Buscar

RESUMO DE DIREITOS HUMANOS PARA AV2

Prévia do material em texto

RESUMO DE DIREITOS HUMANOS PARA AV2.
AULA 01
Acerca da terminologia envolvendo os conceitos de direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que pela constitucionalização em um determinado Estado são transformados:
R- 	direitos do homem em direitos fundamentais
Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Porque podemos afirma que os direitos humanos são inalienáveis?
R- por não existe possibilidade de transferência, a qualquer título, desses direitos;
Sobre as fases de evolução dos direitos fundamentais, é correto afirmar que:
R- 	A fase de constitucionalização surge com a Revolução francesa de 1789 como forma de limitar o poder absoluto do Estado.
Entende-se por Direitos Humanos
R- 	os direitos marcados pela evolução dos direitos fundamentais, ascensão ao plano internacional dos direitos fundamentais.
A civilização humana, desde os seus primórdios, até o período atual, passou por inúmeras fases, cada uma com suas peculiaridades, com seus pontos negativos e positivos, de modo que as evoluções científicas, tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e jurídicas são muitas vezes lentas e graduais. A evolução histórica dos direitos inerentes à pessoa humana também é lenta e gradual. Não são reconhecidos ou construídos todos de uma vez, mas sim conforme a própria experiência da vida humana em sociedade, por isto é de extrema importância, para entender seu significado atual compreender como eles foram observados em eras passadas para eliminar os erros e aperfeiçoar os acertos.
Discute-se na doutrina a respeito da terminologia correta para designar os direitos essenciais a pessoa humana. A doutrina tem utilizado inúmeras expressões para identificar, nomear os direitos essenciais à pessoa humana. Dos significados abaixo, qual o que melhor traduz os ¿direitos do homem¿:
R- São os direitos humanos como a conjunção dos direitos naturais, que correspondem ao Homem pelo mero fato de existir, e dos direitos civis, vale dizer, aquele conjunto de direitos que correspondem ao Homem pelo fato de ser membro da sociedade.
Parte da doutrina faz distinção entre os conceitos atribuídos ao termo -direitos do homem- e -direitos humanos. Com relação ao conceito, podemos afirmar que
R- 	a expressão direitos do homem deve ser compreendida como direitos historicamente não positivados, logo, naturais.
Assinale a opção que melhor define a universalidade como característica dos direitos fundamentais:
R- A universalidade dos direitos fundamentais assegura a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, a titularidade desses direitos
A partir do século XVII a florescer a ideia de afirmação dos direitos naturais com base nas correntes contratualistas. È neste período que ocorre a superação das doutrinas teocráticas do direito divino dos reis. O século XVIII marca efetivamente a positivação dos direitos do homem em documentos solenes e dotados de hierarquia, transformando-se direitos do homem em direitos fundamentais. A fase de constitucionalização dos direitos fundamentais no século XVIII tem como importante precedente histórico:
R- A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Atividade proposta
Leia o artigo Crise humanitária: Direito, moralidade e solidariedade publicado na Carta Capital e responda:
a) Para o autor, é verdade que a Europa é o continente que mais recebe refugiados? Aponte no texto a base de sua resposta.
b) De que forma o problema se relaciona com a dignidade humana?
Gabarito
a) Não é verdade que a Europa recebe mais refugiados. Como registra o autor, “a opinião pública é sistematicamente induzida a acreditar que os países europeus, e do Norte Global em geral, são os que recebem mais refugiados. Essa é uma inversão perversa dos fatos. Os que mais recebem refugiados são os países em desenvolvimento, fronteiriços aos países em crise humanitária. Não há focos de refugiados europeus (salvo o caso da Ucrânia, uma exceção). Todas as crises humanitárias se desenrolam nos países em desenvolvimento: na África, no Oriente Médio, na Ásia e na América Latina.”
b) A problemática se relaciona com a dignidade humana porque os refugiados hoje se colocam como um grupo vulnerável, cujos direitos estão sistematicamente ameaçados tanto em seus países de origem (em razão das condições econômicas e políticas que os levaram a fugir de suas casas) quanto em relação aos países que os acolhem, uma vez que os mesmos, além de serem materialmente destituídos (o que lhes impede de ter meios materiais de subsistência), são alvo frequente de preconceitos.
AULA 2.
Acerca da disciplina brasileira dos direitos fundamentais, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. Os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime, dos princípios por ela adotados e dos tratados internacionais sobre direitos humanos em que a República Federativa do Brasil seja parte. II. O art. 5º, § 2º, da Constituição de 1988, projeta a imagem de um conceito materialmente aberto de direitos fundamentais dentro de um sistema constitucional dinâmico, em constante evolução, na medida em que autoriza a existência de direitos fundamentais não positivados no texto constitucional, como por exemplo, os direitos decorrentes de tratados internacionais sobre direitos humanos.
R- ambas assertivas são verdadeiras
É importante reconhecer que o catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz mediante direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição) e direitos implícitos. Os direitos implícitos decorreriam
R- do regime, princípios constitucionais e tratados internacionais.
Assinale a única alternativa CORRETA no que tange à concepção brasileira dos direitos fundamentais:
R- 	Os direitos sociais são considerados direitos fundamentais.
Acerca do sistema de direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
R- Existem direitos fundamentais implícitos que decorrem do regime, dos princípios adotados pela Constituição, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte (art. 5º, § 2º)
Acerca da disciplina dos direitos fundamentais, assinale a resposta correta:
R- 	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
Na Constituição de 1988, os direitos referentes à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados¿, encontram-se formalmente previstos no rol dos direitos
R- Individuais e Sociais.
O pós-positivismo jurídico busca dar força normativa aos princípios constitucionais. Portanto, é correto afirmar que, hoje em dia, no centro da Constituição encontra-se:
R- A proteção dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana
Com relação ao sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais, assinale a resposta correta.
R- Os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
Atividade proposta
Assista ao vídeo da Casa do Saber, apresentando a Prof. Glenda Mezarobba. Em seguida, proponha o seu conceito de direitos humanos.
Gabarito
Você deverá assistir ao vídeo e, a partir do discurso da professora, propor um conceito de direitos humanos que dê conta de, pelo menos, dois de seus elementos definidores:
Direitos detodas as pessoas em todos os lugares;
Essenciais para existência do ser humano.
AULA 3.
São direitos fundamentais de segunda dimensão do Estado Social de Direito (Welfare State):
R- 	Direito dos trabalhadores e proteção dos hipossuficientes
Os direitos estatais prestacionais são direitos de:
R- 	segunda dimensão
Com relação às dimensões de direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que:
R- 	A primeira dimensão dos direitos fundamentais tem seu eixo constitucional pautado na concepção de estatalidade mínima garantidora da igualdade formal perante a lei e da prevalência da autonomia privada.
São direitos fundamentais de segunda dimensão:
R- direitos sociais, econômicos, culturais e trabalhistas
Com relação aos direitos fundamentais, assinale a opção correta:
R- Direitos sociais, econômicos e culturais (2ª dimensão de direitos) impõem ao Estado uma conduta positiva (facere)
Sobre as gerações de direitos fundamentais, é correto afirmar que:
R- Há uma relação de complementaridade entre as 3 gerações, de maneira que nenhuma delas pode ser apontada como mais importante do que a outra. Da mesma forma, uma geração de direitos não substitui a outra, daí a opção da doutrina pela expressão dimensões de direitos no lugar da expressão gerações de direitos.
Sobre as dimensões dos direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar-se que:
R- 	c) os temas relacionados à proteção ao meio ambiente são identificados como expressão dos direitos fundamentais de terceira dimensão, também designados direitos de fraternidade ou de solidariedade.
O descaso para com os problemas sociais, que veio a caracterizar o État Gendarme, associado às pressões decorrentes da industrialização em marcha, o impacto do crescimento demográfico e o agravamento das disparidades no interior da sociedade, tudo isso gerou novas reivindicações, impondo ao Estado um papel ativo na realização da justiça social. O ideal absenteísta do Estado liberal não respondia, satisfatoriamente, às exigências do momento. Uma nova compreensão do relacionamento Estado/sociedade levou os poderes públicos a assumir o dever de operar para que a sociedade lograsse superar as suas angústias estruturais. Daí o progressivo estabelecimento pelos Estados de seguros sociais variados, importando intervenção intensa na vida econômica e a orientação das ações estatais por objetivos de justiça social. Gilmar Ferreira Mendes et al. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 223 (com adaptações). Esse texto caracteriza, em seu contexto histórico, a
R- 	A segunda dimensão de direitos fundamentais.
AULA 4. 
No Estado de Direito contemporâneo predomina a dogmática pós-positivista, cuja lógica jurídica garante a eficácia das normas constitucionais, seja pela ação do poder legislativo, seja pela atuação positiva do poder judiciário. Tal doutrina, no Brasil, recebeu o nome de:
R- 	Doutrina da efetividade
A norma constitucional cuja aplicação não dependa de intervenção legislativa superveniente, gerando seus efeitos de per si é considerada norma de eficácia
R- plena.
A norma constitucional que garante que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei pode ser considerada como sendo uma norma de eficácia:
R- limitada.
A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
R- 	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
As normas constitucionais que têm aplicabilidade imediata, desde a entrada em vigor da Constituição, entretanto, podem ter seu alcance restringido nos casos e na forma que a lei infraconstitucional estabelecer, são denominadas de:
R- eficácia contida
No Brasil, a democratização do Estado difundiu a tese de que os direitos constitucionais são normas jurídicas e como tal devem possuir efetividade. Assim sendo, verificou-se um grande movimento de renovação jurídica da interpretação constitucional a partir do qual a Constituição passou a ter força normativa sem depender de legislação posterior. Tal movimento denomina-se:
R- 	Doutrina da efetividade.
As normas que têm aplicabilidade mediata e indireta na medida em que dependem de complementação de outras normas para serem aplicadas são denominadas de:
R - 	eficácia limitada
Com relação à doutrina brasileira da efetividade, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. A doutrina brasileira da efetividade é especialmente importante na proteção dos direitos fundamentais de defesa de primeira dimensão, na medida em que tais direitos são direitos negativos e exigem uma postura absenteísta do Estado. II. No atual Estado de Direito, as normas constitucionais de eficácia limitada não têm nenhuma eficácia.
R- as duas assertivas são falsas.
AULA 5.
Com relação aos direitos sociais, é correto afirmar que sua efetividade:
R- 	é dificultada pela falta de recursos financeiros do Estado, representada pela reserva do possível fática.
A busca da efetividade das normas constitucionais, em especial das normas garantidoras dos direitos sociais é feita a partir de uma dogmática baseada em fórmulas hermenêuticas de reaproximação entre a ética e o direito e que se pauta no modelo:
R- PÓS- POSITIVISTA
Com relação ao direito constitucional do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
R- Apesar de dependerem da reserva do possível, os direitos sociais são direitos fundamentais.
O fato de o poder judiciário não estar autorizado constitucionalmente para participar da feitura das leis orçamentárias caracteriza a:
R- reserva do possível jurídica
No Brasil, a força normativa dos princípios e a garantia da dignidade da pessoa humana foram afirmadas a partir de qual momento histórico:
R- Com a promulgação da Constituição de 1988
No âmbito do neoconstitucionalismo, prevalece a tese da força normativa da Constituição. Assim sendo, a ideia de que existe uma dificuldade financeira de o Estado garantir todo o rol de direitos sociais recebe a denominação de:
R- Reserva do possível fática
A respeito do princípio da reserva do possível fática, é correto afirmar que:
R- está relacionado à falta de recursos financeiros e é usado pelo Estado para justificar o não cumprimento dos direitos sociais.
No âmbito do neoconstitucionalismo, não pode prevalecer a tese da falta de legitimidade do poder judiciário para formular políticas públicas. Assim sendo, a ideia de que existe uma dificuldade que se impõe ao poder judiciário em virtude de seu déficit democrático, na medida em que juízes não são legitimados pelo voto popular, denomina-se: 
R- Dificuldade contramajoritária
AULA 6
Com relação ao regime jurídico dos direitos sociais, julgue as afirmativas abaixo e indique a resposta CORRETA:. II ¿ Os direitos sociais são direitos fundamentais que podem gerar de per si direitos subjetivos aos cidadãos. III ¿ O direito à saúde é exemplo de direito social, cujo conteúdo jurídico mínimo deve ser garantido pelo poder judiciário na omissão do legislador democrático.. Somente é correto o que se afirma em:
R- II e III
Com relação à teoria do mínimo existencial, assinale a alternativa CORRETA:
R- A dignidade da pessoa humana simboliza o novo eixo axiológico do Estado Democrático de Direito contemporâneo, sendo mesmo considerada para grande parte da doutrina pátria como sendo o núcleo essencial dos direitos fundamentais.
¿O ser humano é um ser social, não vive de forma isolada. Dessa necessidade primária, aliada à de autopreservação, de forma remota, tem-se a origem do Estado, sob a sistemática de um contrato social, como garantidor da ordem social em contrapartida à concessão feita pelos indivíduos de algumas de suasliberdades. O Estado, atendendo a tendências que foram surgindo nas diferentes épocas, foi assumindo ao longo dos tempos, variadas formas e foi, com isso, adotando posições em relação aos direitos a que fazem jus os indivíduos. A princípio se tem os direitos humanos, que são a eles inerentes e decorrentes da própria condição de ¿ser humano¿. Com o passar do tempo e à medida que foram sendo reconhecidos pelas ordens jurídicas dos diversos Estados, através de sua positivação em textos constitucionais, tornaram-se eles, então, direitos fundamentais.¿ Considerando o texto do enunciado, aponte qual das opções seria aquela que melhor corresponde à ideia de mínimo existencial no contexto constitucional pátrio.
R- o principio do mínimo existencial está relacionado com o fato de nem a separação de poderes nem o princípio majoritário, serem absolutos em si mesmos, sendo possível excepcioná-los em determinadas hipóteses, especialmente quando se tratar de garantia dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana¿, pois esses dois subsistemas não justificam a alegada impossibilidade de se reconhecer a eficácia positiva às normas pertinentes à dignidade da pessoa humana em seu aspecto material, sendo assim possível, se reconhecer ao judiciário a legitimidade de sindicar algum efeito mediante provocação.
Os conceitos em cuja base se encontra a conformação de um patrimônio jurídico fundamental, acervo de direitos subjetivos mínimos sem os quais qualquer pretensão de vida digna seria improvável, denominam-se:
R- princípio da dignidade humana e mínimo existencial
Com relação à efetividade ou eficácia social dos direitos sociais, é comum afirmar-se que, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, tais direitos não estariam aptos para gerar verdadeiros direitos subjetivos para o cidadão comum. No entanto, parte da doutrina e da jurisprudência divergem de tal entendimento. Assim sendo, é correto afirmar que:
R- o STF, em decisões recentes, vem reconhecendo a plena justiciabilidade (efetividade) dos direitos sociais, quando relacionados ao mínimo existencial.
Sobre o princípio da dignidade da pessoa humana, é CORRETO afirmar que:
R- Contém um núcleo essencial, que não admite restrição, denominado mínimo existencial.
Leia o trecho abaixo extraído de uma ementa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, in verbis: "A norma constitucional que estabelece o direito à saúde tem natureza programática. As normas programáticas, muito embora não possuam eficácia plena, prestam-se a garantir o mínimo existencial ali previsto. Esse mínimo existencial vem a ser o núcleo de cada direito fundamental. O dever de prestar saúde é uma norma programática, que gera em contrapartida o direito ao seu acesso. Embora esse direito não possa ser exercido de maneira plena, cabendo ao 'Estado' estabelecer suas metas de atendimento ao bem comum, há necessidade de garantir-se o seu núcleo, que é o direito à vida. Não garantindo esse mínimo existencial, pode o Judiciário determinar que o Executivo cumpra com o seu dever, pois a Constituição Federal, nesse ponto, possui densidade normativa suficiente para tanto."A partir da leitura do texto, Marque a resposta correta:
R- O núcleo essencial do direito à vida pressupõe um espectro normativo de eficácia plena e positiva, capaz de gerar posições subjetivas de vantagens.
Especificamente quanto aos direitos sociais, é comum afirmar-se que, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, dentro de um panorama de escassez de recursos, o poder judiciário não poderia interferir no âmbito das escolhas relacionadas à alocação dos recursos públicos a não ser para garantir:
R- o mínimo existencial representado pela garantia de condições mínimas de vida digna para todos
Atividade proposta
Agora, responda:
1. Qual foi a tese acolhida pela Corte?
2. Qual é a violação apontada pela família da vítima Jean Charles?
3. Com base no que você estudou até agora, a Corte cumpriu seu papel? Justifique seu posicionamento.
Gabarito
1. A Corte Européia confirmou a decisão da Justiça do Reino Unido no sentido de não haver evidências para processar individualmente os policiais envolvidos na morte de Jean Charles, apesar de reconhecer o episódio como uma tragédia ou mesmo por ter havido falhas. Segundo a CEDH, deve-se observar o princípio segundo o qual indivíduos só devem ser processados se houver alguma chance de condenação.
AULA 7
Ninguém poderá ser detido, preso ou despojado dos seus bens, costumes e liberdades, senão em virtude de julgamento de seus pares, segundo as leis do país. O texto transcrito é um trecho da Magna Carta, proclamada na Inglaterra, no ano de 1215. Esse importante documento é apontado como um marco na afirmação histórica dos direitos humanos, dentre outras razões, porque:
R- é origem daquilo que na modernidade ficou conhecido como devido processo legal.
¿Aristóteles, responsável pela fundação da lógica formal e do direito em princípios éticos, cria a justiça distributiva , que admite direitos do indivíduo frente ao Estado, afirmando que cada um deve receber honras e bens segundo seus méritos. Neste momento já havia a completa formação embrionária da ideia de liberdade do homem juntamente com a sujeição do Estado às leis, apesar de no Estado grego não haver garantia de grandes liberdades ao indivíduo frente ao Estado, sendo que a aplicação do direito só começou a ser aprimorada com os romanos que herdaram a concepção filosófica grega, porém estando mais preocupados com a distinção entre justo e lícito, desenvolvendo brilhantes concepções como o ¿ius civile¿ (direitos entre cidadãos romanos), ¿ius naturale¿ (direitos dos cidadãos romanos, como a vida), ¿ius gentium¿ (direitos que disciplinam as relações entre os romanos e os estrangeiros). Contudo, apesar dos avanços demonstrados na aplicação do direito, em nenhum momento o mecanismo judicial se estruturou no sentido de garantir a pessoa contra a vontade do imperador.¿ Com relação ao habeas corpus no direito pátrio, assinale a opção ERRADA.
R- Inspirada em espírito liberal, a nossa Constituição de 1824 previa o instituto do Habeas corpus como meio de recuperar toda e qualquer forma de liberdade. Foi com o habeas corpus que o direito individual encontrou sua maior proteção.
Em relação aos remédios constitucionais, assinale a afirmativa correta.
R- O particular pode figurar no polo passivo da ação de habeas corpus.
Com vista aos remédios constitucionais é correto afirmar
R- Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por ¿habeas corpus¿ ou ¿habeas data¿, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público
Com relação aos remédios constitucionais, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I - O habeas corpus pode ser impetrado sem advogado, por qualquer pessoa, em nome próprio ou alheio. II - Conceder-se-á habeas data sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
R- a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
Em relação aos remédios constitucionais, assinale a afirmativa correta.
R- C) O particular pode figurar no polo passivo da ação de habeas corpus.
Em tema de mandado de segurança, é correto afirmar que:
R- direito líquido e certo é o que se apresenta manifesto na sua existência, delimitado na sua extensão, apto a ser exercitado no momento da impetração e que não admite dilação probatória
No que diz respeito aos remédios constitucionais, assinale a opção correta.
R- O direito de qualquer cidadão propor ação popular é previsto constitucionalmente.
Atividade
Veja o vídeo sobre o Tribunal Africano de DH e dos Povos e, em seguida, aponte um desafio enfrentado na atualidade pelo Tribunal.
Gabarito
Você poderá eleger um desafio a ser enfrentado pelo Tribunal a partir doque foi visto no vídeo, como por exemplo: a necessidade de mais estados africanos aderirem ao Tribunal; a ampliação do acesso ao Tribunal em razão do número de maior adesões; a violência de gênero; ampliar o conhecimento dos africanos sobre os direitos humanos; reforço à cultura dos DH, à cultura judicial e à cultura democrática; erradicar a instabilidade política, a fome, o analfabetismo.	
AULA 8.
No Brasil, para a salvaguarda do Estado Democrático de Direito, no qual a fonte de todo o poder emana do povo, foram instituídas pelo poder constituinte duas medidas chamadas de Estado de Defesa e de Estado de Sítio. Trata-se do sistema constitucional de emergência. Assim, é correto afirmar que, no âmbito de tal sistema<
R- O Estado de Defesa visa preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza
A Constituição brasileira de 1988, para salvaguardar o Estado Democrático de Direito,  instituiu pelo poder constituinte originário duas medidas chamadas de Estado de Defesa e de Estado de Sítio. Porém, ela traz limitações circunstanciais nestes Estados excepcionais. Dentre tais limitações, podemos apontar:
R- A prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxará se não for legal
Com relação ao estado excepcional de direito, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, do estado de defesa ou de estado de sítio. II. Na hipótese do Congresso estar em recesso, deverá ser convocado extraordinariamente, no prazo de cinco dias, para apreciar o decreto devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa.
R- Ambas assertivas são verdadeiras.
Com relação ao prazo de vigência do estado de sítio e do estado de defesa, é CORRETO afirmar que:
R- O prazo máximo de duração do estado de defesa é de 30 dias, admitindo-se apenas uma prorrogação, pelo mesmo prazo.
Com relação ao estado de direito excepcional, assinale a opção CORRETA:
R- A decretação do estado de sítio deve ser precedida de autorização da maioria absoluta do Congresso Nacional.
Nomeie, com alusão à defesa do Estado e das instituições democráticas, a opção válida:
R- Constituem pressupostos para a decretação do Estado de Sítio a comoção grave de repercussão nacional, a ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o Estado de Defesa e a declaração do Estado de Guerra ou resposta a agressão armada estrangeira
Indique, dentre as hipóteses abaixo, pertinentes ao estado de defesa e de sítio, a proposta CORRETA
R- Para a decretação do Estado de Defesa o Presidente da República deve, antecipadamente, tomar conhecimento dos pareceres emitidos pelo Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional
Acerca do estado democrático de direito excepcional, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta CORRETA: . II) A ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa é pressuposto de fato para a decretação do estado de sítio restrito ou atenuado. III) A resposta à agressão armada estrangeira é pressuposto de fato para a decretação do estado de sítio pleno.Somente é CORRETO o que se afirma em:
R- II e III
Atividade
Assista ao programa Direito sem Fronteiras, transmitido em 18 de set de 2012, sobre o Pacto de São José da Costa Rica, isto é, a Convenção Americana de Direitos Humanos. O Brasil aderiu ao Pacto em 1992, poucos anos após o fim da ditadura militar no país. A influência da Convenção na abertura política e na legislação brasileira são assuntos debatidos pelo subprocurador-geral da República e professor de Direitos Humanos da Universidade da Paraíba, Luciano Maia, e pelo professor de Direito Internacional da UNB, George Galindo.
Em seguida, responda? O que significa o Pacto de São José da Costa Rica?
Gabarito
Você deverá abordar os diferentes significados do Pacto para a OEA, tais como: o Pacto é a principal fonte normativa desse sistema de proteção regional; o Pacto representa a eleição dos DH como eixo de legitimação dos estados americanos; o Pacto representa o ideal de consolidação entre os países americanos de um regime de liberdade pessoal e de justiça social, alicerçado no respeito aos direitos humanos essenciais, independentemente do país onde a pessoa viva ou tenha nascido; o Pacto abraça a ideia de um ser humano livre, isento do temor e da miséria e sob condições que lhe permitam gozar dos seus direitos econômicos, sociais e culturais, bem como dos seus direitos civis e políticos etc.
Atividade proposta
Assista à animação Para sempre, de 2014, da Produtora Casulo Estúdio. O vídeo é uma homenagem às mães e inspirado no poema “Para sempre” de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.
Liste ao menos três direitos protegidos pelo Sistema Interamericano de DH que são representados na animação e aponte sua base normativa.
Gabarito
Nesta atividade, você deverá ser capaz de perceber os direitos apontados no filme e relacioná-los aos instrumentos normativos do sistema interamericano, tais como, por exemplo:
Direito à vida – Pacto de San José da Costa Rica;
Proteção à infância – Protocolo Adicional de San Salvador;
Proteção ao Idoso - Protocolo Adicional de San Salvador;
Proteção à família - Protocolo Adicional de San Salvador.
AULA 9.
O juiz/intérprete deve apreciar a relação entre o fim constitucional e as medidas impostas pelos direitos em tensão, havendo, pois, a exigibilidade de um em relação às outras. Daí resulta que o direito escolhido deve ser aplicável e útil para atingir o fim colimado pelo preceito constitucional envolvido na colisão. Trata-se:
R- do Subprincípio da Adequação.
Com relação à colisão de normas constitucionais de mesma hierarquia, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. A ponderação de valores feita nas hipóteses de colisão de normas constitucionais de mesma hierarquia é dita harmonizante quando o exegeta busca inicialmente excluir áreas de confrontação para encontrar espaços de concessões mútuas. II. Subjacente ao princípio da concordância prática está a idéia do igual valor dos bens constitucionais que impõe o estabelecimento de limites e condicionamentos recíprocos de forma a conseguir uma harmonização entre esses bens.
R- Ambas assertivas são verdadeiras.
O valor dos bens constitucionais não possui uma diferença de hierarquia. Não cabe uma solução com o sacrifício de uns em relação aos outros. Impõe-se o estabelecimento de limites e condicionamentos recíprocos de forma a conseguir uma harmonização entre esses bens. Trata-se do princípio:
R- Princípio da Concordância Prática.
Em seu livro Levando os Direitos a Sério, Ronald Dworkin cita o caso Riggs contra Palmer, em que um jovem matou o próprio avô para ficar com a herança. O Tribunal de Nova Iorque (em 1889) julga o caso considerando que a legislação do local e da época não previa o homicídio como causa de exclusão da sucessão. Para solucionar o caso, o Tribunal aplica o princípio, não legislado, do direito que diz que ninguém pode se beneficiar de sua própria iniquidade ou ilicitude. Assim, o assassino não recebeu sua herança. Com esse exemplo podemos concluir que a jusfilosofia de Ronald Dworkin, dentre outras coisas, pretende
R- argumentar que regras e princípios são normas com características distintas e em certos casos os princípios poderão justificar de forma mais razoável a decisão judicial, pois a tornam também moralmente aceitável.
Com relação à colisão de normas constitucionais de mesma hierarquia, é CORRETO afirmar que:
R- A interpretação de uma Constituição compromissória axiologicamente dividida, que se mostra aberta à pluralidade de valores da democracia liberal e da social democracia, torna imprescindível ao exegeta constitucional, recorrer aos processos de ponderaçãode valores para alcançar plena efetividade dos princípios constitucionais
Quando o intérprete constitucional compara a ¿aferição da relação de adequação entre o fim visado e o meio empregado¿ e a ¿constatação de que o que se perde com a medida é de menor importância ou relevo do que aquilo que se ganha¿, está ponderando entre os seguintes princípios respectivamente:
R- O subprincípio da adequação e o subprincípio da proporcionalidade em sentido estrito.
Sobre o subprincípio da proporcionalidade em sentido estrito, podemos dizer que:
R- Comparam-se as vantagens da aplicação do direito vencedor com as desvantagens decorrentes da não aplicação do direito perdedor
Quanto ao Princípio da Concordância Prática podemos dizer que:
R- 	O valor dos bens constitucionais não possui uma diferença de hierarquia. Não cabe uma solução com o sacrifício de uns em relação aos outros. Impõe-se o estabelecimento de limites e condicionamentos recíprocos.
Atividades
Vimos que há muitos tratados e órgãos internacionais voltados para a proteção de DH. Ora, em uma situação de violação que nos chega ou mesmo que vivenciamos, qual sistema de proteção devemos escolher?
Leia o texto de Alejandro Garro, que é a transcrição editada da palestra que foi proferida no II Colóquio Internacional de Diretos Humanos, realizado na cidade de São Paulo em maio de 2002, para formular sua resposta.
Gabarito
Você deverá responder a partir da leitura do texto proposto, chamando atenção para o fato de haver uma concorrência de sistemas de proteção, especial o universal da ONU e os regionais (a expressão utilizada é “fórum shopping”).
Os regionais não concorrem entre si. Entretanto, o da ONU e os regionais sim. Assim, surge a necessidade de avaliar uma série de critérios antes de decidir qual sistema será acionado, pois, em geral, os sistemas não admitem que haja um uso simultâneo e ou sucessivo deles. (Há aqui, pensando na ordem processual brasileira, uma ideia de limite, que é colocado pelas figuras da litispendência e coisa julgada, respectivamente).
Cabe ao advogado ou ao agente de DH optar por aquele que oferecer uma proteção mais abrangente, eficiente e mais rápida. Esses critérios devem levar em conta o sistema normativo a ser invocado; segundo o autor: “Fundamentalmente, é imprescindível que se conheça os direitos e liberdades protegidos em cada um dos tratados; é preciso perceber com que rapidez, com que independência e com que integridade cada um dos tribunais pode decidir casos; e também é preciso atentar para o mecanismo de proteção, o procedimento usado”.
AULA 10
Em relação ao sistema de proteção universal dos direitos humanos, assinale a alternativa correta:
R- Visa proteger o indivíduo contra seu próprio Estado e ganhou visibilidade a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação da ONU.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e os Pactos Internacionais de 1966 compõem o chamado sistema global de proteção dos direitos humanos de alcance geral. Já o sistema europeu, americano e africano formam o chamado sistema
R- REGIONAL
Os elementos nucleares para demarcar a existência de um sistema universal ou global de proteção dos direitos humanos de alcance geral encontram alicerce:
R- na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e nos pactos internacionais de 1966.
Quanto aos direitos políticos e econômicos, é correto afirmar que:
R- 	A ONU optou por realizar dois pactos diferentes, em virtude da distinção na natureza dos direitos envolvidos
Segundo a Constituição da República de 1988, em matéria de Tratados e Convenções sobre direitos humanos é correto afirmar que
R- 	os Tratados e Convenções de Direitos Humanos só se incorporarão ao Direito Interno com o status de norma constitucional material e formal, se votados em ambas as Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, com aprovação por três quintos dos votos de seus membros
. O Sistema Europeu de proteção dos Direitos Humanos tem como fundamento:
R- A Convenção Europeia dos Direitos Humanos
O Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos é um exemplo típico do:
R- sistema regional de proteção dos direitos humanos
A questão referente ao nível hierárquico em que os tratados e convenções internacionais sobre Direitos Humanos são recepcionados pelo ordenamento jurídico interno, tem muita importância, pois é o que vai determinar qual norma deve prevalecer na hipótese de conflito entre tratado e lei ordinária ou entre tratado e a Constituição Federal. Com relação ao tema, assinale a opção correta.
R- 	No Brasil os direitos e garantias expressos na Constituição Federal de 1988 não excluem outros decorrentes dos tratados internacionais em que o Brasil é Parte. Por meio desta ótica constitucional, os direitos consagrados em tratados de direitos humanos em que o Brasil seja Parte incorporam-se ipso jure ao elenco dos direitos constitucionalmente consagrados.
Atividade Proposta
Vamos fazer uma atividade!
Leia o ABC da Cidadania proposto por João Baptista Herkenhoff e responda:
1. Como podemos compreender a expressão: “A Dignidade Humana não se perde no terreno da abstração”?
2. Apresente dois exemplos.
Gabarito
Você deverá desenvolver a questão abordando a concretização dos direitos humanos em específico, considerando uma esfera de proteção jurídica para a materialidade dos valores protegidos pelos direitos em si. Como consta do texto referenciado, os exemplos poderão ser citados entre: “O respeito à dignidade humana exige:
• tratamento igualitário das pessoas;
• respeito à “pessoa humana”, por ser “pessoa humana”, não pela riqueza que tenha, pela posição social, pela cultura, pelo parentesco com pessoas de prestígio etc;
• que a todos se proporcione educação pública de excelente um sistema de saúde pública humano, eficaz;
• neste sistema de saúde pública, deve haver o uso dos recursos científicos adequados para prevenir a doença, assegurar a saúde, curar o enfermo;
• que em todos os rincões deste país haja saneamento básico, indispensável para que possa haver saúde pública;
• que a todas as pessoas se garanta moradia saudável e digna;
• que o lar de toda pessoa seja respeitado, que o domicílio pobre ou rico seja inviolável; (a Constituição não protege apenas a casa ou o apartamento; protege também o barraco de zinco ou madeira, a habilitação coberta por pedaços de papelão, a choupana humilde e até o espaço físico improvisado, debaixo de uma ponte, onde o ser humano se recolha para o repouso e a paz interior a que tem direito);
• que a correspondência nunca seja violada (a carta é uma das mais belas formas sejam cartas de marido para mulher, oude comunicação humana vice-versa; sejam cartas entre namorados; sejam as cartas de um pai para um filho, ou de um filho para um pai; sejam cartas entre amigos ou simples conhecidos; não importa se a carta é escrita em um computador ou escrita a lápis; não importa se é redigida em linguagem apurada ou se tem erros de gramática; mesmo o preso tem direito à inviolabilidade de sua correspondência);
• que o preso seja respeitado, não seja maltratado; que se separem presos provisórios e presos condenados; que ninguém seja preso senão na forma e dentro das condições da lei; que a prisão de qualquer pessoa seja imediatamente comunicada ao juiz; que as prisões na degradem o ser humano; que todo esforço social seja afeito para a recuperação do sentenciado; que não se prendam pessoas a não ser com fundamento, por motivo grave e sob a autoridade do magistrado;
• que o transporte público seja rápido e confortável, de modo que o trabalhador, depois de uma jornada, não seja sobrecarregado com o sofrimento de um regresso torturante para sua casa;
• que todos tenham direito ao lazer, pois o lazer humaniza a vida e torna a existência, não um fardo, mas um prazer;
• que se assegure a todos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, com condição existencial, não só da geração presente, mas das gerações que se sucedem no curso da vida;
• que se respeitemas diversas culturas, tradições e povos, que fizeram a História de nosso país, especialmente as nações indígenas e as culturas e religiões afro-brasileiras;
• que se respeitem todas as minorias – minorias nacionais, minorias sexuais, minorias religiosas, minorias políticas etc.;
• que os deficientes físicos sejam tratados com respeito e que se lhes possibilite o pleno desenvolvimento de suas potencialidades;
• que pessoas marcadas por déficits biológicos, psicológicos ou mentais sejam respeitadas e acolhidas como integrantes da imensa sinfonia da vida; cada ser humano tem em papel, e nenhum papel é desprovido de importância;
• que o zelo pela criança e pelo adolescente seja uma prioridade nacional absoluta; que esta luta envolva os Poderes Públicos e a sociedade civil, com destaque especial para os municípios como quer o Estatuto da Criança e do Adolescente; que se veja a criança como “sujeito de direitos”, não como objeto passivo da intervenção da família, da sociedade e do Estado; que se compreenda que a criança não está desligada de todo um contexto familiar e social, de modo que políticas em favor da criança e do adolescente são necessariamente políticas globais centradas na dignidade humana.”

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes