Buscar

Trabalho 2º semestre grupo

Prévia do material em texto

3
 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUTAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Trabalho de Administração
 apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de 
Comportamento Organizacional, Homem, Cultura e Sociedade, Comunicação e Linguagem, Fundamentos e Teorias da Administração e Seminário Interdisciplinar I.
Orientador
es
: 
Prof.
 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
 DESENVOLVIMENTO	4
 CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS	8
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos como funciona a empresa Eco Cosméticos Naturais LTDA e o que ela faz para ter uma boa gestão empresarial. Entenderemos um pouco sobre sua estrutura organizacional, o seu planejamento, sua organização, a direção, o controle, e também quais ferramentas são utilizadas para sua gestão empresarial.
Veremos também a parte de comportamento organizacional dentro da empresa, seus valores e culturas e como é a comunicação dentro da empresa.
Com a procura de novos produtos para animais a indústria passou a ter um crescimento constante, assim tendo que se adaptar às suas exigências. A empresa que visitamos esta no mercado há anos, e também passou a ter o seu padrão reconhecido no mercado.
Mesmo não tendo muitos funcionários, ela visa estimular seus colaboradores com aumento de salário e gratificações por mérito. Com isso eles irão desempenhar melhor suas tarefas.
DESENVOLVIMENTo
 A empresa Eco Cosméticos e Produtos Naturais Ltda., que está localizada na cidade de São Bernardo do Campo – SP atua no mercado de trabalho há mais de 10 anos, no setor de higiene e embelezamento de animais. Começou com a produção de sabonetes e shampoo para cães e gatos.
Ao longo dos anos foi aumento seu mix de produto como colônia em aerossol, mascara de hidratação, etc. Por ser uma empresa de pequeno porte sua estrutura é bem enxuta, ela conta com dois sócios, um gerente administrativo, um coordenador de Rh e finanças, alguns colaboradores na área de venda e na operação de controle de despacho das mercadorias.
Os sócios proprietários cuidam da parte estratégica do negócio, o gerente administrativo e a coordenadora de Rh e finanças cuidam do esquema tático da empresa, e seus colaboradores da área de vendas, do controle e despacho da mercadoria cuidando da base operacional.
Com a grande demanda no mercado para animais, visamos a pesquisa e o desenvolvimento dos produtos, com isso o planejamento é a sua primeira etapa para definir os produtos que iram ser desenvolvidos baseado nas pesquisas de mercado, juntamente com seus consumidores e a concorrência. Após definido qual o produto que irá ser lançado, inicia-se o desenvolvimento do produto e da embalagem, colocando uma data inicial e final de seu desenvolvimento.
Na empresa o planejamento e as tarefas são de responsabilidade de cada um, de acordo com sua função no processo de desenvolvimento do produto, ou seja, a função de cada pessoa, é de extrema importância para o resultado final, seja ele externo ou interno. 
A ideia é fazer com que as pessoas interajam entre si para que o objetivo específico seja defino e alcançado com mais clareza; oferecendo os recursos necessários para que a tarefa seja cumprida. Para o controle dos produtos desenvolvidos é realizado testes de campo para a verificação do desempenho de cada novo material lançado. Nesta etapa, analisa-se se o produto está dentro dos padrões de qualidade da empresa e de acordo com as normas ambientais, para assim, atender os objetivos definidos no planejamento.
As ferramentas para a administração da empresa: 
O planejamento estratégico,
 A verificação do cenário atual através de pesquisa de mercado,
 Gerenciamento dos recursos utilizados no processo de pesquisa 
 Desenvolvimento e controle das ações através dos padrões de qualidade da empresa.
A empresa encaixa-se em parâmetros de mais de uma teoria, porém, podemos destacar a TOERIA ESTRUTURALISTA, com ênfase no ambiente de trabalho, onde por meio de uma corrente baseada na sociologia organizacional procura consolidar e expandir os horizontes da administração. Seus principais enfoques estão na análise intra-organizacional, análise ambiental e abordagem de sistema aberto.
A empresa tem o conhecimento que os funcionários que se sentem reconhecidos se envolvem com a empresa e fazem mais que suas obrigações. Para manter a motivação de seus colaboradores em alta a empresa costuma parabenizar o funcionário diante da equipe em reconhecimento de um trabalho bem realizado, também permite que os funcionários trabalhem em nível de igualdade, pedem sugestões sobre como chegar a resultados e contribuições do projeto, elogiam as atitudes positivas e pró-ativas dos funcionários. São realizadas também atividades em grupo durante o ano para criar laços de relacionamento entre os funcionários e a empresa. Para aumentar comprometimento de cada um, a empresa mantém uma análise de aumento salarial e gratificações por mérito.
Por se tratar de uma empresa de pequeno porte, onde os proprietários têm contato direto e frequente com todos os funcionários, nunca foi relacionada uma pesquisa de clima organizacional.
Nessa empresa seus valores são: ética e transparência, valorização das relações, responsabilidade social, colaboração, paixão, inovação.
No cotidiano da empresa quando ocorre algo de errado são utilizadas medidas corretivas ao invés da punição, dessa maneira, os funcionários tendem a ser mais transparente em suas ações. Visam também a integração entre os funcionários para a melhora das relações interpessoais, bons relacionamentos com os clientes e a comunidade. Os funcionários são incentivados a poupar recursos materiais: como utilizar o verso das folhas utilizadas nas comunicações internas, e ajudar na resolução de novos projetos e produtos.
Todos os funcionários direta ou indiretamente são responsáveis por disseminar os valores, mas os gerentes da empresa são os principais divulgadores da cultura organizacional. Além dos valores da empresa ficar expostos para que todos possam conhecê-los, a disseminação é passada através do modo de agir do proprietário e gerente ou nas ações corretivas junto ao funcionário. 
A comunicação dessa empresa é realizada de duas formas, informal através de conversas verbal com o funcionário e formal através de memorando ou e-mails. 
A interação é feita através de troca de informações entre os gerentes e seus subordinados, onde o gerente estimula e convida os subordinados a participarem do processo criativo e resolução de problemas.
Para melhoria do desempenho dos funcionários, os gerentes fazem reuniões periódicas para analisar se houve entendimento das funções e das tarefas diárias.
Utilizam os seus conhecimentos e experiência para abordar os assuntos e objetividade. Essas reuniões costumam ser rápidas, portanto, vão direto ao ponto, sem serem agressivo, mostrando que querem ajudar os subordinados, além da adequação linguística, também policiam as próprias ações, pois atitudes confirmam palavras.
CONCLUSÃO
Vimos que a empresa Eco Cosméticos e Produtos Naturais Ltda. É uma empresa de pequeno porte, mais que usam em sua gestão muitas ferramentas para que a empresa consiga estar no mercado, planejando, organizando, direcionando e controlando, para que seus colaboradores se sintam valorizados e tenham um bom entendimento uns com os outros, contribuindo para um melhor funcionamento da empresa.
Seus proprietários têm um contato direto com seus funcionários, assim lhes transmitindo diretamente os valores e costumes da empresa para que nela haja uma boa comunicação empresarial.
Por mais que uma empresa use ferramentas administrativas, ainda há o toque pessoal de cada dono em específico. Traçando assim, uma linha de pensamento único, talvez isso seja o diferencialde cada empresa, por mais que você use ferramentas existentes, há a necessidade da inovação, mas a inovação pessoal, para traçar um perfil próprio, a onde isso será o diferencial.
Talvez colocar empresas menores em padrões de grandes corporações não seja tão eficiente na pratica como teoricamente aparenta ser. 
REFERÊNCIAS
Produtos Naturais para Higiene e Embelezamento de Animais. Disponível em: <http://ecocosmeticos.com.br/>. Acesso em: 05 maio 2014.
Teoria Geral da Administração. Disponível em: http://www.famescbji.edu.br/famescbji/biblioteca/livros_adm/TGA.pdf> Acesso em: 12 maio 2014.

Continue navegando