Buscar

Saúde da criança 6

Prévia do material em texto

Sobre a AIMS (Escala Motora Infantil de Alberta) assinale a alternativa correta:
Avalia crianças entre zero e 18 meses de idade corrigida.
Não serve para avaliar bebês que nasceram prematuros.
Todos os seus itens estão distribuídos nas subescalas que incluem as posturas de supino, prono e de pé.
Foi desenvolvido para avaliar crianças com diagnóstico de paralisia cerebral.
É um instrumento de avaliação observacional, onde o terapeuta leva em consideração postura, descarga de peso, movimento antigravitacional e presença de reflexos patológicos.
A.O.P. criança termo está no terceiro trimestre de vida extra-uterina. Em supino rola rapidamente para prono. Em prono, realiza movimento de pivô em círculos sob o estômago. Sentada, se mantém somente apoiando ambos os membros superiores e, portanto, não manipula objetos. De acordo com o desenvolvimento neuropsicomotor normal, podemos afirmar que esta criança:
Está completamente adequada para sua idade.
Está adequada nas posições supino e sentada, mas atrasada na posição prono.
Está adequada nas posições supino e prono, mas atrasada na posição sentado.
Está adequada na posição supino, mas está atrasada nas posições prono e sentada.
Está atrasada em todas as posturas para sua idade.
A asfixia é o resultado de uma troca inadequada de oxigênio e de dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos ocorridos durante a gravidez e no momento do parto. Sobre asfixia assinale a alternativa correta
Escores de Apgar de 6 a 8 indicam que o bebê sofreu grave asfixia e necessita urgência e providências imediatas como intubação e massagem cardíaca
Lesões hipóxico-isquêmicas são a causa mais comum de defeitos neurológicos graves e progressivos causados por eventos perinatais.
O boletim de Apgar é um critério de avaliação do grau de asfixia perinatal pouco usado nos países ocidentais para avaliação das condições clínicas do recém nascido.
Retardo mental, espasticidade, coreoatetose, ataxia e distúrbios convulsivos estão associados com asfixia no neonato
O impacto de um episódio de asfixia no encéfalo de um neonato é chamado de traumatismo cranioencefálico.
Em relação à avaliação da criança é correto afirmar EXCETO:
A avaliação do tônus só deve ser realizada com a criança na postura de prono, pois essa é a postura ideal para esta avaliação;
Na anamnese (entrevista), com a mãe, é importante saber a história do pré-natal, parto, pós-parto e a história da criança até o momento da avaliação;
É importante observar a criança nas diversas posturas (prono, supino, sentado e de pé), e a manobra de tracionado para sentar também pode ser realizada;
Durante a avaliação da criança é importante observar o repertório motor que ela apresenta e avaliar se ele está dentro do esperado para a faixa etária da mesma.
A avaliação começa desde o momento em que entramos em contato com a criança pela primeira vez, mesmo que ela ainda esteja no colo da mãe;
Guilherme é uma criança com 2 anos e meio de idade que foi ao consultório fisioterapêutico para que fosse realizada uma avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor a pedido do pediatra. Ao iniciar a anamnese, a avaliação física e motora, verificou que era filho único, que o histórico gestacional era favorável, sem intercorrências no parto que fora natural e dentro do tempo previsto além de ter sido amamentado de forma normal. Ao investigar o cotidiano da criança, a mãe relatou que o menino ainda não frequentava a escola, não mostrava interesse por brincar com os brinquedos novos que ficavam guardados, mas que eram disponibilizados sempre que ele pedia. A mãe relatou também que o que ele mais gosta de fazer é assistir televisão e DVDs infantis. Os exames neurológicos estavam normais. Considerando o caso clínico acima, marque a alternativa que corresponda aos marcos do desenvolvimento psicomotor normal que o Fisioterapeuta espera na avaliação:
Guilherme deve correr, subir e descer escadas com apoio do corrimão, pular com os dois pés unidos
Guilherme deve vestir-se sozinho, pular de um pé só, subir escadas sem apoio
Guilherme deve engatinhar, ficar ajoelhado e semi ajoelhado
Guilherme deve bater palmas, apontar com o indicador, andar com apoio
Guilherme deve andar sem apoio, subir em cadeiras, transferir objetos de uma mão para a outra
Na criança com PBO nos primeiros dias de vida deve-se:
dar propriocepção
alongar
mobilizar
nenhuma das alternativas acima
deixar em repouso (diminuir o edema)
Lactente de 2 mês chega ao ambulatório de Fisioterapia Neuropediatrica para avaliação inicial. Mãe relata parto difícil por incompatibilidade cefálico-pélvica (RN com 5 Kg). Durante a avaliação, o fisioterapeuta identificou que a abdução e rotação externa do ombro e flexão do cotovelo esquerdo estão comprometidas e presença de reflexo palmar. O provável diagnóstico deste lactente seria
Lesão das raízes C8 e T1 - paralisia de Erb
Lesão das raízes C5 e C6 - paralisia de Klumpke
Lesão das raízes C8 e T1 - paralisia de Klumpke
Lesão das raízes C5 a T1 - paralisia total
Lesão das raízes C5 e C6 - paralisia de Erb-Duchenne
A aquisição da marcha é uma grande conquista para as crianças bem como motivo de alegria e preocupação para os pais que devem redobrar os cuidados. Para isso, a criança precisa desenvolver habilidades que preparam para o andar sem apoio. Normalmente, a criança alcança a habilidade de caminhar sozinha por volta dos:
12 meses
18 meses
20 meses
9 meses
24 meses
O prognóstico do torcicolo muscular congênito é
correção até 2 anos de idade
correção após tratamento conservador na maioria dos casos até 12 meses
não se corrige até a idade escolar
correção apenas com tratamento cirúrgico.
correção até 5 anos de idade
Quanto à fisioterapia para pacientes neonatos, assinale a alternativa CORRETA.
A aspiração traqueal em neonatos deve ser realizada apenas quando os sinais clínicos indicarem a necessidade, pois podem ocorrer prejuízos cardiovasculares e cerebrovasculares, independentemente de alterações de oxigenação e ventilação.
A percussão e a drenagem postural podem levar à regurgitação e possível broncoaspiração se for realizada logo após a alimentação e a presença de uma sonda nasogástrica aberta pode potencializar tais complicações.
A terapia de higiene brônquica está indicada quando o acúmulo de secreções compromete a função pulmonar e não deve ser realizada no tratamento inicial de aspiração de corpos estranhos.
A ventilação por pressão positiva contínua na via aérea mantém uma pressão constante acima da basal durante a inspiração. Nos neonatos, é normalmente utilizada através de máscara facial e está indicada quando a PaO2 é inferior a 80 mmHg.
A drenagem postural em qualquer posicionamento pode levar ao aumento da pressão intracraniana e desencadear hemorragia intraventricular com lesões cerebrais.

Continue navegando