Buscar

Exercícios resolvidos 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502883706)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	João, na intenção de auxiliar Marcos no estupro de Melinda, imobiliza-a enquanto o segundo submete-a a conjunção carnal, configurando o crime de estupro previsto no art. 213 do CP. Considerando-se que João não praticou nenhum ato libidinoso com a vítima, qual será sua responsabilidade penal segundo a teoria do domínio final do fato?
		
	 
	Coautor
	
	Autor mediato
	
	Mero conivente
	
	Partícipe
	
	Autor colateral
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502966138)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(OAB Exame Unificado IX) Filipe foi condenado em janeiro de 2011 à pena de cinco anos de reclusão pela prática do crime de tráfico de drogas, ocorrido em 2006. Considerando-se que a Lei n. 11.464, que modificou o período para a progressão de regime nos crimes hediondos para 2/5 (dois quintos) em caso de réu primário, foi publicada em março de 2007, é correto afirmar que
		
	
	B) se reputará cumprido o requisito objetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 2/5 (dois quintos) do cumprimento da pena, uma vez que a Lei n. 11.464 tem caráter processual e, portanto, deve ser aplicada de imediato.
	
	D) se reputará cumprido o requisito subjetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 2/5 (dois quintos) do cumprimento da pena, uma vez que a Lei n. 11.464 tem caráter processual e, portanto, deve ser aplicada de imediato.
	
	C) se reputará cumprido o requisito subjetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 1/6 (um sexto) do cumprimento da pena, uma vez que o crime foi praticado antes da Lei n. 11.464.
	 
	A) se reputará cumprido o requisito objetivo para a progressão de regime quando Felipe completar 1/6 (um sexto) do cumprimento da pena, uma vez que o crime foi praticado antes da Lei n. 11.464.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502332747)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o concurso material de crimes, assinale a assertiva correta: (Exame de Ordem 1ª Fase. OAB/RS.2007)
		
	 
	Trata-se da hipótese em que o agente dispara dois tiros, que atingem pessoas diferentes, querendo ambos os resultados.
	
	Trata-se da hipótese em que o agente, por meio de um único golpe, atinge a integridade física de várias pessoas, querendo os resultados diversos.
	
	Trata-se da hipótese em que o agente coloca uma bomba em um avião para matar apenas um passageiro e, quando a aeronave está no ar, detona-a, matando todos os que estavam a bordo.
	
	Trata-se da hipótese em que o agente pratica diversas ações (e, por conseguinte, vários tipos) nas mesmas condições de tempo, lugar, modo de execução e outras semelhantes, perfazendo, pelo seu conjunto, um único crime.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502535345)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre concurso de crimes, assinale a alternativa correta:
		
	
	O concurso formal perfeito adora o critério da acumulação material, enquanto que, no concurso formal imperfeito o Código Penal adota o sistema da acumulação jurídica.
	
	O concurso formal adota somente o sistema de cúmulo material de penas.
	 
	O concurso formal perfeito adota o critério da exasperação, enquanto que, o concurso formal imperfeito adota o sistema do cúmulo material de penas.
	
	O concurso formal adota somente o sistema da exasperação de penas.
	
	O concurso formal perfeito adota o critério do cúmulo material, enquanto que, o concurso formal imperfeito o adota o sistema da exasperação de penas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502472384)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado
As regras do concurso formal perfeito (em que se adota o sistema da exasperação da pena) foram adotadas pelo Código Penal com o objetivo de beneficiar o agente que, mediante uma só conduta, praticou dois ou mais crimes. No entanto, quando o sistema da exasperação for prejudicial ao acusado, deverá prevalecer o sistema do cúmulo material (em que a soma das penas será mais vantajosa do que o aumento de uma delas com determinado percentual, ainda que no patamar mínimo). A essa hipótese, a doutrina deu o nome de
		
	
	concurso formal heterogêneo.
	 
	concurso material benéfico.
	
	concurso formal imperfeito.
	
	exasperação sui generis.

Outros materiais