Buscar

Saúde da Mulher 9

Prévia do material em texto

No processo de aleitamento materno, podemos afirmar a que a _____________________ é a principal causa de baixa produção de leite.
Nenhuma das alternativas
Hipomastia
Baixa ingesta hídrica
Herança familiar
Sucção deficiente
Sobre a atividade física na gestação, indique a correta
Um dos objetivos da atividade física é o controle e prevenção do diabetes gestacional, em decorrência da atividade física levar a uma diminuição da sensibilidade à insulina.
A prática de atividade física deve ser realizada de forma regular, com intensidade de leve a moderada, sendo uma das formas de determinação a faixa de frequência cardíaca (FC) de 60-75% da frequência cardíaca máxima (FCM). 
O centro de gravidade na gestante se desloca anteriormente e inferiormente, em virtude do aumento do útero e das mamas, sendo importante o fortalecimento muscular como técnica de tratamento
O treino de equilíbrio em superfícies irregulares e o treino de apoio unipodal devem ser realizados na gestação, pelas alterações que apresentam.
É importante a diminuição da intensidade dos exercícios durante a gravidez, em todas as gestantes, em razão das alterações decorrentes de fatores hormonais,
O assoalho pélvico é importante na manutenção da continência urinária e na estática pélvica, sua avaliação realizada pela escala PERFECT não permite quantificar;
a sensibilidade das contrações.
o número de contrações rápidas e lentas
a intensidade das contrações
o tempo de sustentação das contrações.
Os distúrbios do assoalho pélvico também englobam queixas do compartimento posterior da pélvis. Leia atentamente as afirmativas e escolha a opção correta;
Infecção fecal é a queixa de perda involuntária de fezes (líquidas, sólidas ou soiling)
Incontinência anal é a queixa de perda involuntária de fezes, sejam elas líquidas, sólidas ou soiling
Incontinência fecal é a queixa de perda involuntária de fezes (líquidas, sólidas ou soiling).
Incontinência fecal é a queixa eliminação voluntária de fezes (líquidas, sólidas ou soiling).
Incontinência esfincteriana é a queixa de perda involuntária de fezes, sejam elas líquidas, sólidas ou soiling
O aleitamento é tão importante para o binômio mãe-bebê que o Ministério da Saúde preconiza que ele deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida de maneira exclusiva. Reflita sobre a fisiologia da lactação e complemente as frases de maneira a torná-las verdadeiras. Um dos principais fatores etiológicos para o surgimento de ___________________ é a ___________________. Por mais que a sucção seja um reflexo inato, o fisioterapeuta deverá orientar a nutriz que observe se os lábios do bebê estão corretamente posicionados (________________ e ________________). Em todo momento ________________ e ________________ deverão estar o má ximo possível dentro da boca do bebê, na qual formará o bico longo.
mama flácida; pega incorreta; de frente para a mama; voltados para dentro; mamilo; aréola
fissuras mamilares; pega incorreta; de frente para a mama; voltados para fora; mamilo; aréola
mama flácida; pega incorreta; de frente para a mama; voltados para fora; mama; aréola
fissuras mamilares; pega correta; de frente para a mama; voltados para fora; mamilo; mama
fissuras mamilares; pega incorreta; de frente para a mama; voltados para dentro; mamilo; aréola
Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: É notório perceber que durante o _______________ ocorrem as mais importantes alterações fisiológicas no corpo da mulher, como por exemplo a __________________ com a eliminação de _______________ e flacidez da parede abdomina l com presença de 
puerpério inicial; involução uterina; lóquios; diástase dos oblíquos internos
puerpério imediato; involução uterina; lóquios; diástase dos retos abdominais
puerpério inicial; involução vaginal; lóquios; diástase dos retos abdominais
puerpério remoto; involução mamária; colostro; diástase dos retos abdominais
puerpério imediato; involução uterina; menstruação; diástase dos retos abdominais
Com relação à etiologia do linfedema, assinale a INCORRETA.
O linfedema secundário pode ser decorrente de traumas, linfadenectomia, filariose e linfangite
A quimioterapia pode ser considerado como um fator secundário no desenvolvimento do linfedema, pois gera um bloqueio transitório no sistema linfático.
A radioterapia pode ser considerada como um fator que favorece o aparecimento do linfedema.
O linfedema pode ser agudo ou crônico
O linfedema primário pode ser congênito (hipoplasia ou agenesia do sistema linfático), precoce (alterações hormonais durante a puberdade), ou tardio (geralmente ocorre após a menopausa)
O assoalho pélvico compreende um grupo de tecidos que cobre a abertura criada na base da pelve óssea e que tem a função de dar sustentação aos órgãos e estruturas da pelve. Assim, é correto afirma
Alterações no funcionamento deste grupo de tecidos pouco interferem no controle da micção
Os músculos íleococcígeo e o esfíncter anal externo não fazem parte deste assoalho
O canal vaginal mantém-se tenso à custa da contração dos músculos pubococcígeo, levantador do ânus. 
O músculo detrusor é o maior músculo que compõe o assoalho pélvico.
O músculo elevador do ânus atua especificamente na continência fecal, não tendo atuação na continência urinária
"Esta doença causa lesões nos órgão genitais, ânus, nádegas podendo se estender até a região das costas. Ela atinge milhões de pessoas no mundo, e o seu contágio ocorre através do contato sexual com pessoas infectadas (...) Não tem cura e os primeiros sintomas da doença ocorrem ente 10 e 15 dias após o contágio. Ao entrar em nosso organismo o vírus pode ter a fase de atividade que é quando a doença se manifesta causando prurido e o surgimento de pequenas vesículas nos órgãos genitais, seguidos de febre e gânglio inflamados" (http://www.infoescola.com/doencas , 2012). 
A descrição anterior refere-se a seguinte doença sexualmente transmissível: 
AIDS
Herpes Genital
Gonorréia
Hepatite B
Dispauremia
"Pode ser prevenida por vacinas. Temos a faixa etária de até 19 anos, preferencial para o uso da vacina, mas para a qual a vacinação ainda é muito baixa, principalmente a partir dos 11 anos de idade", afirmou Mariângela, revelando que o ministério estuda as medidas para ampliar a faixa etária e melhorar a cobertura entre a faixa etária de 11 a 19 anos. As principais formas de infecção ... pode ocorrer pela relação sexual sem o uso de preservativo, pelo compartilhamento de objetos contaminados (lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha, materiais para a colocação de piercing e para tatuagens) entre outros equipamentos e objetos, como por usuários de drogas injetáveis. (Folha de S.Paulo 27.10.2009)" (http://www.infoescola.com/doencas, 2012)
A descrição acima diz respeito a seguinte doença que pode também ser transmitida sexualmente
Clamídia
Hepatite B
Condiloma acuminado
Sífilis
	
	AIDS

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes