Buscar

10 questões biomoleculas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE PARANÁ 
Curso de Ciências Biológicas 2º ano
Disciplina de Bioquímica
Aluno:Thiago dos Santos da Silva
Dez questões referente a Biomoléculas.
JACAREZINHO
2017
 
1- O que são as Biomoléculas ?
R: As biomoléculas são compostos químicos das células de todos os seres vivos. São em geral moléculas orgânicas, compostas principalmente de carbono, além de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
2- Quem são as Biomoléculas?
R: São componentes fundamentais dos organismos vivos. A maioria delas são macromoléculas, ou seja, moléculas grandes e com estrutura bastante complexa. 
 Cada biomolécula é composta de subunidades que determinam características estruturais e arranjos específicos dentro da célula. Quando reunidas e devidamente organizadas essas moléculas interagem de modo a conferir as características dos seres vivos.
3- Explique o que são as Biomoléculas orgânicas?
R: As biomoléculas orgânicas dispõem de uma estrutura cuja base é o carbono e são sintetizadas pelos organismos vivos. As proteínas, as vitaminas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucleicos são biomoléculas orgânicas.
4- Explique o que são as Biomoléculas inorgânicas?
R: As biomoléculas inorgânicas, por sua vez, estão presentes tanto nos organismos com vida como nos elementos inertes que são necessários para a subsistência/sobrevivência. A água (H2O) é um exemplo de biomolécula inorgânica.
3- Quais funções desempenham as Biomoléculas ?
R: As biomoléculas desempenhas diferentes funções como: estruturais, energéticas, armazenamento e transferência de informação.
5- Existem quatros tipos de macromoléculas nas células. Quais são ?
R- Os prótidos, os glícidos, os lípidos e os ácidos nucleicos.
6- O que são os prótidos? 
R: São compostos quaternários de carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto, podendo conter outros elementos.
 As moléculas unitárias dos prótidos são os aminoácidos. Estes podem ligar-se por reações de condensação dando origem a péptidos e proteínas. 
 Os aminoácidos possuem um grupo amina (NH2) e um grupo carboxilo (COOH) e hidrogénio ligados ao mesmo carbono.
 
7- O que são os Glícidos?
R: Os glícidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por C, H e O. De acordo com a sua complexidade, consideram-se três grandes grupos de glícidos: os monossacarídeos, os dissacarídeos e os polissacarídeos.
 A unidade estrutural são os monossacarídeos ou oses, podendo ser classificados quanto ao número de carbonos da molécula – 3 carbonos (trioses), 4 carbonos (tetroses), … Estes unem-se através de ligações glicosídicas.
 Algumas funções destes compostos são a função energética (glicose), a função estrutural (quitina, celulose) e a função de reserva(amido nas plantas e glicogénio nos animais).
8- O que são os Lipídos?
R: Os lípidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por O, H e C, podendo por vezes conter S, N e P. Estas substâncias são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como o clorofórmio, o éter e o benzeno. Podem-se classificar os lípidos em três grandes grupos de acordo com a sua função: lípidos de reserva, lípidos estruturais e lípidos com função reguladora.
9- O que são os Ácidos nucleicos ?
R: Os ácidos nucleicos são as principais moléculas envolvidas em processos de controlo celular. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácidoribonucleico (RNA). Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um grupo fosfato.
  Existem cinco tipos de bases azotadas: adenina (A) e guanina (G) (bases púricas – possuem dois anéis); citosina (C), timina (T) e uracilo (U) (bases pirimídicas – possuem um anel).
10- Qual o meio o meio ideal para a maioria das reações bioquímicas ?
R: A água, ela é um composto molecular, cada molécula é formada por um átomo de oxigênio e dois hidrogênios unidos por ligação covalente.
 A água com poucas exceções (célula óssea)é o componente em maior quantidade na célula ,esta também serve como solvente natural para íons, minerais e outras substancias e, também como meio de dispersão para a estrutura coloidal do citoplasma. Ela é indispensável para a atividade metabólica já que os processos fisiológicos se produzem exclusivamente em meio aquoso , também atuam em muitas reações enzimáticas e podem formar-se como resultado de processos metabólicos. Algumas substancias não se misturam bem com a água, incluindo óleos e outras substancias hidrofóbicas. Membranas celulares compostas de lipídios e proteínas levam vantagens destas propriedades para controlar as interações entre seus conteúdos e químicos externos. Isto é facilitado pela tensão da superfície da água.

Outros materiais