Buscar

Saúde da Mulher 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: As mamas já passam por transformações durante a gestação para que sejam preparadas para a lactação após o nascimento do bebê. A mama pode ________________ de peso (entre 500 a 800g), as glândulas sebáceas se tornam dilatadas e recebem o nome de ___________________________ e a aréola torna-se mais pigmentada e escurecida. Durante o aleitamento, o hormônio ________________ estimula a produção de leite, enquanto o hormônio ________________ promove a ejeção do mesmo.
aumentar, tubérculos de Montmartre, prolactina, ocitocina
aumentar, tubérculos de Montmartre, ocitocina, prolactina
aumentar, tubérculos de Montgomery, prolactina, ocitocina
aumentar, tubérculos de Montgomery, ocitocina, prolactina
aumentar, tubérculos de Montgomery, progesterona, estrógeno
 Já é sabido que o linfedema pode ser uma consequência da mastectomia e linfonodectomia axilar. Complete as frases com as palavras que melhor se adequam ao tema. O linfedema pode apresentar como sintomas: _____________ de volume no membro, alteração das propriedades mecânicas da _____________, alterações _____________, predisposição a _____________ sistêmicas e locais, rigidez e _____________ na amplitude de movimento (ADM) e, consequentemente, _____________ da função do membro superior envolvido. Além desses sintomas físicos, a paciente ainda pode apresentar redução da autoestima, problemas com a imagem corporal e aceitabilidade social. (BARROS V., 2013)
aumento; pele; sensitivas;infecções; aumento; aumento.
aumento; cabeça; sensitivas; hiperpigmentações; diminuição; diminuição.
diminuição; pele; sensitivas; infecções; diminuição; diminuição.
aumento; pele; sensitivas; infecções; diminuição; diminuição
diminuição; pele; sensitivas; hipervascularições; aumento; aumento.
 O aumento do útero gravídico durante a gestação provoca mudança do centro de gravidade da mulher, gerando diversas adaptações posturais. Marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE essas alterações.
Protusão de escapulas, rotação externa de MMSS, aumento da lordose lombar e retificação da lordose cervical, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, aumento da base de apoio.
Retração de escapulas, rotação externa de MMSS, diminuição da lordose cervical e lombar, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, aumento da base de apoio.
Protusão de escapulas, rotação interna de MMSS, aumento da lordose cervical e lombar, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, aumento da base de apoio.
Retração de escapulas, rotação interna de MMSS, aumento da lordose cervical e lombar, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, diminuição da base de apoio.
Assinale a INCORRETA:
Os efeitos da progesterona são: diminuição do tônus dos mm liso, efeito sedativo nas contrações uterinas, aumento do depósito de gordura, aumento da temperatura corpórea e atuação no centro respiratório.
O estrógeno é responsável pela: hipertrofia do útero e mamas, crescimento dos órgãos genitais externos, metabolismo de cálcio materno e retenção hídrica.
Devido à frouxidão ligamentar generalizada, provocada pela ação da relaxina, devemos tomar cuidado com entorses
A prolactina é responsável pela ejeção do leite e pelas contrações uterinas.
A relaxina provoca substituição gradual do colágeno por uma forma mais flexível e extensível (nas articulações sacrais e sínfise púbica).
 Quanto à abordagem fisioterapêutica intraparto, indique a alternativa correta.
A orientação para que a gestante fique na posição verticalizada (sentada, em pé, cócoras ou ajoelhada), com o tronco ligeiramente flexionado, permite que a ação da gravidade favoreça a projeção do útero para frente, provocando seu alinhamento com o canal de parto, não prejudicando a vitalidade fetal.
Durante o trabalho de parto, recomenda-se que a paciente permaneça no leito, em decúbito lateral esquerdo, para que não haja prejuízo no retorno venoso e para que aumente a efetividade das contrações uterinas.
A neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS) é amplamente indicada para o alivio de dores agudas e crônicas. Entretanto, para a dor oriunda do trabalho de parto esse recurso é contraindicado, pois interfere na efetividade e intensidade das contrações uterinas, prolongando o período de dilatação.
No final da fase ativa de dilatação e fase expulsiva, a dor é proveniente da distensão e tração de estruturas pélvicas que envolvem vagina e assoalho pélvico. Somente exercícios respiratórios podem ser indicados nessa fase com o objetivo de reduzir o estresse causado pela dor
A massagem também está contraindicada no trabalho de parto, pois a sensibilidade da parturiente encontra-se exacerbada e, ao menor toque, a sensação dolorosa aumenta significativamente.
 MBRV, 28 anos, G1, P0, A0, 18sIG, apresenta edema em MMII e dispnéia. Nega diabetes, HAS ou anemia. Peso pré-gestacional 55,8kg e peso atual 59,4kg. Profissão: dentista. Refere dor no MSD e pescoço. A única intercorrência na gestação foi baixa implantação da placenta no primeiro mês de gestação, ao US já está com implantação normal. Faz uso de suplemento vitamínico apenas. Sedentária antes e durante a gestação. Foi ao fisioterapeuta pois quer ter uma gravidez tranquila. Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
É importante que o fisioterapeuta informe à gestante que é comum a ocorrência de dispneia durante a gravidez, pois o útero impede a expansão completa dos retos abdominais durante a inspiração e desencadeia espasmos que geram a falta de ar.
Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
Pompagem sacral e massagem abdominal para desimpactação fecal são excelentes abordagens para a gestante.
Além das dores que a gestante já apresenta, a profissão da mesma poderá predispor ao surgimento de outros desconfortos músculo-articulares durante a gravidez, por isso a fisioterapia é totalmente indicada.
A baixa implantação da placenta no primeiro mês de gestação contra indica a realização de qualquer tipo de atividade física, mesmo de baixo impacto ou intensidade, até o final da gravidez.
 Apesar das perdas involuntárias de urina interferirem de forma devastadora na qualidade de vida das doentes, a incontinência urinária feminina continua a ser sub-diagnosticada e sub-tratada. PORQUE Estima-se que apenas uma em cada quatro mulheres sintomáticas procura ajuda médica, já que é considerada de forma errónea uma consequência natural da idade, sem tratamento eficaz, sendo por isso uma epidemia silenciosa. ¿
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
as duas afirmações são falsas.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
 
A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: As mamas já passam por transformações durante a gestação para que sejam preparadas para a lactação após o nascimento do bebê. A mama pode ________________ de peso (entre 500 a 800g), as glândulas sebáceas se tornam dilatadas e recebem o nome de ___________________________ e a aréola torna-se mais pigmentadae escurecida. Durante o aleitamento, o hormônio ________________ estimula a produção de leite, enquanto o hormônio ________________ promove a ejeção do mesmo.
aumentar, tubérculos de Montmartre, prolactina, ocitocina
aumentar, tubérculos de Montmartre, ocitocina, prolactina
aumentar, tubérculos de Montgomery, prolactina, ocitocina
aumentar, tubérculos de Montgomery, ocitocina, prolactina
aumentar, tubérculos de Montgomery, progesterona, estrógeno
O Fibro Edema Gelóide (FEG) é caracterizado pela hiperpolimerização da S.F.A, produzindo uma reação fibrótica com deficiência na microcirculação. Com base no que foi estudado, assinale a alternativa CORRETA.
São fatores determinantes: Aumento da pressão capilar, dificuldade de reabsorção linfática, transudação da linfa nos espaços intesticiais.
São considerados fatores condicionantes: estresse, fumo, sedentarismo, dieta, entre outros.
São fatores predisponentes do FEG: hereditariedade, idade, sexo e desequilíbrio hormonal.
No FEG apesar do aspecto de casca de laranja, não há comprometeminto circulatório na região afetada.
Gestante A.G.S., 19 anos, G1P0A0, comparece a consulta de rotina no ambulatório de obstetrícia no dia 30/07/11, apresentando data da última menstruação (DUM 29/04/11). Qual a data provável de parto (DPP) e Idade Gestacional, respectivamente, desta paciente?
06/02/12; 13 semanas
12/01/12; 12 semanas
12/12/12; 10 semanas
06/01/12; 11 semanas
12/02/12; 15 semanas

Outros materiais