Buscar

Prova - Marketing 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gabarito – Prova de Marketing 2017
D
C
A
A
B 
A
B
B
A
E
Enunciado 
Explique o que é e para que serve a matriz BCG. Explique seus quadrantes.
Resposta Esperada -
- A matriz BCG foi criada em 1970, por uma empresa de consultoria chamada Boston Consulting Group, e sua função é analisar o crescimento do setor e a participação da empresa no mercado.
- A matriz permite que a empresa compare seus produtos e unidade de negócio internamente e com outras empresas do setor, analisando tendências, e fazendo escolhas estratégicas.
- A matriz permite checar quais produtos precisam de mais investimentos, de divulgação promocional, ou até mesmo quais devem ser descontinuados.
- Para diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso é importante que a empresa possua um portfólio de produtos diferentes, com distintas taxas de crescimento e variadas participações de mercado.
- A matriz apresenta quatro quadrantes, "estrela", gerador de caixa ou "vaca leiteira", "em questionamento" (ponto de interrogação) e "abacaxi".
- A "estrela" é quando o produto ou unidade de negócios tem alta participação e crescimento de mercado, exigindo alto investimento.
- O "em questionamento" tem alto crescimento de mercado e baixa participação no setor, ele também exige alto investimento e gera retornos baixos. Caso não haja ações que aumentem a participação de mercado, ele pode passar a ser um "abacaxi".
- Já na "vaca leiteira" temos a maior geração de caixa, não necessidade de grandes investimentos porque o mercado não irá expandir. A participação da empresa é alta, o que permite certa estabilidade para o negócio.
- O abacaxi é o cenário mais negativo da matriz, e deve ser evitado. Nesse último cenário, a empresa tem baixa participação no mercado e o mercado tem baixo crescimento. Logo, deve-se checar se há a necessidade de investir para recuperar o produto ou se o ideal é abandonar a sua comercialização.
Enunciado 
Explique o que é o SIM e comente os seus quatro componentes.
Resposta Esperada -
O que é o SIM. (uma resposta semelhante a uma das sugestões a seguir)
Equipamentos, pessoas, processos e procedimentos de coleta de dados, além de sua classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e atualizadas para os responsáveis pelas tomadas de decisões de marketing.
ou
Um Sistema de Informação de Marketing (SIM) é composto por equipamentos, pessoas, processos e procedimentos de coleta de dados, além de sua classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e atualizadas para os responsáveis pelas tomadas de decisões de Marketing.
Ou
O sistema de informação de marketing (SIM), ou sistema de inteligência de marketing, pode ser descrito como a formalização de procedimentos que identificam, geram, analisam, guardam e disseminam informações importantes e adequadas). Algumas de suas características mais importantes são sua disponibilidade e acessibilidade, ou seja, oferece constantemente, dependendo de sua programação feita por profissionais da área de marketing, informações aos diferentes níveis de gestão de uma empresa, níveis estratégico, tático e operacional. Dependendo da informação e sua utilização, a atualização e disponibilização pode ser diária, semanal, mensal, anual, ou qualquer outro espaço de tempo determinado pelos gestores. É importante também determinar quem terá acesso a quais informações.
Componentes do SIM.
1 - Pesquisa de marketing: O objetivo é auxiliar na solução de problemas específicos, através da coleta e análise de dados. Fornece relatórios de forma sistematizada utilizando metodologias específicas referentes a cada situação a ser investigada.
Os dados coletados em uma pesquisa podem ser transformados, após análise, em informações sobre potencial de mercado, comportamento do consumidor, precificação, distribuição e formas de comunicação, entre outros.
2 - Inteligência competitiva (ou de marketing): Podemos dizer que é o fornecedor de fontes de informações que tem sua origem no ambiente externo e eventos de marketing. Cita-se, neste caso, fontes como concorrentes, consumidor, parceiros etc.
Além disso, coleta, faz análise e, principalmente, distribui as informações, provenientes
de dados trabalhados. A inteligência competitiva auxilia na tomada de decisões mais qualificadas, além de projetar situações futuras, tais como ameaças e oportunidades. Algumas técnicas que auxiliam a inteligência competitiva são pesquisa na internet, benchmarking, observar os concorrentes, pesquisas em associações e organizações do setor, aquisição de pesquisas já realizadas, clipping, entre outros.
3 - Registros internos: São dados internos, ou seja, o banco de dados (ou data warehouses) e data mining da empresa, que irão auxiliar e monitorar ações e resultados.
Estes dados estão relacionados ao histórico de um passado recente e são de acesso fácil e rápido dos gestores. Citamos como exemplos os relatórios financeiros, custos, estoques de insumos e produtos acabados, relatórios de concorrentes e parceiros, dados do consumidor incluindo seu comportamento de compra, reclamações de clientes etc. As fontes destes dados são as áreas ou departamentos da empresa.
4 - Análise de informações: Ferramentas, métodos e técnicas que ajudam a analisar e
interpretar informações. Neste caso, também estão inclusos equipamentos e sistemas.

Outros materiais