Buscar

aula 16

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CIVIL IV - DIREITO DAS COISAS
Aula 16 -REVISÃO
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Conteúdo Programático desta aula
Fixar o conteúdo ministrado durante o semestre através de exercícios.
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 1 - (MPE/SE 2010 – Promotor) Adquire-se a posse:
A) pelo próprio interessado, seu representante ou procurador, terceiro sem mandato (independentemente de ratificação) e pelo constituto possessório.
B) pelo próprio interessado, seu representante ou procurador, terceiro sem mandato (dependendo de ratificação) e pelo constituto possessório.
C) pelo próprio interessado e pelo constituto possessório, apenas.
D) pelo próprio interessado, seu representante ou procurador (dependendo de ratificação), terceiro sem mandato e pelo constituto possessório.
E) pelo próprio interessado, seu representante ou procurador e por terceiro sem mandato (dependendo de ratificação), apenas.
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 2
AGU – procurador 2007) João, motorista, enquanto aguardava seu chefe na porta de uma repartição pública, foi vítima de tentativa de furto do veículo que conduzia. Antes de consumar o delito, o criminoso fugiu, por circunstâncias alheias à sua vontade. Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
A) Em conformidade com os termos expressos do Código Civil, apenas o possuidor turbado, ou esbulhado — e não, o mero detentor —, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça imediatamente. (certo)
B) João, no momento em que os fatos ocorreram, era mero detentor — e não, possuidor — do veículo que conduzia. (certo) 
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 3: direitos reais sobre coisas alheias
(AGU – procurador 2007) A respeito dos direitos reais, julgue os itens a seguir:
A) As enfiteuses constituídas antes do Código Civil de 2002 devem adequar-se ao regime do direito de superfície, espécie de direito real criado pela codificação. (errado)
B) Segundo a Súmula do STJ, a hipoteca firmada entre a construtora e o agente financeiro, anterior ou posteriormente à celebração da promessa de compra e venda, não tem eficácia perante os adquirentes do imóvel. (certo)
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 4: aquisição da propriedade imóvel
(BACEN – procurador 2009) No direito brasileiro, quanto à alienação de bem imóvel de valor superior ao limite legal,
A) o contrato de compra e venda firmado por instrumento público é condição bastante à transmissão da propriedade. 
B) o contrato de compra e venda do bem estabelece apenas obrigações, de modo que transmitirá a propriedade uma segunda convenção realizada pelas partes no cartório de registro de imóveis.
C) o registro imobiliário é o ato que determina a transmissão da propriedade, sendo irrelevante a posterior nulidade do contrato que o antecedeu.
D) firmado contrato válido de transmissão da propriedade, apenas o registro no cartório imobiliário será bastante à efetiva transmissão, pois o primeiro só estabelece obrigações.
E) a transmissão da propriedade ocorre pela formação de contrato válido, sendo o registro uma condição de eficácia que opera efeitos retroativos à data em que foi firmada a avença.
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 5: posse (TRF 2ª Região – 2009) Com referência à disciplina legal relativa à posse, assinale a opção correta:
A) Havendo colheita antecipada, o possuidor deverá devolver os frutos colhidos no caso de ter cessado a boa-fé.
B) No que tange ao valor da indenização pelos danos causados ao bem, faz diferença ser a posse de boa-fé ou de má-fé.
C) Aquele que detiver a posse injustamente não poderá se utilizar dos interditos possessórios, mesmo em face de terceiros que não tenham posse.
D) O dono da posse deve indenizar as benfeitorias necessárias pelo seu valor atual, mesmo ao possuidor de má-fé, sob pena de enriquecimento sem causa.
E) O possuidor de boa-fé não responde pela perda da coisa, mas responde por sua deterioração, ainda que não lhe dê causa.
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 6: usucapião
Assinale a alternativa CORRETA:
A) A pessoa que ingressou na posse ad usucapionem de propriedade imóvel em 1990, usucapiu o referido imóvel em 2005. 
B) Nas pretensões de usucapião pro labore e pro misero, a prova da má-fé do possuidor descaracteriza a usucapião especial e faz com que apenas seja possível usucapir pela via extraordinária (art. 1.238, CC).
C) A aquisição da propriedade imóvel por usucapião declarada por sentença, por ser forma originária de aquisição da propriedade, faz com que não seja necessário que o adquirente realize o registro no CRI.
D) A chamada usucapião tabular é inovação do Código Civil de 2002.
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 7: superfície
(AGU – procurador 2010) No que diz respeito à servidão, julgue o item subsequente.
a) Ainda que contínua e aparente, a servidão não será presumida. (certo)
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 8: direitos reais sobre coisas alheias
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Há no Código Civil previsão expressa quanto à admissão, no direito de superfície, do chamado direito de sobrelevação. 
b) O cânon superficiário poderá ser pago em uma única vez.
c) É pacífico o entendimento de que nem a superfície nem o usufruto podem ser adquiridos por usucapião no Brasil.
d) Ocorre usufruto sucessivo quando o usufruto é instituído em favor de uma pessoa para que, depois de sua morte, seja transferido a terceiro. O Código civil, ao admitir o usufruto sucessivo, mitiga a idéia de que tal direito real tem caráter personalíssimo.
e) No direito real de uso, o usuário poderá usar da coisa, sendo-lhe vedado por lei a percepção dos frutos da coisa 
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 9
(TRF 1ª Região – juiz) No que diz respeito ao penhor e à hipoteca, assinale a opção correta.
A) Se um hóspede não pagar as despesas relativas ao consumo dos produtos do frigobar da pousada em que se hospedou durante determinado período, o fornecedor torna-se credor pignoratício das bagagens, dinheiro ou jóias que o devedor tiver consigo no estabelecimento.
B) Um bem imóvel gravado do ônus real de servidão não pode ser objeto de hipoteca.
C) É válida cláusula que proíba a venda do imóvel hipotecado pelo devedor.
D) A constituição de penhor sobre coisa móvel exige do proprietário a capacidade de aliená-lo. A aquisição superveniente da propriedade não torna eficaz a garantia real outorgada por quem não era proprietário do bem gravado pelo penhor.
E) Não se admite o penhor de títulos de crédito.
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
Questão objetiva 10 (BACEN – procurador 2009) Com relação ao penhor, assinale a opção correta.
A) A posse da coisa dada em penhor pelo credor pignoratício é condição essencial para a formação do contrato, considerando-se contrato atípico aquele em que a garantia não se seguir da posse direta.
B) O direito de retenção do credor pignoratício pelas despesas de conservação que teve com a coisa pode ser exercido contra o devedor, mas não contra o terceiro que deu a coisa em garantia de dívida alheia.
C) Perecendo a coisa dada em penhor, o credor poderá exigir a sua substituição por outra suficiente à garantia, sem que a obrigação principal seja atingida de algum modo por essa ocorrência.
D) É vedada disposição contratual que autorize o credor pignoratício a tomar como sua a coisa dada em garantia, no entanto, não há óbice a que o devedor dê essa mesma coisa em pagamento da dívida após o vencimento.
E) A indivisibilidade da garantia veda a liberação parcial dos bens antes do pagamento integral da dívida, ressalvando-se essa possibilidade quando isso for da natureza do negócio.
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação
*
*Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais