Buscar

Ortese 2

Prévia do material em texto

O Sr. Lula Putin da Silva, é um paciente que foi encaminhado ao setor de fisioterapia, com um quadro de paralisia dos membros inferiores em particular paralisia dos flexores do quadril. Na avaliação foi observado que o Sr. Lula, compensa o déficit dos flexores com a inclinação lateral do tronco, o que acarreta um esforço considerável à marcha. Com base neste quadro hipotético responda: Qual a órtese mais indicada para este tipo de déficit? 
Órtese de tecido elástico
órtese com haste lateral da coxa 
prótese de propulsão reciproca 
órtese cinto pélvico 
órtese de Taylor 
Órtese: da expressão grega "tornar correto". Baseado neste conceito assinale a única alternativa que não diz respeito a Órteses: 
Oferece apoio a região do corpo com algum tipo de deformidade
Alinhar deformidades de uma parte do corp
Evitar e corrigir deformidades de uma parte do corpo 
Ajuda a melhorar a função de partes móveis do corpo
Substituir Membro amputado
Nas amputações transumeral, e com deficiências congênitas ou traumáticas, a primeira meta no uso da prótese é: 
Ganhar funcionalidade
Ganhar força 
Melhorar o aspecto emocional,
Cosmese,
As letras B e D estão corretas 
MARQUE A ALTERNATIVA QUE MAIS SE BENEFICIARIA COM A ÓRTESE PALMILHA DE SILICONE;
TORCICOLO CONGÊNITO
FASCITE PLANTAR; 
TENDINITE PATELAR;
TENDINITE BICIPITAL.
HÁLUX VALGO 
Em relação as orientações ao amputado e aos familiares é correto afirmar que: I- Não se deve deitar o coto na beira da cama e nem colocar almofada debaixo das costas II- Não se deve colocar almofada debaixo da perna nem do joelho em caso de amputação no membro inferior III- Deita-se sobre o membro amputado por alguns minutos para dar estímulo proprioceptivo IV- Não se deve enfaixar o coto de baixo para cima e nem apoia-lo na muleta 
As afirmativas II e III estão corretas 
As afirmativas I e IV estão corretas 
As afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas II e IV estão corretas 
As afirmativas I e III estão corretas 
r. Raul possui sequelas de AVE no lado esquerdo do corpo e o fisioterapeuta verificou que há grande dificuldade para realizar a atividade do Tibial Anterior visto que a força muscular está grau 2. Considerando o caso acima, a afirmativa correta referente a prescrição da órtese será: 
Apoio anti-equino porque sustenta o tornozelo em dorsiflexão
Estabilizador de tornozelo porque permite pequenas amplitudes de movimento ativo 
Sandália Cambras ou Llizarov porque aumenta o apoio do calcâneo durante a marcha 
Tornozeleira em 8 porque mantém o tornozelo em posição neutra 
Tutor plástico porque garante estabilidade do tornozelo e joelho para a marcha 
A quantidade de força e a região do corpo submetida à força, influenciam diretamente no conforto da órtese. Respeitando os princípios biomecânicos, a órtese deve ser sempre um trinômio: 
Funcionalidade, estabilização e peso aumentado.
Conforto, funcionalidade e peso reduzido. 
Estabilizaçao, força e dinâmica. 
Conforto, Funcionalidade e peso aumentado. 
Limitação de movimento, redução de massa e força reduzida. 
Os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem as motocicletas, têm causado um grande número de fraturas graves que desenvolvem sequelas musculoesqueléticas importantes. Nestes casos, o uso de órteses pode ser necessário durante a reabilitação. A respeito das órteses que envolvem o tornozelo e pé é correto afirmar, EXCETO: 
Durante a marcha com este tipo de órtese, a presença de uma base de deambulação excessivamente alargada pode ser causada por um membro mais comprido que o contra lateral;
Neste tipo de órtese, a correia da panturrilha deve terminar abaixo da cabeça da fíbula para evitar a compressão sobre o nervo fibular. 
Na avaliação estática da órtese que envolve o tornozelo e o pé, a articulação do tornozelo deve situar-se na ponta mais proximal do maléolo lateral para que seja congruente com o tornozelo anatômico.
Caso ocorra lesão do tornozelo a órtese indicada é o KAFO.
Durante o uso da órtese que envolve o tornozelo e o pé, a presença de hiperlordose lombar pode indicar uma contratura em flexão do quadril. 
No passado, as Órteses recebiam suas denominações relacionadas à pesquisadores, cidades de criação, centros de pesquisas, etc. Em 1973, a AAOS (Americam Academy Ortopedic) padronizou a terminologia das Órteses, direcionando sua nomenclatura para a região corporal de utilização. De acordo com as siglas de órteses dos membros inferiores, identifique na opção abaixo a única alternativa que não se enquadra à estas órteses: 
OJTP 
OTQJTP 
OQJTP 
OTP 
OJTQ 
Analisando as diretrizes biomecânicas para a prescrição de calçados e órteses para o pé, assinale abaixo as alternativas corretas
os calçados com gáspea baixa e flexível são indicados para estabilidade posterior do pé. 
na presença de limitação durante a fase média e terminal do impulso, durante a marcha, é indicada a presença da barra de báscula. 
as almofadas metatarsianas geram sobrecarga na região do médio pé, prejudicando a fase de apoio durante a marcha. 
a indicação de apoio longitudinal para a região posterior e do médio pé (arcos de apoio) é adequada na presença da fasceíte plantar ou desconforto patelofemural. 
os saltos de borracha são indicados para reduzir a pressão no calcanhar.

Continue navegando