Buscar

AVC Isquêmico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVE ISQUÊMICO
AVE ISQUÊMICO
	É a falta de circulação numa área do encéfalo provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia. 
JE
2
AVEI POR ATEROMAS 
	Produz a formação de placas e progressiva estenose do vaso, é o estreitamento do vaso para passagem do O2, o vaso perde a elasticidade e leva a isquemia.
GRACI
3
AVEI POR TROMBOS
	 Refere-se a formação ou desenvolvimento de um coagulo de sangue (plaquetas), ou trombos no interior das artérias cerebrais, ou de seus ramos. Os trombos podem ser deslocados de um lugar para outro, sob forma de êmbolo.
MOR
4
AVEI POR EMBOLIA
	 São pequenas porções de matérias como: trombos, ar, gorduras, bactérias que são liberadas na corrente sanguínea e se deslocam para as artérias cerebrais, produzindo oclusão e infarto.
SILVIA
6
CURIOSIDADES
	Responsável por 85% dos casos de derrame, a doença é a principal causal de morte e incapacidades no Brasil. A cada 6 segundos uma pessoa no mundo morre decorrente de um AVC. Raro em crianças, acomete tanto pessoas jovens quanto pessoas idosas.
JE
8
CURIOSIDADES
	Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala.
	A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas. Por isso, o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento rápido ao hospital são atitudes fundamentais. 
MOR
9
SINTOMAS
Perda repentina da força muscular e/ou da visão;
Dificuldade de comunicação oral;
Tonturas;
Formigamento num dos lados do corpo;
Alterações da memória.
SIL
10
FATORES DE RISCO
Hipertensão arterial;
Colesterol elevado;
Fumo;
Diabetes;
Histórico familiar;
Ingestão de álcool;
Vida sedentária;
Excesso de peso;
Estresse;
Idade;
Sexo.
GRACI
11
DIAGNÓSTICO
	O tempo recomendado para o diagnostico do paciente com AVE, da entrada no setor de emergência ate a confirmação por exame de imagem (TAC e RM) deve ser, no máximo, de 45 minutos. A TAC é mais utilizada pela rapidez, disponibilidade e falta de contraindicações para sua realização.
SIL
12
IMAGENS DE TC
AVC isquêmico 
que deslocou 
as estruturas 
mediais para o 
lado 
contralateral
Sinais precoces de AVCi. Em 3A e 3B, repare como existe uma maior densidade localizada na artéria cerebral média direita, representando um trombo no seu interior (setas). 
Em 3C, há um exemplo de edema do tecido cerebral visualizado pouco após o início dos sintomas. Note que a área edemaciada é mais escura que o cérebro ao redor e pode ser identificada com mais facilidade após processamento da imagem (3D).
IMAGENS DE RM
Primeiro episódio de AVC isquêmico aos 5 anos. Infartos extensos no território carotídeo E (Aa. cerebrais anterior e média). T1 sem contraste. 
Exemplo de AVCi agudo analisado por RM. Em 5A, nota-se com facilidade a delimitação da área cerebral infartada devido à restrição da movimentação das moléculas de água. Em 5B, o estudo perfusional demonstra um déficit sanguíneo (áreas vermelho, amarelo e verde) acometendo uma extensão muito maior que em 5A, indicando que essa é a zona de penumbra e que está em risco se nenhum tratamento for realizado. Em 5C, evidenciamos um estudo angiográfico por RM, que demonstra com clareza a obstrução vascular – repare na assimetria entre as artérias cerebrais médias. 
A., 14 anos, sexo feminino. Múltiplos AVCs isquêmicos por lupus eritamatoso sistêmico.
AVE ISQUÊMICO
ACADÊMICAS:
GRACIELA SANTOS
JÉSSICA REGINA C.
MORGANA HARTMANN
SILVIA DANESE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais