Buscar

Brasil imperial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL Avaia Aluno(a): BATMAN Matrícul000000719862 Acertos: 9,0 de 10,0 Data: 21/05/2017 (Finalizada) 
 1a Questão (Ref.: 201513421798) Acerto: 1,0 / 1,0 Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta incorretamente uma ação efetivada durante o período joanino. 
 A promulgação da Lei Eusébio de Queirós. 
 A fundação da biblioteca real. 
 A coroação de D. João VI. 
 A fundação do Banco do Brasil. 
 A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido. Gabarito Comentado. 
 2a Questão (Ref.: 201513034397) Acerto: 0,0 / 1,0 A chegada da família real no início do século XIX mudou completamente a face do Brasil. Assinale abaixo a opção que demonstra essa transformação: 
 
 De uma economia socialista voltada para Portugal, passou a ter os portos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo. 
 De uma economia colonial voltada para dentro de seu próprio território, passou a ter os portos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo. De uma economia colonial voltada para Portugal, passou a ter os portos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo. De uma economia colonial voltada para Portugal, passou a ter os aeroportos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo. 
 De uma economia colonial voltada para a Ásia, passou a ter os portos abertos para a economia mundial e, como o Império nos trópicos, passou a comercializar com vários países do mundo. Gabarito Comentado. 
 3a Questão (Ref.: 201513542067) Acerto: 1,0 / 1,0 Sabe-se da pressão inglesa para extinção do tráfico de escravos no Brasil imperial. Assinale qual foi o acordo internacional, no qual, o Brasil comprometia-se a findar o tráfico em três anos. 
 
 Tarifa Alves Branco (1843). 
 Bill Abeerden (1845) 
 Tratado Brasil-Portugal (1825). 
 Tratado Brasil-Inglaterra (1826). 
 Lei Palmerston (1839) Gabarito Comentado. Gabarito Comentado. 
 4a Questão (Ref.: 201512887462) Acerto: 1,0 / 1,0 "Como vimos, para Constâncio o negociante era "muito mau" e era preciso "sair do poder dele", enquanto Filomeno queria participar da combinação porque "já havia apanhado" (Chalhoub: 1989, 31) O autor Sidney Chalhoub defende em seu texto: I- Que a escravidão não impedia o cativo exercer, minimamente, a capacidade de influir em seu destino, colocando-se em oposição as idéias defendidas por Fernando Henrique Cardoso e Florestan Fernandes; II- Que as agressões aos comerciantes de escravos e, até, a confissão de crimes era uma forma de resistência dos escravos em busca da melhor condição, mesmo enquanto cativo; III- Que para evitar serem surpreendidos por uma lei de abolição, mesmo antes de 1888, a maioria dos proprietários de escravos concediam alforrias incondicionais aos seus cativos. 
 I e II estão corretas 
 I, II e III estão corretas 
 I e II estão erradas 
 II e III estão erradas 
 I e III estão corretas Gabarito Comentado. Gabarito Comentado. 
 5a Questão (Ref.: 201512888291) Acerto: 1,0 / 1,0 As primeiras manifestações no Piauí em defesa da separação entre Brasil e Portugal datam de 1817 por ocasião da Insurreição Pernambucana que, por sua vez, pouco repercutiu em solo piauiense. Sobre a Insurreição de 1817, assinale a alternativa CORRETA. 
 
 A Insurreição teve pouca repercussão no Piauí em razão da pequena relação entre o Pernambuco e o Piauí, considerando que no início do século XIX o Piauí passou a enfrentar a concorrência do gado pernambucano. 
 O temor inicial logo foi desfeito pela assinatura do acordo de ajuda mútua entre o governador do Ceará, Coronel José Filgueiras, e o governador do Piauí, Baltazar de Vasconcelos, para defesa contra os insurgentes Pernambucanos. 
 Logo no início das manifestações o governador do Piauí, Baltazar de Vasconcelos, aderiu ao movimento, mas a Insurreição no Pernambuco foi rapidamente sufocada e o governo da Capitania foi substituído por uma Junta de Governo que tinha como membros Antonio Maria Cau, Manoel de Sousa Martins e Padre Francisco Zuzarte. 
 A repercussão que o movimento despertou em outras capitanias motivou as autoridades do Piauí a tomarem medidas enérgicas para impedir a propagação da Insurreição, impedindo a difusão de informações, restringindo o comércio do gado, reorganizando e fortalecendo as forças militares. O quadro de Insurreição Pernambucana teve relevância em todo o Nordeste, em especial por conta dos privilégios concedidos as regiões sudeste e o gradual abandono do Nordeste brasileiro Gabarito Comentado. 
 6a Questão (Ref.: 201512887473) Acerto: 1,0 / 1,0 "A Constituição de 1824 simbolizava o verdadeiro caráter ideológico da aristocracia rural da época: liberal na forma, conservadora na pratica." Marque a alternativa que melhor explica a frase supracitada. 
 
 As elites que tomaram o poder, em 1822, não eram ligadas á economia de exportação e importação e, portanto, não tinham o interesse de manter as tradicionais estruturas de produção, cuja base era o trabalho escravo e a grande propriedade. Almejavam profundas mudanças estruturais. 
 O sistema político brasileiro, após a independência, era descentralizado, isto é, os governos municipais eram independentes dos governos provinciais e estes por sua vez eram independentes do governo central. 
 Rompendo com a tradição colonial, a igreja católica não ficou mais subordinada ao Estado brasileiro. 
 Após a independência do Brasil, alguns grupos interessados em promover o desenvolvimento da indústria nacional e abolir o tráfico de escravos ganharam força. Com a constituição de 1824, além dos poderes executivo, legislativo e judiciário, o imperador poderia contar ainda com o poder moderador. Poder pessoal e exclusivo que legalizava o seu absolutismo. Era ainda assessorado pelo conselho de Estado, que também era vitalício e nomeado pelo imperador. Gabarito Comentado. 
 7a Questão (Ref.: 201512887378) Acerto: 1,0 / 1,0 Leia o texto abaixo e responda: A independência do Brasil ocorre no contexto histórico das primeiras décadas do século XIX, quando um duplo movimento revolucionário está em marcha no mundo ocidental. De um lado, a Revolução Industrial, superando as antigas formas de produção e consolidando o capitalismo. De outro, as revoluções liberais burguesas que, a partir da Revolução Francesa e em ondas sucessivas (1820, 1830 e 1848), vão sepultando o Antigo Regime e afirmam a nova sociedade burguesa. A presença do Estado português no Brasil (1808-1821), cuja vinda decorreu das circunstâncias da política europeia da época, acelerou o processo de independência. Imerso em crise, o I Reinado pouco durou (1822-1831). A seguir veio o conturbado período regencial (1831-1840), contexto de revoltas armadas e de disputas entre setores das elites brasileiras. Um golpe branco, em 1840, dá início ao II Reinado (1840-1889), cuja fase de maior estabilidade foi garantida pelo singular modelo de parlamentarismo e pelos capitais gerados pelo café. A partir das informações contidas no texto e considerando a realidade histórica da primeira metade do século XIX, assinale a opção correta acerca do processo de indepen-dência do Brasil: 
 
 O título de defensor perpétuo do Brasil que lhe foi conferido atesta o grau de aceitação de D. Pedro I pelas elites brasileiras e a quase inexistência de oposição política ao seu governo. Foi determinado por fatores internos e por injunções externas, inclusive pelas transformações econômicas trazidas pelo capitalismo industrial, incompatíveis com a tradição colonial dos monopólios 
 A estrutura política do Império foi montada de forma a tornar D. Pedro I uma ¿figura decorativa¿, sem poderes efetivos de mando 
 O fim do I Reinado se explica, a rigor, tão somente pelas injunções da política portuguesa, asquais obrigaram o imperador brasileiro a retornar ao seu país de origem para enfrentar seu irmão D. Miguel. 
 A Revolução do Porto, em 1820, liberal em todos os aspectos, estimulou a independência do Brasil na medida em que destruía o modelo absolutista vigente em Portugal. Gabarito Comentado. 
 8a Questão (Ref.: 201513377822) Acerto: 1,0 / 1,0 (Ufrrj) Leia os textos a seguir, reflita e responda. Após a Independência política do Brasil, em 1822, era necessário organizar o novo Estado, fazendo leis e regulamentando a administração por meio de uma Constituição. Para tanto, reuniu-se em maio de 1823, uma Assembléia Constituinte composta por 90 deputados pertencentes à aristocracia rural.(...) Na abertura dos trabalhos, o Imperador D. Pedro I revelou sua posição autoritária, comprometendo-se a defender a futura Constituição desde que ela fosse digna do Brasil e dele próprio. VICENTINO, C; DORIGO, G. "História Geral do Brasil." São Paulo: Scipione, 2001. A Independência política do Brasil, em 1822, foi cercada de divergências, entre elas, o desagrado do Imperador com a possibilidade, prevista no projeto constitucional, de o seu poder vir a ser limitado, o que resultou no fechamento da Constituinte em novembro de 1823. Uma comissão, então, foi nomeada por D. Pedro I para elaborar um novo projeto constitucional, outorgado por este imperador, em 25 de março de 1824. Em relação à Constituição Imperial, de 1824, é correto afirmar que nela : 
 
 foi consagrada a extinção do tráfico de escravos, devido à pressão da sociedade liberal do Rio de Janeiro. 
 foi abolido o padroado, assegurando ampla liberdade religiosa a todos os brasileiros natos, limitando os cultos religiosos aos seus templos. 
 foi introduzido o sufrágio universal, somente para os homens maiores de 18 anos e alfabetizados, mantendo a exigência do voto secreto. 
 o poder executivo seria exercido pelos ministros de Estado, tendo estes total controle sobre o poder moderador. o poder moderador era atribuição exclusiva do Imperador, conferindo a ele, proeminência sobre os demais poderes. Gabarito Comentado. Gabarito Comentado. 
 9a Questão (Ref.: 201513556666) Acerto: 1,0 / 1,0 Sabe-se que os EUA foram os primeiros a reconhecer a independência do Brasil, em decorrência, sobretudo, da doutrina Monroe (1823). Nesse sentido, o que visava a doutrina Monroe? 
 
 O mercado consumidor brasileiro. 
 A transformação do Brasil em uma república. 
 Combater a escravidão no Brasil. A não intervenção de potências europeias no continente americano. 
 Tarifas alfandegárias favoráveis. Gabarito Comentado. 
 10a Questão (Ref.: 201513034462) Acerto: 1,0 / 1,0 Por que os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência brasileira? 
 
 Estes possuíam indústrias, enquanto a América latina tinha uma economia agrária. Podiam assim vender mercadorias industrializadas por um preço alto e comprar produtos industrializados por um preço baixo, mantendo sua balança comercial sempre favorável. 
 Estes possuíam indústrias, enquanto a América latina tinha uma economia agrária. Podiam assim vender mercadorias do campo por um preço alto e comprar produtos industrializados por um preço baixo, mantendo sua balança comercial sempre favorável. 
 Estes possuíam indústrias, enquanto a América latina tinha uma economia agrária. Podiam assim vender mercadorias industrializadas por um preço alto e comprar matéria prima por um preço baixo, mantendo sua balança comercial sempre favorável. 
 Estes possuíam latifúndios, enquanto a América latina tinha muitas fábricas. Podiam assim vender mercadorias industrializadas por um preço alto e comprar matéria prima por um preço baixo, mantendo sua balança comercial sempre favorável. 
 Estes possuíam latifúndios, enquanto a América latina tinha uma economia agrária. Podiam assim vender mercadorias industrializadas por um preço alto e comprar matéria prima por um preço baixo, mantendo sua balança comercial sempre favorável.

Outros materiais