Buscar

ARTIGO CIENTIFICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ARTIGO
Um artigo é um texto científico, por vezes acadêmico, cuja função é a de relatar uma gama de resultados encontrados a partir de uma pesquisa, publicizando-os. É um estudo que se apresenta de modo resumido. O artigo científico possui uma forma de realização distinta de uma monografia convencional, devido à maior concisão e natureza dos dados apresentados. Ai parece estar a maior dificuldade para quem escreve um artigo, que, ao contrário de uma monografia, que pode se estender por diversos capítulos, esmiuçando o tema abordado podendo-se inclusive divagar, possibilidade esta que não está presente em um artigo científico. Os artigos podem ser divididos em três gêneros:
- Artigo de revisão bibliográfica - Tal como o nome já indica, artigos científicos deste tipo são elaborados a partir da análise de referenciais teóricos ou fontes bibliográficas. Sua função principal é, partindo-se da síntese e da estruturação conceitual, ampliar o entendimento sobre o tema. Nas universidades, tais artigos científicos muitas vezes servem para ampliar a familiaridade do aluno com o conhecimento científico. 
- Artigos originais - A principal diferença é que, apesar de também se apoiarem em fontes bibliográficas, seu papel principal é destacar os resultados de uma pesquisa prática realizada pelo autor ou pelo grupo de trabalho deste. As diferenças residem na metodologia de elaboração, que foge do universo da leitura para a vida prática real. 
- Artigos de divulgação - Os artigos científicos de divulgação, como o próprio nome indica, servem para comunicar ao público alvo algo que seja do interesse do autor. Estes não são muito comuns nos cursos de graduação e pós-graduação. 
Da mesma forma que a monografia, o artigo científico é dividido em partes pré, textuais e pós textuais. A linguagem a ser utilizada para a realização de um artigo deve primar pela concisão e objetividade, buscando dar maior relevância para os dados e questões principais a serem apresentados, com o objetivo de fornecer um panorama significativo para a ampliação do papel do trabalho de pesquisa. 
Se pensarmos em monografia, TCC ou artigo cientifico e no âmbito das diferenciações, destaca-se que na Universidade, o orientador do artigo científico ou da monografia deve acompanhar e editar o artigo elaborado, assim como seria com uma monografia ou um TCC, fora do seu curso, geralmente as monografias não sofrem essa edição ou controle por parte dos outros. Já um artigo científico que vá ser publicado em algum lugar, geralmente uma revista científica, também denominada revista indexada, sofrerá um controle, mais ou menos rigoroso, assim como ocorreu com o seu orientador, para que sejam cumpridas as exigências, entre elas: o nome do autor, seu centro de pesquisa, co-autores, o texto, a metodologia da pesquisa, os resultados, as referencias bibliográficas selecionadas, entre outros aspectos menores. Então, a regra mais importante ao escrever um artigo científico, é seguir as instruções do seu professor, tutor ou orientador. Professor sempre tem a prerrogativa para decidir quais regras, formatos e procedimentos eles querem para quaisquer artigos. 
Existem regras e procedimentos que, mesmo com algumas variações, (conforme já se destacou anteriormente) são aqueles que normalmente se respeita ao elaborar o artigo: Vamos às regras. 
1. Use Títulos. Artigos científicos são muito estruturados e tipicamente contém sessões com títulos. É bastante comum para artigos de ciência cujos resultados são baseados em um estudo ou experimento, que eles sigam a seguinte estrutura de títulos:
Sumário
Introdução
Método
Resultados
Discussão
Conclusão
Se o artigo for uma resposta a uma pergunta ou a outro artigo, vale a pena marcar esta informação nos títulos principais.
2. Use frases concisas. Escrever artigos científicos é mais uma tarefa que deve prezar pela concisão mais que outros tipos de artigos. Frases de caráter dramático ou emocional tendem a ser mal vistas neste tipo de artigo.Coloque o foco em frases factuais e você estará fazendo ciência de verdade.
3. Abuse dos detalhes complementares. Um relatório científico deve explicar exatamente o que aconteceu durante um projeto ou experimento. Toda vez que você mencionar alguma relação de causa e conseqüência, você deve dar o maior número possível de detalhes relevantes para comprovar sua tese.
4. Use suas opiniões discretamente. Se você está relatando resultados de um experimento ou projeto que você conduziu, você deve evitar usar sua opinião sobre o que deveria ter acontecido ou o que não deveria ter acontecido. Sempre que for emitir uma opinião, tenha certeza que os detalhes que a compõem estejam bem explícitos.
5. Evite frases absolutas. Tome cuidado ao utilizar expressões como “sempre” e “nunca” em ciência. Em artigos científicos eles não existem. Se você quer escrever um paper (ou artigo) de qualidade, atenha-se as evidências.
6. Não seja informal. O texto de um paper deve ser formal e conciso.
7. Nunca use gírias e modismos. A formalidade é essencial num artigo cientifico. .
8. Use o tempo verbal adequado. Deve se usar o tempo passado para explicar o que aconteceu.
9. Use verbos ativos. Evite o uso de verbos passivos. Por exemplo, ao invés de dizer:
“Quando as luzes se apagaram, os ratos reagiram…
você poderia dizer
“Os ratos reagiram quando apaguei a luz”
10. Não faça mau uso de termos científicos. Algumas palavras como “variável”, “correlação” e “resultados estatisticamente significativos” tem significados  bastante específicos na comunidade científica. Cuidado para não repetir termos que você viu em um livro e/ou outro artigo, a menos que você tenha total entendimento do que eles significam
MODELOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA
2/2014

Outros materiais