Buscar

PARA ALÉM DA ESCOLA O BLOG COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PARA ALÉM DA ESCOLA: O BLOG COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DIEGO RONALD BEZERRA CHACON
FELIPE ANDERSON LEITE DE SOUZA
A BLOGOSFERA
	APESAR DAS INÚMERAS VARIAÇÕES DE BLOGS EXISTENTES A QUEM DIGA POR AI QUE HOJE EM DIA OS BLOGS MORRERAM.
ENTÃO, O QUE É UM BLOG?
	O BLOG É UMA ESPÉCIE DE DIÁRIO VIRTUAL ONDE FATOS, ACONTECIMENTOS, DESEJOS, CRÍTICAS, COMENTÁRIOS E NOTÍCIAS ENTRE OUTROS TÓPICOS SÃO DISPONIBILIZADOS AOS USUARIOS.
	
	O blog , como é popularmente conhecido, surge da abreviação de weblog (web – tecido, teia, internet/ log - diário de bordo). O termo surgiu pelo hábito de pessoas se logarem na web, anotando, transcrevendo, comentando suas andanças por terirtórios virtuais.
	Um blog é uma pagina interativa que permite publicações de textos, fotos, áudios e vídeos em forma sequencial e admite comentários/participações de seus seguidores/leitores
	Uma conversação iniciada num blog pode continuar em outros sites, ou mesmo nos posts da própria pagina.
	Hoje os blogs assumem formatos dos mais diversos e são utilizados sem nenhuma distinção por meninos e meninas, profissionais e organizações não só como diários, mas como espaço de divulgação e compartilhamento de informações de qualquer natureza. Foram também agregados aos variados veículos de comunicação como TV, jornais, radio, etc.
	O uso dos permalinks, que são palavras sublinhadas e normalmente coloridas que leva o internauta que o clicar à outra página, blog, ou vídeo da web, remete ao conceito de intertextualidade muito trabalhado hoje me dia em sala de aula.
	Além dos permalinks há os hiperlinks que levam, ao serem clicados, à e-mails e as redes sociais, como Twitter, Facebook, Instagram, etc.
	Os blogrolls são uma lista de blogs favoritos dos blogueiros por eles recomendados.
Há templates que facilitam a criação de blogs, bem como tutoriais que ajudam a customizar um blog.
O MAIS IMPORTANTE!
	Para que um blog funcione é preciso que o blogueiro provoque o leitor/usuário ao debate, com os posts sempre caracterizados pela tendência ao diálogo.
E COMO SE APLICAR NA SALA DE AULA? 
	Na área de educação o uso de blogs vem crescendo exponencialmente evidenciando que educadores estão se preocupando em socializar e se atualizar cada dia mais, dando sugestões alternativas para tratarem seus conteúdos, troca de informações, discussões, proposição de atividades para seus alunos.
	A escola não pode mais ignorar a relação entre jovens e máquinas que acontece desde muito cedo. É preciso explorar as ferramentas da web como recursos de ensino-aprendizagem como auxilio da sala de aula.
	Os jovens mantém uma intensa atividade de escrita, de leitura e de autoria, muitas vezes ao longo dos anos, que nasce em e passa por blogs de seu interesse. Normalmente esses textos distanciados das atividades escolares são muito comentados e discutidos pelos alunos e passam despercebidos pela escola.
	O blog deixou de ser apenas um “diário”. Passou a ser um grande canal de noticias e informações. A internet assume esse papel e se torna um hábito de leitura de grande parcela da população jovem do país. Em função das ferramentas, da linguagem e do meio técnico é possível informar, comentar e interagir com outras pessoas por meio da web.
	Ao se pensar em fazer um blog é necessário que os professores atuem como mediadores do processo de produção. É preciso ter claro que o computador vem potenciar e não substituir o trabalho docente: é preciso saber operá-lo para não subutilizar sua natureza interativa hipertextual.
	O conceito de interatividade trata da relação que se estabelece na interface entre o usuário e a máquina. Revela também a possibilidade de contato entre um usuário e outro, na utilização de ferramentas que impulsiona a comunicação de maneira veloz, com a eliminação de barreiras geográficas.
Enfim, Por que o blog?
	Porque além de ser democrática, gratuita, de livre acesso, de fácil manuseio, permite uma enorme interação entre os usuários (professores, alunos, colegas, conhecidos) possibilitando discussões dos mais variados temas com uma linguagem mais informal e amigável.
	O blog permite potencializar as atividades pedagógicas, ampliando o processo e o espaço de ensino/aprendizagem. Oportuniza a discussão entre os mais variados grupos de usuários, visto todo post, ao “cair” na rede, torna-se público.
http://ead.faccat.br/portal/blog/como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais