geográfica e num determinado momento histórico. Resulta de uma alteração que os autores denominaram:
		
	 
	Passagem da narrativa mítica à narrativa racional.
	
	Passagem da época antiga à moderna.
	
	Passagem da narrativa científica à narrativa artística.
	
	Passagem do pensamento greco-romano à idade medieval.
	
	Passagem da narrativa matemática à narrativa teatral.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608019135)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Os pré-socráticos construíram a tese segundo a qual existe um princípio originário que teria gerado o mundo e todos os seres. Podemos visualizar essa ideia quando os jornais informam sobre uma nova teoria científica acerca da origem do universo desenvolvida por algum astrofísico, por exemplo. Esse princípio primordial foi denominado de:
		
	
	Praxis
	
	Philos
	
	Cosmos
	 
	Arché
	
	Logos
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608019128)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	A Filosofia nasceu por si mesma? Nasceu das contribuições orientais? Como surgiu esse modo de proceder que valoriza o pensamento racional? Por que na Grécia? Acredita-se que a Filosofia surgiu de uma mudança de olhar que os gregos desenvolveram a partir do contato com outras culturas, particularmente a cultura oriental. Esse processo foi denominado de:
		
	
	Espiritualização
	
	Constitucionalização
	
	Transcendentalização
	 
	Racionalização
	
	Ocidentalização
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608019125)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	As lendas como os mitos são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. No Brasil temos, por exemplo, a lenda Boitatá que fala de uma cobra de fogo que protege as matas, florestas e os animais e que persegue aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se, no Brasil, que este mito é de origem indígena, mas sua origem nos remete à cultura grega. Assim, marque a única opção correta com relação ao papel do Mito na Grécia Antiga:
		
	
	Os mitos são histórias fantasiosas usadas pelos sofistas para manipular os jovens de Atenas e serviam para legitimar o uso do poder nas Assembleias.
	 
	Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.
	
	Os mitos são narrativas que decorrem da racionalização da vida, da reflexão sistemática do pensamento e propiciaram o advento da ciência.
	
	Os mitos são narrativas fantasiosas que serviam ao propósito do teatro Grego, como forma de controle da sociedade ateniense e por isso fortaleceram a filosofia.
	
	Os mitos gregos foram superados totalmente pelo pensamento filosófico que os substituiu com as epopeias.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608019123)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Os primeiros filósofos inauguraram a Filosofia iniciando uma ruptura ou a separação entre:
		
	
	A filosofia e a metafísica
	
	As epopeias e o devir
	 
	A filosofia e o pensamento mítico
	
	As epopeias e os relatos míticos
	
	A filosofia e a arkhé
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608059771)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	Com relação às inovações técnicas, culturais e institucionais que marcaram as condições históricas que possibilitaram o nascimento da Filosofia no período da Grécia Arcaica (etapa da história da antiguidade grega que se estendeu de finais do século VIII a. C./início do século VII a. C. ao final do século VI a. C./início do século V a. C.), podemos afirmar que:
		
	
	A invenção do alfabeto pouco ou nada contribuiu para o desenvolvimento de um padrão de transcrição abstrata da palavra e do pensamento.
	
	No campo da organização social e política, os gregos reproduziram as formas de organização social e de gestão do poder dos grandes impérios do Antigo Oriente Próximo.
	
	No campo do conhecimento, os gregos evitaram todo e qualquer movimento de abstração reforçando o caráter prático dos saberes do cotidiano, herdados, principalmente, dos povos do norte da África.
	 
	As navegações e as transformações técnicas surgidas nesta etapa tiveram o poder de desencantar o mundo e de forçar o desenvolvimento de explicações racionais sobre a realidade.
	
	A invenção do calendário reafirmou, tão somente, as concepções míticas de tempo que marcaram a emergência do conhecimento filosófico.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608032150)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	A transição dos mitos para a filosofia levou um certo tempo histórico. Qual elemento fundamental para esta transformação ?
		
	
	A capacidade intelectual de todos os cidadãos da pólis.
	
	O desejo de maiores explicações sobre o mundo.
	
	A soberania racional dos filósofos.
	 
	O contato com outras culturas.
	
	A facilidade de recursos técnicos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes