Buscar

TRIBUTOS.pptm

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRIBUTOS
Nomes				RA:
Cicero Santana		4884848037
Katia Morais			5947511749
Ronaldo Siroma		1833578926
Roselis Dias			5934482891
TRIBUTOS
Segundo o artigo 3º do Código Tributário Nacional (CTN), um tributo é “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. Ainda segundo o CTN, em seu artigo 5º, os tributos podem ser divididos em: impostos, taxas, contribuições, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições parafiscais
ESPECIES DE TRIBUTOS
ESPECIES
IMPOSTOS 
TAXAS
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
EMPRESTIMOS COMPULSORIOS
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS
IMPOSTOS 
arts. 16 a 76 do CTN.
É uma quantia em dinheiro paga para o Estado brasileiro e aos estados e municípios por pessoas físicas e jurídicas. É um tributo que serve para custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura (estradas, portos, aeroportos, etc.) e serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação.
TAXAS
 arts. 77 a 80 do CTN. 
É um tributo contraprestacional de serviços públicos ou de benefícios feitos, postos à disposição ou custeados pelo Estado, em favor de quem paga, ou seja, o contribuinte. É cobrada pela prestação de serviços públicos e da polícia. O valor da taxa é calculado com base no custo do serviço prestado pelo Estado em favor do contribuinte.
CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA
arts. 81 e 82 do CTN.
È um tributo vinculado à valorização de imóvel do contribuinte, em virtude de execução de obra pública. O fato gerador é a valorização do imóvel localizado nas áreas beneficiadas direta ou indiretamente por obras públicas, como por exemplo, pavimentação, iluminação, arborização, esgotos pluviais, pontes túneis, viadutos, construção e ampliação de sistemas de trânsito rápido, etc. 
EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIO 
art. 148, CF/88.
É um tributo que permite ao governo adquirir uma determinada quantia de dinheiro em forma de empréstimo para depois resgatá-lo, conforme especificado por lei. Serve para atender a situações excepcionais, e só pode ser instituído pela União.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS
arts. 149 e 149-A da CF/88.
É a modalidade de tributo de competência da União que visa a custear uma atividade estatal específica.
ESPÉCIES:
De Competência EXCLUSIVA da União
Contribuições especiais sociais
INSS, PIS/PASEP,CPMF COFINS
Contribuições especiais de interesse de categoria social e econômica
CREA, OAB, CRA, CRC, CRM
Contribuições especiais de intervenção no domínio econômico
CIDE
De competência dos Municípios e do DF
Contribuições especiais de custeio do serviço de iluminação pública (149-A – EC 39)
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS
CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS
Vinculados, quando a instituição do tributo depende de uma “contraprestação do Estado”. As taxas e contribuições de melhoria são exemplos de tributos vinculados, que somente podem ser cobrados no caso de o Estado prestar ou colocar à disposição do contribuinte um serviço ou benfeitoria.
Não vinculados, quando a existência do tributo independe de uma atividade específica do Estado em relação ao contribuinte. São exemplos os impostos.
Fiscais, têm como objetivo a obtenção de receita para o Estado. São exemplos o ITBI, o ITCD e o IR.
Extrafiscais, objetivam a interferência na economia. É exemplo o Imposto de Importação (II).
Parafiscais, custeiam uma atividade paralela às funções típicas do Estado. São exemplos as contribuições para a Seguridade social.
Diretos, o contribuinte sofre uma diminuição patrimonial em virtude do tributo. É exemplo o imposto de renda (IR).
Indiretos, o contribuinte, apesar de manter sua condição perante o Fisco, transfere para outra pessoa o ônus de custear o tributo. Exemplo: IPI,COFINS, PIS, ICMS e ISS.
IMPOSTOS
Tributos Federais
Os Tributos Federais, no Brasil, constituem-se numa gama extensa de tributos arrecadados pela União, previstos pela Constituição Federal, entre os quais: 
Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
É uma contribuição social aplicada sobre o valor bruto apresentado por uma empresa.
Como o próprio nome indica, o COFINS tem como objetivo financiar a Seguridade Social, ou seja, áreas fundamentais como a Previdência Social, Assistência Social e Saúde Publica
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
É uma contribuição criada pela Lei 7.689/1988 para que todas as Pessoas Jurídicas (PJ) e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda (IR) possam apoiar financeiramente a Seguridade Social.
Imposto sobre a Exportação (IE)
É um imposto brasileiro. É um imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art.153, II, da Constituição Federal). O fato gerador do Imposto de Exportação ocorre quando a saída de produtos nacionais (ou nacionalizados) para o exterior.
IMPOSTOS
Tributos Estaduais
Os Estados e o Distrito Federal estão autorizados a cobrar os seguintes tributos:
Imposto sobre circulação de mercadorias, o transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS)
é um imposto brasileiro, e cada estado possui uma tabela de valores.
Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA)
que é um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis das pessoas, independe de qual tipo de veículo for.
Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)
É um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal, cujo fato gerador é a transmissão causa mortis de imóveis e a doação de quaisquer bens ou direitos, conforme Constituição Federal
IMPOSTOS
Tributos Municipais
Os Municípios e o Distrito Federal estão autorizados a cobrar os seguintes tributos:
Imposto predial e territorial urbano (IPTU)
Que é um imposto brasileiro cobrado das pessoas que possuem uma propriedade imobiliária urbana, como um apartamento, sala comercial, casa ou outro tipo de imóvel dentro de uma região urbanizada.
Imposto sobre transferências de imóveis (ITBI)
É um imposto brasileiro, de competência municipal, ou seja, somente os municípios têm o poder de instituí-lo, conforme artigo número 156, inciso II, da Constituição Federal.
Imposto Sobre Serviços (ISS)
Imposto municipal, somente o município tem poder para fixá-lo.
CONJUNTOS DE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS 
Conceito
Os princípios do Direito Tributário são normas (constitucionais) que limitam, regulam a pratica de competência tributária, fazendo com que alguns valores tenham melhor efetividade no ordenamento jurídico.
CONJUNTOS DE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS 
Princípios
Legalidade
Para que o tributo possa ser exigido é necessária expressa previsão legal
Igualdade ou da Isonomia
Para efeitos de tributação, todos são iguais perante a lei, não podendo haver exceção entre pessoas
Anterioridade
Nenhum Tributo pode ser exigido no mesmo exercício financeiro que haja sido publicada a lei que instituiu ou aumentou, nem antes de decorridos 90 dias da data de sua publicação, salvo exceções previstas em lei
Irretroatividade
 É vedado cobrar tributos, em relação a fatos geradores ocorridos antes do inicio da vigência lei que os houver instituídos ou aumentado
Vedação ao confisco
Existe uma limitação material ao poder de legislar sobre tributação, que proíbe as exigências que não são razoáveis, impedindo de cometer excessos
Uniformidade
Os tributos da União devem ser aplicados de uma só forma em todo o território nacional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais