Buscar

Barragens: Introdução e Tipos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BARRAGENS
Introdução à Engenharia e Ética Profissional
Professor: Nelson Seidler
Acadêmicos: Eduardo Copetti;
Gabriela Rocha Antunes;
Valeria Frank Gallert;
Willian Basso.
Introdução:
Uma barragem é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para:
Abastecimento de água de zonas residenciais, agrícolas, industriais;
Produção de energia elétrica; 
Rega de campos agrícolas;
Defesa contra cheias;
Recreio/ lazer;
Retenção de rejeitos mineiros;
O Registro Mundial de Barragens, da Comissão Internacional de Grandes Barragens (CIGB/ICOLD), considera uma grande barragem a barragem que possua altura superior a 15 metros ou que possua altura entre 10 e 15 metros desde que tenha capacidade de armazenar mais de três milhões de metros cúbicos de água em seu reservatório. 
A altura de uma barragem é determinada pela diferença da elevação de sua crista até o ponto mais baixo da sua fundação. 
Elementos de uma barragem:
Paramentos ou Barramentos – as superfícies mais ou menos verticais que limitam o corpo da barragem: o paramento de montante, em contato com a água, e o paramento de jusante.
Coroamento – a superfície que delimita superiormente o corpo da barragem.
Encontros – as superfícies laterais de contato com as margens do rio.
Fundação – a superfície inferior de contato com o fundo do rio.
Descarregador de cheia ou Vertedouro – o órgão hidráulico para descarga da água em excesso na albufeira em período de cheia, em caso de atingir a cota máxima do reservatório
Tomadas de água – os órgãos hidráulicos de extração de água da albufeira para utilização.
Descarregador de fundo – o órgão hidráulico para esvaziamento da albufeira ou manutenção do caudal ecológico a jusante da barragem.
Eclusas ou Comportas – órgão hidráulico que regula a entrada e saída de água entre a montante e a jusante da barragem e permite à navegação fluvial vencer o desnível imposto pela barragem.
Escada de peixes – órgão hidráulico que permite aos peixes vencer o desnível imposto pela barragem.
Barragens de betão (concreto)
As barragens de betão são feitas em vales apertados pois a resistência do betão tem algumas limitações relativamente ao comprimento da barragem. Apesar de muito resistentes, estas barragens são também muito vulneráveis a certos tipos de situações. Se houver algum erro de projeção e a barragem fender pode ter consequências catastróficas. 
Barragens de aterro (terra)
Uma barragem de aterro é uma barreira de terra e/ou rocha que funciona de modo a reter a água. Ao contrário de uma barragem de betão, uma barragem de aterro não suporta bem o galgamento pela água e pode mesmo ter efeitos catastróficos. Já no caso de fendilhação, a barragem de aterro fica mais estável que uma de betão.
Principais barragens do Brasil:
Itaipu: A maior barragem existente no Brasil, que também faz parte do ranking de maiores barragens do mundo, está localizada no Complexo Hidroelétrico de Itaipu, no rio Paraná . A sua construção foi resultado de uma parceria entre o Brasil e o Paraguai. Com uma altura de 196 metros, em uma potência geradora de cerca de 14 mil MW e 20 unidades de geração de energia elétrica. A sua construção implicou o uso de 13 milhões de m³ de betão e a intervenção de cerca de 40 mil operários. 
Xingó: Instalada no Rio São Francisco, o principal da região nordestina, esta usina foi inaugurada em 1994. Fica atrás somente de Itaipu e tem barragem de enrocamento com face de concreto a montante com cerca de 140 m de altura máxima.
Foz do Areia: Situada no estado do Pará, foi a primeira usina instalada em Iguaçu. O projeto desta barragem também envolve enrocamento compactado e impermeabilização por face de concreto. Com 160m de altura, ocupa o terceiro lugar da lista.
Emborcação: Esta usina foi inaugurada em 1983 e tem uma barragem com altura de 158 metros. Se localiza sobre o Rio Paranaíba, na divisa dos Estados de Goiás e Minas Gerais.
Serra da Mesa: A barragem da usina Serra da Mesa está situada no curso principal do rio Tocantins, em Goiás. O projeto foi elaborado usando enrocamento com núcleo de argila e tem altura de 154m.
Sobradinho: Localiza-se na Bahia sobre o Rio São Francisco, com altura de 20 m, 34116 m³ de volume de água e 4214 m² de área ocupada.
Água Vermelha: Barragem localizada em São Paulo, sobre o Rio Grande, com 55 metros de altura, volume de 11025 km³ e área ocupada de 647 km².
Belo Monte: recentemente inaugurada, localiza-se sobre o rio Xingú, no norte do Pará, com uma área alagada de 516 km². Houve uma forte polêmica em relação à construção da Usina de Belo Monte, de um lado as populações tradicionais e as indígenas, bem como ativistas e grupos ambientalistas que questionavam os impactos da construção dessa usina; de outro, o governo e outros ativistas que defendiam a sua construção em prol do aumento da produção de energia no país e o fim dos temores de uma eventual crise energética. Então um acordo foi feito, e a construção liberada, com uma condição, proporcionar uma cidade organizada e boa para se viver, porém o que vemos no momento são peixes mortos, população sem tratamento de esgoto, com sujeira que acaba parando no rio Xingú, sem esquecer das suspeitas de corrupção e desvio de dinheiro.
Barragem de terra, localizada em Vitória das Missões, Rincão dos Nunes.
Barragem de terra, localizada no interior de São Miguel das Missões.
Tragédia em Mariana - MG
Em 05 novembro de 2015, ocorreu o pior acidente da mineração brasileira no município de Mariana, em Minas Gerais. A tragédia ocorreu após o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, que é controlada pela Vale e pela BHP Billiton.
O rompimento da barragem provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avança pelo Rio Doce. Várias pessoas ficarão desabrigadas, com pouca água disponível, sem contar aqueles que perderam a vida na tragédia. Além disso, há os impactos ambientais, que são incalculáveis e, provavelmente, irreversíveis.
Foi liberado cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, que eram formados, principalmente, por óxido de ferro, água e lama. 
A lama que atingiu as regiões próximas à barragem formou uma espécie de cobertura no local. Essa cobertura, quando secar, formará uma espécie de cimento, que impedirá o desenvolvimento de muitas espécies. Essa pavimentação, no entanto, demorará certo tempo, pois, em virtude da quantidade de rejeitos, especialistas acreditam que a lama demorará anos para secar. Enquanto o solo não seca, também é impossível realizar qualquer construção no local.
A cobertura de lama também impedirá o desenvolvimento de espécies vegetais, uma vez que é pobre em matéria orgânica, o que tornará, portanto, a região infértil. 
O ecossistema aquático desses rios foi completamente afetado devido a falta de oxigênio dissolvido na água e, consequentemente, os moradores que se beneficiavam da pesca.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais