Buscar

Saúde da Mulher 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A mulher encontra-se em constante atuação hormonal durante o seu ciclo menstrual. O Hormônio Folículo Estimulante (FSH):
Estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos.
Nenhuma das alternativas esta correta.
Sua síntese é no Hipotálamo.
É responsável pelo rompimento do folículo maduro na ovulação.
É responsável pela formação do corpo lúteo ou corpo amarelo.
"A maior parte da literatura aponta aumento da lordose lombar como a principal compensação postural ao crescimento uterino" (LEMOS A., 2013). Reflita sobre esta afirmação e escolha a única opção que a justifica.
A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e diminuição da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
A explanação plausível indica que a retração do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação posterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital torácica e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: O período puerperal é dividido em três estágios: do 1º ao 10º dia é chamado de puerpério _______________; do ___________ dia é chamado de puerpério tardio; do ___________ dia é conhecido como o puerpério _______________.
imediato; 11º ao 30º; a partir do 31º; remoto
principal; 11º ao 40º; a partir do 41º; distante
imediato; 11º ao 40º; a partir do 41º; remoto
imediato; 11º ao 20º; a partir do 21º; remoto
principal; 11º ao 20º; a partir do 21º; distante
Na última década, a assistência ao trabalho de parto tem sido motivo de muitas discussões, tanto no que se refere à qualidade propriamente dita, quanto aos procedimentos utilizados. No Brasil, o Programa de Humanização do Parto e Nascimento do Ministério da Saúde, lançado em junho/2000, formalizou e evidenciou iniciativas que já vinham ocorrendo, no sentido de se recuperar uma participação mais ativa da parturiente em todo o processo do parto. Muitos serviços buscam implementar esse programa que consta de:
Aumento da medicalização, inúmeras tecnologias e aumento de indicações de parto cesárea
Não valorização de orientações e procedimentos simples para o melhor uso do corpo durante o trabalho de parto.
Avanços tecnológicos da obstetrícia para o controle dos riscos materno-fetais, com os recursos farmacológicos para analgesia e anestesia, em todos os casos.
Maior acesso a partos cesárea, maior uso de tecnologias e ausência de familiares participantes no processo do parto;
Uma atenção à parturiente menos intervencionista, com práticas baseadas em evidências, menor uso de tecnologias, maior incentivo e ajuda para o parto vaginal;
O estudo urodinâmico constitui-se na parte dinâmica da avaliação de uma paciente com queixas urinárias (Moreno, 2004). Apesar de ser um exame realizado pelo médico, o mesmo fornece informações muito relevantes para o tratamento fisioterapêutico. Das opções abaixo, indique a única verdadeira:
Este exame permite avaliar as funções de armazenamento e esvaziamento tanto do trato urinário superior como do inferior.
Este exame permite avaliar apenas a função de evacuação de fezes e flatos.
Este exame permite avaliar as funções de armazenamento e esvaziamento do trato urinário superior.
Este exame permite avaliar as funções de armazenamento e esvaziamento do trato urinário inferior.
Este exame permite avaliar as funções de evacuação e micção.
No tratamento da incontinência urinária (IU), é possível ganhar força muscular e coordenação do assoalho pélvico (AP), por meio de estímulo elétrico ou biofeedback. Para manter essa capacidade de contrair fibras rápidas e lentas do AP, devem ser feitos(as):
caminhadas.
exercícios ativos perineais.
exercícios calistênicos
períodos de tratamento repetidos pelo menos 2 vezes por ano.
Considerando que a expectativa de vida para as mulheres brasileiras é de 72,4 anos, segundo o IBGE, e que a menopausa, no geral, ocorre em torno dos 45-50 anos, ainda restam às mulheres muitos anos de vida após a menopausa. Percebe-se na sociedade brasileira uma discriminação sistemática contra as pessoas por sua idade cronológica. No caso das mulheres, essa discriminação é mais evidente e acontece não só em relação ao corpo físico - alimentada pela supervalorização da maternidade em relação a outras capacidades e pelo mito da eterna juventude - como a outros aspectos da vida. Numa sociedade patriarcal, em que juventude e beleza são relacionadas ao sucesso, entrar na "meia idade" pode trazer, para muitas mulheres, a impressão de que "tudo acabou". O climatério/menopausa não é uma doença e sim uma fase da vida da mulher. A maioria das mulheres passa por ela sem apresentar queixas e sem necessitar de medicamentos, porém, outras apresentam sintomas de intensidade variável e que são, geralmente, transitórios (BRASIL, 2004). Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
No âmbito do setor Saúde, a execução de ações no climatério/menopausa será pactuada entre todos os níveis hierárquicos, visando a uma atuação mais abrangente e horizontal, além de permitir o ajuste às diferentes realidades regionais.
O combate ao sedentarismo no climatério/menopausa mostra-se eficaz em melhorar a aptidão física e favorecer a disposição para viver. Por este motivo, a fisioterapia deve atuar nessa etapa da vida da mulher no sentido da promoção da saúde.
A Política de Atenção à Saúde da Mulher deve contemplar as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias (desde adolescente até o climatério/menopausa) e dos distintos grupos populacionais (mulheres negras, indígenas, residentes em áreas urbanas e rurais, residentes em locais de difícil acesso, em situação de risco, presidiárias, de orientação homossexual, com deficiência, dentre outras).
No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Demandas em relação ao climatério/menopausa só foram inseridas posteriormente, sendo contemplada na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
O aumento da expectativa de vida e seu impacto sobre a saúde da população feminina tornam imperiosa a necessidade da adoção de medidas visando à obtenção de melhor qualidade de vida durante e após o climatério. Nesse sentido, o combate ao sedentarismo não é necessário, visto que não apresenta correlação com a presença de doenças crônico-degenerativas (de elevada morbiletalidade).
Considere as seguintes afirmações quanto ao sistema reprodutor feminino e assinale V para alternativa verdadeira e F para alternativa falsa:
Os ovários são responsáveis pela secreção dos hormônios estrogênio e progesterona.
O útero possui uma camada muscular denominada endométrio.
Os órgãos que compõe o sistema reprodutor feminino são ovários, útero, tubas uterinas, canal vaginal e vulvaV, V, V.
V, V, F.
V, F, F.
F, F, V.
V, F, V.
O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) foi elaborado em 1983 pelo Ministério da Saúde em parceria com profissionais de saúde de modo que as propostas de atendimento à saúde da mulher garantissem o respeito aos seus direitos de cidadã. Dentre os objetivos do PAISM, assinale a alternativa que NÃO se enquadra:
Promover a atenção à saúde da mulher na terceira idade.
Promover a atenção à saúde das trabalhadoras do campo e da cidade.
Estimular a implantação do planejamento familiar, para que mulheres aumentem sua prole.
Ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DST.
Promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual.
Durante a gravidez ocorrem alterações posturais importantes. Diante disto, marque a alternativa correta:
Menor mobilidade nas articulações das costelas e as costelas inferiores podem se alargar lateralmente.
Acentuação da lordose lombar.
Retificação da coluna torácica.
Diafragma sobe cerca de 0,5 cm.
Pelve inclina-se lateralmente e por isso há sobrecarga no iliopsoas.

Outros materiais