Buscar

apol 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
No começo do século XX, após a Revolução Industrial, grandes transformações aconteceram no processo produtivo. Frederick Taylor influenciou e auxiliou com suas ideias o desenvolvimento do processo produtivo e Henry Ford criou a empresa de automóveis Ford.
Analise as alternativas abaixo, identifique as ideias de Taylor e Ford e defina com V (verdadeiro) ou F (falso).
 
( ) Para Taylor, o controle do tempo e do movimento tem como objetivo otimizar o processo produtivo.
( ) Através da Administração Científica, Taylor se preocupa com a qualidade de vida dos trabalhadores.
( ) Ford fortaleceu os princípios da produção em massa, com peças padronizadas e trabalho especializado.
( ) O taylorismo surge pela falta de recursos, está enraizado no trabalho em equipe e no combate ao desperdício.
( ) O fordismo é um sistema de gestão focado no trabalho em equipe, e identifica a força do grupo informal.
Na sequência, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 20.0
	A	V, V, V, F, F
	B	F, F, V, F, V
	C	V, F, V, F, F
Você acertou!
Estão certas a primeira e a terceira alternativas, pois a administração científica tem como base o controle do tempo e movimento, para otimizar o processo produtivo, conforme aula 02, tema 1: “Taylor e Ford”.
A segunda, a quarta e a quinta questões estão erradas, pois a preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores e a ênfase no trabalho em equipe é foco de estudo do Elton Mayo, na Escola de Relações Humanas.
	D	F, V, F, V, V
	E	
F, V, F, F, F
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Leia e analise o texto abaixo. Depois, com os conceitos de comportamento empreendedor, assinale a alternativa que responde corretamente ao questionamento apresentado:
O texto aborda um aumento expressivo na demanda de lápis coloridos, e a ação dos empreendedores em relação a esse movimento do mercado. Qual das alternativas abaixo melhor descreve o motivo do sucesso no resultado das fabricantes de lápis?
Nota: 20.0
	A	Tiveram sucesso porque tiveram visão para antecipar o “boom” de vendas que se aproximava, e se preparam para a demanda ampliada.
	B	Tiveram sucesso porque os concorrentes não se interessaram em investir no mercado com a mesma intensidade.
	C	Tiveram sucesso porque foram capazes de mobilizar seu marketing na direção do aproveitamento da oportunidade que lhes surgiu.
Você acertou!
Alternativa “C”. A gerência dos fabricantes de lápis foi ágil e competente em identificar a demanda ampliada e se organizarem tanto em termos produtivos como de comercialização para aproveitar essa "onda de sorte” que tiveram, portanto, o marketing foi mobilizado para aproveitar a oportunidade que lhes surgiu. As alternativas “A” e “E” estão incorretas, porque as empresas não visualizaram antecipadamente o aumento da demanda, mas corrigiram o curso e aproveitaram em tempo a oportunidade. As alternativas “B” e “C” não corresponde aos elementos tratados no texto (Aula 1, Tema 2).
	D	Tiveram sucesso porque fecharam parcerias com as editoras que criaram os livros para pintura para adultos.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto abaixo:
O quadro a seguir apresenta alguns eventos da trajetória inicial do Google, desde que Larry e Sergey se conhecem na Universidade até ocorrer, em 2004, a “explosão” mundial do Google. São acontecimentos interessantes que nos remetem à importante questão da criação de elos entre as organizações e seus funcionários, para que estes exerçam criatividade e papel empreendedor:
Fonte: https://www.google.com.br/about/company/history/
Com base nas informações apresentadas no texto e quadro acima, analise as afirmações a seguir, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
( ) Amizades em instituições de ensino podem ser elementos valiosos para uma carreira empreendedora. Pode-se dizer que o surgimento do Google em parte é decorrente desse contexto.
( ) Entre se ter um sonho e tornar o mesmo real, há uma boa caminhada. No caso do Google, em torno de um ano entre o registro do domínio e a abertura da sociedade.
( ) O fator capital é decisivo para a estruturação de negócios. Com o dinheiro em mãos a caminhada do Google foi iniciada de forma imediata e a transformação aconteceu.
( ) Toda organização ao crescer carece de uma revisão de sua estrutura, pois não consegue manter o ritmo de crescimento baseado na ação e contribuição exclusiva de seus fundadores. No caso Google, a chegada de Eric Schmidt foi fundamental para que a organização mantivesse seu crescimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V, F, F, F
	B	F, F, V, F
	C	V, V, V, V
	D	V, F, V, V
	E	V, V, F, V
Você acertou!
Alternativa “E”. Apenas a afirmativa “III” não pode ser considerada correta uma vez que no caso do Google, o cheque ficou parado por 30 dias nas mãos dos empreendedores antes destes lançarem mãos desses recursos para fundar o Google. Portanto, a relação de imediatismo entre capital e ação nem sempre acontece. O passo de se criar uma empresa é algo que acarreta medos, mudanças e riscos, muitas vezes dependendo de um tempo de reflexão dos empreendedores para se passar à ação de construção da empresa. (Aula 1)
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Existem dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora.
Analise as sentenças a seguir, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas em relação aos tipos de visões que levam o empreendedor a empreender.
 
