Buscar

APOL 04 LOGISTICAS EMPRESARIAL E PROCESSIS PRODUTIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 04
ORGANIZAÇÕES DE SISTEMAS PRODUTISVOS, E LOGISTICA EMPRESARIAL:
A determinação da taxa de utilização de equipamento consiste em conhecer a capacidade máxima de uso das máquinas e o quanto elas estão sendo utilizadas em relação à demanda atual. Assinale a alternativa que apresenta a fórmula para se calcular a TUE (taxa de utilização de equipamento).
	
	A
	TUE = (nº de peças produzidas * tempo de lead time * 100) / tempo de abertura.
	
	B
	TUE = (nº de peças boas * tempo de tacto da linha * 100) / tempo de trabalho total.
	
	C
	TUE = (nº de peças boas * tempo de ciclo * 100) / tempo de abertura.
	
	D
	TUE = (nº de peças produzidas * tempo de ciclo * 100) / tempo de trabalho total.
Duarte (1999) apresenta diferentes possibilidades para a existência de plataformas logísticas com diferentes vocações. Considerando as finalidades, o tipo de atuação e outras características significativas, elas podem ser classificadas em quatro tipos diferentes: portos, porto seco, Eadi e global transpark. O que difere os portos do porto seco? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Portos permitem a prática do transporte hidroviário e o porto seco conta apenas com o transporte ferroviário.
	
	B
	Portos se localizam dentro da zona portuária e o porto seco se localiza em áreas interiores ao continente, sempre longe da área portuária e dos aeroportos.
	
	C
	Portos se localizam dentro da zona portuária e o porto seco em áreas interiores ao continente, distantes de portos e aeroportos, embora possam localizar-se geograficamente próximo dessas instalações.
	
	D
	Portos permitem a prática do transporte ferroviário e o porto seco permite somente a prática do transporte aéreo.
As plataformas logísticas devem oferecer condições para que suas atividades sejam desenvolvidas com a máxima eficiência possível. Segundo Boudoin (1996), uma plataforma logística apresenta três áreas específicas e com funções próprias. Analise a frase a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que representa a área específica descrita neste conceito. “Trata-se de áreas adjacentes às áreas públicas para o adequado suporte aos processos logísticos, como serviços de corretagem, fretamentos, despacho e desembaraço aduaneiro, assessoria e consultoria, aluguel de equipamentos, armazenagem, transporte e distribuição.”
	
	A
	Área para serviços gerais.
	
	B
	Área para transporte.
	
	C
	Área para os operadores logísticos.
	
	D
	Área secundária.
Apesar das vantagens que o takt time traz para a empresa e/ou processo produtivo, existem alguns casos de sistemas produtivos em que não é recomendável aplicá-lo. Quanto às áreas de não aplicabilidade, analise as proposições a seguir e marque V (VERDADEIRO) para as corretas ou F (FALSO) para as erradas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.  ( ) Produção sob encomenda. ( ) Produção de baixa repetibilidade. ( ) Produção de projetos. ( ) Produção com altas variações de demanda.
	
	A
	V – V – V – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	F – V – F – V.
	
	D
	F – V – V – F.
A taxa de utilização de equipamentos consiste em conhecer a capacidade máxima de uso das máquinas e o quanto elas estão sendo utilizadas em relação à demanda atual. Com a aplicação do estudo da taxa de utilização de equipamentos, a empresa pode obter vários resultados. Em relação aos resultados obtidos, analise as proposições a seguir e marque V (VERDADEIRO) para as corretas ou F (FALSO) para as erradas. Em seguida, assinale a alternativa correta.  ( ) Quantificação das perdas de capacidade desses meios e sua redução. ( ) Estabelecimento de um indicador de progresso para a fábrica. ( ) Visão do funcionamento da fábrica. ( ) Tratamento das situações que apresentam anomalias.
	
	A
	V – F – V – F.
	
	B
	F – V – F – V.
	
	C
	F – V – V – F.
	
	D
	V – V – V – V.

Outros materiais