Buscar

PORTFÓLIO LICENCIATURAS E NÚCLEO COMUM MÓDULO A FASE II EIXO 1 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lousas digitais: inovação e tecnologia no ensino 
	As novas tecnologias têm causado uma grande mudança na forma como professores e alunos aprendem.
Nome – Djúlia A. Brito RU: 1504063 e 
Jane Gomes da Silva RU: 496844
Polo Goianésia 
Devido à difusão da Internet nos últimos anos, inclusive para o uso educacional, percebemos um aumento na utilização um aumento de computadores, tabletes, notebooks, smatphones. Esses materiais auxiliam na disseminação de conhecimento, pois facilitam a troca de informações em qualquer lugar e a qualquer momento. Essa é uma pratica que vem sendo implementada nas escolas e universidades ao redor do mundo e tem mostrado resultados bastante satisfatórios. 
A Lousa Interativa é um exemplo de tecnologia educacional que pode ser incorporada rapidamente ao plano de aula para reforçar os conteúdos curriculares transmitidos em sala, dando mais dinamismo para o processo de ensino e aprendizagem. 
Sua história teve inicio há 22 anos, quando os primeiros protótipos foram criados com a possibilitando o controle de todas as atividades apenas com o toque de uma caneta ou dos dedos na tela.
Os quadros intercativos são usados em muitas escolas como substitutos dos tradicionais quadros para proporcionar aos alunos meios de mostrar material no computador (software educativo, sites, etc.). Os videoprojectores que são usados nos quadros interativos podem também ser ligados a um leitor de vídeo ou a um leitor de DVD, descartando a necessidade de existir uma televisão na sala de aula. O Quadro Interativo também oferece aos alunos a possibilidade de resolver tarefas e problemas de matemática no quadro, a oportunidade de demonstrar o seu conhecimento numa matéria específica, e permite ao professor guardar anotações da lição e do desempenho de cada aluno.
Esse recurso que vêm revolucionando as salas de aula: é praticamente um computador, mas com uma tela de proporções grandes, dependendo do fabricante, mas geralmente em torno de 75 a 100 polegadas.
Por ser um versátil e de fácil manuseio, ela oferece uma série de benéficos tanto para os professores como para os alunos.
O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power point. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes.
A interação com a lousa digital se dá por meio do toque com os dedos, e em alguns modelos, o uso de canetas especiais, utilizadas especificamente para este fim. As informações são digitalizadas, ou na escolha de ícones e botões de comando, ações específicas são realizadas.
 
Equipamentos para o uso da lousa interativa
“Na lousa digital, a criatividade é o limite”, comenta André Asquenazi, professor de tecnologia da escola de Luminar Lajeado de Santo Antônio do Pinhal.
A aula torna-se mais dinâmicas e também rápidas, possibilitando ao professor transmitir um número maior de conteúdo. 
Mas será que a lousa digital é um recurso que pode mudar completamente a forma de ensinar?
Sabemos que as crianças e adolescentes estão em constante contato com a tecnologia, e se a escola não acompanhar pode acabar tornando-se pouco interessante para essa nova geração. Para alguns dos desenvolvedores e adeptos da lousa acredita que quando o aluno se vê diante de maior interatividade, fica difícil não querer participar.
Professor fazendo uma demonstração da lousa. 
Todas essas funcionalidades melhoram a didática e a qualidade do ensino, produzindo efeitos positivos no aprendizado do aluno. As novas tecnologias já estão se integrando às práticas pedagógicas e irão mudar completamente a forma de aprendizado. 
Além do mais, a vida do professor é facilitada, pois tudo o que é escrito na tela pode ser armazenado. Ou seja, não é mais preciso ficar copiando a lição de quadro em quadro.
Só isso já é uma inovação entanto.
 
Alunos experimentam a nova tecnologia.
Referências Bibliográficas 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_interactivo
https://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digital-interativa-chegou-e-agora/
http://blogbrasil.comstor.com/bid/300461/As-vantagens-pedag-gicas-e-did-ticas-das-Lousas-Interativas
http://pedagogiadigitalfajolca.blogspot.com.br/2010/09/quadro-negro-e-quadro-branco-x-lousa.html
http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/brz_ci_preliminar_doc_tecnologias_transformacao_educacao.pdf

Outros materiais