( ) Na visão do empreendedorismo por necessidade a caminhada empreendedora pode ser motivada pela falta de alternativas satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. 
 
 ( ) No Brasil há predominância de empreendedores por oportunidade, pois o empreendedor brasileiro sabe onde está, o que é, para onde deseja ir e como pretende seguir. 
 
 ( ) A visão motivada pela oportunidade, é um tipo de ação competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso. 
 
 ( ) A visão motivada pela necessidade, é um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	A	V, F, V, V
	B	F, V, V, V
	C	
V, F, F, F
Você acertou!
Os dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora são: a motivada pela necessidade e a motivada pela oportunidade.
A visão motivada pela necessidade se refere a caminhada que pode ser motivada pela falta de alternativas satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. (Schneider, 2012, p. 28). Portanto, a primeira sentença é verdadeira.
De acordo com Schneider (2012 pág. 30), "No Brasil, percebe-se a mudança de um contexto mais intenso de empreendedores por necessidade para um equilíbrio entre os dois tipos de empreendedores. A cada estudo, nota-se uma tendência maior em executar planejamento do ato de empreender de modo mais amplo e eficiente". Portanto, a segunda afirmativa é falsa.
A terceira afirmativa se refere a visão motivada pela necessidade e não pela visão motivada pela oportunidade. A motivada pela necessidade "é um tipo de ação mais 'sofrida' e competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso" (Schneider, 2012, p. 28). 
A quarta afirmativa se refere a visão motivada pela oportunidade e não pela visão motivada pela necessidade. A visão motivada pela oportunidade "É um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção" (Schneider, 2012, p. 28).
	D	V, F, V, F
	E	F, F, F, V
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
O Japão foi destruído na Segunda Guerra Mundial e se reconstruiu. Após 25 anos decorridos da guerra, o Japão já despontava no mercado internacional pela boa qualidade de seus produtos e pelo
preço mais baixo quando comparados aos americanos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O país destruído e necessitando se reerguer implantou em seus setores produtivos o conceito fundamental de evitar desperdícios e de buscar a melhoria contínua.
 
PORQUE
 II - Depois da Segunda Guerra Mundial o país enfrentava uma dramática escassez de recursos. Assim, numa fábrica eliminar desperdícios significa reduzir ao mínimo a atividade que não agrega valor ao produto e aumentar a produtividade.
Nota: 20.0
	A	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Você acertou!
A partir do contexto apresentado considera-se que em decorrência das dificuldades enfrentadas pelo Japão no pós-guerra o país necessitava melhorar seus processos produtivos. Portanto, a asserção II justifica a necessidade apresentada na asserção I quando retoma as motivações de adotar o Sistema Toyota de Produção, conforme aula 02, Tema 4: “Modelo Japonês de Administração”.
	B	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	C	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	D	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	E	As asserções I e II são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais