Buscar

Saúde da criança 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com desenvolvimento motor normal 
A- Reflexo de sucção presente, para que seja possível a realização da mamada 
B- Os quadris permanecem fletidos, levemente abduzidos e rodados internamente. 
C- Quando em prono a descarga de peso é feita primariamente na extremidade superior. 
D- Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo 
E Apresenta maior movimentação dos membros superiores em relação aos inferiores quando em prono. 
A.O.P. criança termo está no terceiro trimestre de vida extra-uterina. Em supino rola rapidamente para prono. Em prono, realiza movimento de pivô em círculos sob o estômago. Sentada, se mantém somente apoiando ambos os membros superiores e, portanto, não manipula objetos. De acordo com o desenvolvimento neuropsicomotor normal, podemos afirmar que esta criança: 
Está atrasada em todas as posturas para sua idade. 
Está adequada nas posições supino e sentada, mas atrasada na posição prono. 
Está adequada na posição supino, mas está atrasada nas posições prono e sentada. 
Está completamente adequada para sua idade. 
Está adequada nas posições supino e prono, mas atrasada na posição sentado. 
Assinale a alternativa que contém os principais marcos do desenvolvimento motor no 1º ano de vida pós-natal na sequência cronológica correta em que estes são conquistados: 
Aquisição do controle cefálico, arrastar, virar e rolar, engatinhar, marcha e sentar.
Habilidade de girar a cabeça, manter a cabeça alinhada em relação ao corpo, engatinhar e marcha.
Aquisição do controle cefálico, virar e rolar, engatinhar, junção das mãos na linha média, sentar e marcha. 
Realizar os primeiros passos com apoio, virar-se da posição lateral para supina, engatinhar
Aquisição do controle cefálico, virar e rolar, sentar, engatinhar, marcha.
Um estudo, realizado pela Universidade de Villejuif (França), revela que bebês nascidos entre 24 e 32 semanas de gestação correm mais risco de apresentar limitações motoras graves ou moderadas na infância. Foram analisadas mais de 2.900 crianças nascidas prematuramente, entre 24 e 32 semanas de gestação, e outras 667 crianças nascidas após a 39ª ou a 40ª semana. As crianças tiveram sua capacidade motora analisada ao nascer e, mais tarde, aos cinco anos de idade. Os resultados mostraram que a incidência de incapacidades motoras era maior nas crianças que nasceram prematuramente. Entre as crianças que nasceram de parto prematuro, 5% tinham alguma incapacidade grave; 9%, incapacidades moderadas e 25%, incapacidades menos graves. Já no grupo de crianças que nasceram após o período de gestação normal, os percentuais caíram para 0,3%, 3% e 8%, respectivamente. Considerando as informações acima, marque a alternativa correta;
Não há relação direta entre prematuridade e limitações motoras
Aos profissionais de saúde cabe elaboração de estratégias eficientes de tratamento das doenças, deficiências e incapacidades e aos políticos elaboração de ações de saúde pública
Considerando a relação entre incapacidade motora e prematuridade, cabe, também, ao profissional fisioterapeuta pensar em estratégias eficientes de prevenção da prematuridade, colaborando com ações para controle dos fatores de risco para prematuridade.
As incapacidades motoras são maiores em bebês pós-termo
Cabem, ao profissional da enfermagem, ações nos níveis primários e secundários de atenção à saúde da criança e ao fisioterapeuta apenas o tratamento das limitações motoras das crianças prematuras.
A qualidade de assistência prestada pelo serviço e pelos profissionais de saúde, será essencial para redução dos elevados índices de mortalidade materna e perinatal verificados no Brasil. Durante o pré natal deve-se esclarecer as dúvidas, medos, angustias ou simplesmente curiosidade da gestante em relação a este novo momento em sua vida; identificar e classificar as condições de risco; confirmar diagnósticos;estimular a adesão ao pré natal e educar a futura mãe quanto ao cuidado com a saúde. São fatores de risco pré natais: 
Icterícia, hidrocefalia, pé torto congênito 
Icterícia, sofrimento fetal agudo, mielopatias 
Ingestão de álcool pela mãe, radiações, fumo, infecções materna 
Anoxia, meningite, hipóxia 
Queda da criança, TCE, cardiopatia congênita 
cerca da Avaliação Fisioterápica nas crianças portadoras de ECI recomenda-se :
Utilizar preferentemente o Método Bobath, que se baseia na utilização de estímulos proprioceptivos facilitadores das respostas motoras partindo de respostas reflexas e chegando à motricidade voluntária. 
Avaliação neurológica dos reflexos primitivos e considerar o Índice de Apgar, no direcionamento do tratamento fisioterápico 
Avaliação funcional pela oferta de brinquedos e sugestão de atividades para diagnosticar o estágio motor que a criança se encontra e orientar o profissional em seu planejamento 
Utilizar o Método Kabat,que se baseia na inibição dos reflexos primitivos e dos padrões patológicos de movimento levando o paciente ao controle voluntário dos movimentos
Avaliação inicial para indicação do meio aquático como facilitador da estimulação das etapas motoras e sensitivas 
Define-se esta condição como sendo uma lesão do plexo braquial ao nascimento que traduz-se clinicamente por perturbação motora e sensitiva do membro superior acometido dependente de lesão dos nervos que constituem o plexo braquial. A lesão é provocada pelo estiramento dos troncos nervosos ou avulsão radicular que pode ocorrer durante o trabalho de parto. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA em relação a doença descrita.
A doença descrita acima é considerada uma doença musculoesquelética e, em todos os casos desta patologia há sempre comprometimento motor, mas a sensibilidade no membro superior afetado sempre é preservada.
Com relação à avaliação fisioterapêutica nestes pacientes, não é necessário avaliar a manifestação dos reflexos primitivos do lactente, nem tão pouco a aquisição das habilidades motoras normais, pois nem a atividade reflexa e nem o desenvolvimento motor serão afetados pela doença.
Paralisia da mão com ausência do reflexo de preensão palmar, sendo referida como "bom ombro, má mão", é característica da Paralisia Alta ou de Erb-Duchene.
A doença descrita acima é denominada Paralisia Obstétrica ou Paralisia Braquial Obstétrica (PBO) e uma das classificações inclui a Paralisia Alta ou de Erb-Duchene. Neste caso, há lesão nas raízes mais altas do plexo braquial (C5 a C7) e ao exame físico, o membro superior acometido do lactente apresenta a postura característica em "gorjeta do garçom".
Clinicamente a Paralisia Baixa ou de Klumpke atinge as raízes superiores (C5 a C7) e corresponde a forma mais comum de apresentação da doença, caracterizada pela presença 
da mão "em garra".
Doença específica do sexo masculino na qual a criança perde a marcha por volta de 9 a 12 anos de idade e chega a óbito por volta da segunda década de idade.
Distrofia muscular de Duchenne
Retinopatia da prematuridade
Espinha bífida
Paralisia bulbar progressiva
Subluxação congênita de quadril
No período compreendido dos 7 a 9 meses de idade, a criança avança no seu desenvolvimento psico sensório motor de forma a explorar o ambiente e a locomover-se. Neste momento, após fortalecer o tronco, ela adquire uma habilidade fundamental para fortalecimento das cinturas escapular e pélvica que será fundamental para a formação do acetábulo, coorden ação motora na alternância dos membros inferiores e superiores, bem como aumentar a força muscular para adquirir posturas mais elevadas e complexas e favorecer na locomoção. Esta habilidade descrita se refere a: 
Ficar Semi ajoelhado
Andar de lado com apoio 
Engatinhar
Realizar Push Pull
Arrastar
Atrofia muscular espinhal e uma doença caracterizada pela degeneração das células do corno anteriorda medula, causando prejuízos a vários grupos musculares dentre os quais podemos destacar fraqueza em
grupos musculares proximais dos membros e tronco. 
musculo esternotireoideo e músculo diafragma. 
grupos musculares proximais membros e esternotireoideo. 
grupos musculares do tronco e músculo diafragma.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes