Buscar

avaliando bioquimica2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A ingestão de alimentos ricos em ácido α-linolênico (o popular ômega 3), presente em pescado e algumas verduras como o espinafre, é recomendada por nutricionistas devido à suas propriedades anti-inflamatória e anti-trombótica; por ajudar a manter os níveis de LDL baixo e o de HDL alto. Além disso o catabolismo do ácido α-linolênico, pelo processo de β-oxidação, proporciona a síntese de moléculas essenciais para a obtenção de energia necessária para o metabolismo do nosso organismo.¿ A partir dessas informações e considerando que a molécula de ácido α-linolênico é constituída por 18 carbonos, assinale a alternativa que apresenta a correta identificação de moléculas (as quais podem ser utilizadas em outras vias bioenergéticas) e suas respectivas quantidades que podem ser formadas durante o processo de β-oxidação desse lipídeo.
	
	
	
	9 NADH2, 9 FADH2, 8 acetil ( )
	
	9 NADH2, 9 FADH2, 9 acetil
	
	8 NADH2, 8 FADH2, 8 acetil
	
	7 NADH2, 7 FADH2, 8 acetil
	 
	8 NADH2, 8 FADH2, 9 acetil
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504997955)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os valores pH = 2, pH = 7 e pH = 9 são, respectivamente, de soluções:
	
	
	
	acida, alcalina e alcalina
	
	neutra, acida e alcalina
	 
	acida, neutra e alcalina
	
	Neutra, acida e alcalina
	
	alcalina, neutra e ácida
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505095279)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação aos estudos dos fatores de desnaturação enzimáticos e proteicos. Deve incluir: (HORI, 2008). I. Inibidor competitivo enzimático toma a reação bioquímica irreversível. II. São considerados fatores que interferem nas desnaturações proteicas: Temperatura, pH e substrato. III. Cofator compostos não proteicos adicionais que permitem algumas proteínas desenvolverem sua atividade completa. IV. Substrato são enzimas que diferem na sequência de aminoácidos, mas que catalisam a mesma reação química. Após análise, pode-se concluir que
	
	
	
	b) Apenas a alternativa II está correta.
	 
	c) Apenas a alternativa III está correta.
	
	e) As alternativas II e IV estão corretas
	 
	a) Apenas a alternativa I está correta.
	
	d) As alternativas II e IV estão corretas.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504957739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o período do almoço, a nutricionista responsável pela bancada percebeu que o alface (exposto desde as 9:00) apresentou mudança em sua coloração passando do verde para um tom arroxeado. Preocupada com a qualidade dos alimentos, essa nutricionista retirou aquele alface e o analisou bioquimicamente. A partir das discussões realizadas em sala, assinale a alternativa que melhor explica o fenômeno ocorrido com o alface:
	
	
	
	Pode ser indicativo de contaminação microbiana o que promove a elevação de pH (ambiente mais ácido), visível pela mudança na cor do vegetal.
	 
	Pode ser indicativo de contaminação microbiana o que promove a redução de pH (ambiente mais ácido), visível pela mudança na cor do vegetal.
	
	Pode ser indicativo de contaminação microbiana o que promove a redução de pH (ambiente mais básico), visível pela mudança na cor do vegetal.
	
	Provavelmente algum ajudante de cozinha fez o manuseio dessas folhas sem lavar as mãos, as quais estavam tingidas devido ao preparo do suco de beterraba.
	
	A nutricionista descobre que a mancha roxa na folha do alface trata-se do carimbo da ANVISA atestado que aquele vegetal está isento de contaminação microbiana.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504364345)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As vitaminas possuem estrutura variada e, de acordo com sua solubilidade, se dividem Lipossolúveis e Hidrossolúveis. Existe um grande grupo de vitaminas que são essenciais ao sistema biológico. De acordo com as informações obtidas, assinale a alternativa correta:
	
	
	 
	As vitaminas hidrossolúveis são: B1(Tiamina), B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina), B12 (Cianocobalamina) e Vitamina C (Ácido Ascórbico)
	
	A Niacina, Ácido Fólico, Biotina, Ácido Pantotênico, Colina também são classificadas como vitaminas lipossolúveis.
	
	As vitaminas hidrossolúveis são: A (Retinol), D (Calciferol), E (Tocoferol) e K (Menaquinona)
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	As vitaminas lipossolúveis são: B1(Tiamina), B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina), B12 (Cianocobalamina) e Vitamina C (Ácido Ascórbico)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais