AD2 1 2017 Práticas de Ensino II
4 pág.

AD2 1 2017 Práticas de Ensino II


DisciplinaPráticas de Ensino II27 materiais70 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
		Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas \u2013 EAD
Avaliação a Distância (AD2) 1º Sem. 2017
Disciplina: \u200b\u200b\u200b\u200b Prática de Ensino 2: Currículo
Coordenador: Professora Therezinha Carlomagno Garcia
	CURSO: Ciências Biológicas 
	
	 
	
	
	DATA: 2017/1
 
ATENÇÃO:
 Caro aluno (a),
Esta prova (AD2) deve ser enviada online, até o dia 01de maio de 2017. Todas as questões foram retiradas do conteúdo do caderno didático (até a aula nº 14), da bibliografia indicada e do material de estudo das aulas da plataforma. Para tirar qualquer dúvida sobre a AD2 o aluno tem que se comunicar com a tutora presencial, no polo.
 
QUESTÃO I: ESCREVA UM TEXTO sobre: \u201cA importância do PPP (projeto político-pedagógico) para a educação escolar\u201d. 
(Valor total: 3 pontos).
 
 
 ATENÇÃO: 
O texto tem que ser legível, com cerca de 12 linhas (cuidado com a pontuação, a ortografia etc.).
Caso faça alguma citação, respeite as normas da ABNT. A citação não pode ter mais do que 8 (oito) linhas, que não serão computadas ao total das 12 (doze) linhas do texto.
Os itens (1, 2 e 3) devem ser considerados no texto. 
 1) Organização do tempo escolar 
 2) Segmentos da escola que participam como atores e autores na construção do PPP, e forma de participação destes segmentos.
 3) Questões básicas que as escolas tentam responder.
Resposta: Texto
A importância do Projeto Político-Pedagógico na Educação
	O PPP (Projeto Político-Pedagógico) é um documento de cada escola, que possui a união de propostas de ação concreta a desempenhar-se durante determinado tempo, considerando a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, prudentes e críticos, que atuarão individualmente e comunitariamente na sociedade. Esse documento é feito pela equipe pedagógica de conselho da própria escola, tem por finalidade definir e organizar as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, como: conhecimentos, atitudes e valores.
	Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação transformadora, eficiente e de qualidade. Por ser completo o PPP, tem em seus projetos a organização do tempo escolar, como por exemplo: o calendário escolar (que indica quando e como serão feitas as avaliações, os dias dos feriados e das férias, períodos de atividades extracurriculares e etc.); quantidades de horas que os professores de cada matéria terão para usar em sala de aula, entre demais coisas. 
	Por causa das estratégias de ensino, o PPP precisa ser revisado anualmente, nesta revisão é que ocorre a verificação do que está de acordo com o documento. Exemplo de tópicos a serem revisados: Matérias bem distribuídas; avaliações e trabalhos escolares dados em momentos certos; envolvimento dos pais de alunos na escola, e etc., são argumentos para manter uma eficiência no aprendizado dentro de uma unidade escolar. 
 
 QUESTÃO II: Marque com um X dentro de cada parêntese a opção que completar as proposições (1, 2 e 3), justificando a resposta com outras informações importantes sobre o conteúdo exposto (cerca de três linhas em cada justificativa) (Valor total: 3,0 pontos).
1 \u2013 O multiculturalismo representa uma perspectiva advinda das lutas de grupos sociais discriminados e excluídos de uma cidadania plena, que se refere(...)
a - ( ) à disputa por diferentes espaços para os povos europeus e latinos 
b - ( x ) à perspectiva curricular que envolve o espaço disputado por diferentes culturas Justificativa: É pela busca de trabalho ou de outros meios de sobrevivência, que os grupos disputam o respeito atribuído às culturas hegemônicas neste espaço. 
c - ( ) às culturas com base na inter-relação entre os mesmos grupos culturais do ocidente 
d - ( ) ao aspecto conservador que percebe as culturas africanas como discriminadas
2 \u2013 A ação docente é sempre uma ação política em que o professor deve se expressar, (...)
a - ( ) concordando com as políticas educacionais que lhes são impostas ou oferecidas
 
b - ( ) discordando das políticas educacionais que lhes são impostas ou oferecidas
 
c - ( ) demonstrando-se alheio às propostas educacionais que lhes são impostas 
d - ( x ) apoiando, contrapondo-se ou demonstrando-se alheio às propostas educacionais. Justificativa: Porque o trabalho do professor é apoiar ativamente, ou contrapor-se ou, ainda demonstrar ser isento à propostas e práticas educacionais que lhes são exigidas ou oferecidas em alguns casos. 
3 \u2013 As propostas curriculares interdisciplinares priorizam a construção do (...) 
 
a - ( ) conteúdo escolar específico de cada disciplina
b - ( b ) conhecimento de maneira global e articulada. Justificativa: A interdisciplinaridade é a busca por respostas sob pontos de vista diferentes para a construção de uma representação de uma determinada situação
c - ( ) conhecimento de forma mecânica e específica
d - ( ) conteúdo de forma desarticulada e particular
QUESTÃO III: Coloque a letra V (VERDADEIRO), ou a letra F (FALSO), dentro dos parênteses, completando cada opção com outras informações pertinentes (Cerca de três linhas em cada informação. Valor total:4 pontos).
a - ( v ) a escola muitas vezes é injusta. Justificativa: Sim. Quando a escola da o mérito à algum aluno, esta ação é vista como favorecimento de alguns alunos sobre outros. Isto é uma ação injusta pois existem alunos com bastante facilidade de aprendizado, e outros alunos com bastante dificuldade para o aprendizado. 
b \u2013 ( v ) o complexo temático pode ser definido como uma forma dialógica de planejamento escolar. Justificativa: Sim. Porque propõe que a elaboração do ensino na escola seja realizado com a participação dos alunos. Esta ação tem por finalidade a preocupação com a autonomia dos alunos, a auto-organização, o mundo do trabalho, a consciência e a socialização. 
c - ( f ) para que os alunos dominem outro universo cultural, os professores têm que usar nas suas aulas uma linguagem desconhecida pelas crianças. Justificativa: Não. Porque os meios de ensinar influenciam bastante no aprendizado dos alunos, e, também considerando a desigualdade social dentro das escolas, os alunos de baixa renda vão ser desfavorecidos se esta ação proceder. 
d - ( f ) o objetivo do Conselho de Classe é de os professores ditarem para a secretária da escola os conceitos alcançados pelos alunos em cada bimestre. Justificativa: Não. O conselho de classe serve para avaliar a aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias empregadas no ensino, a devida organização curricular e outros conceitos do ambiente escolar, para buscar melhoria no ensinamento.
Referências Bibliográficas: 
Currículo. v2. Andréa Rosana Fetzner. Rio de Janeiro. Fundação CECIERJ. 2013. 112p.
 
 
 
\ufffd HYPERLINK "https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwius_z_ro3SAhXCiZAKHb7WCoYQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Fwww.wreducacional.com.br%2Fcursos%2Feducacao%2Fprojeto-politico-pedagogico&psig=AFQjCNHmrZZaGSMUf6ceVhme0WDJ6b_tlw&ust=1487085130191690" \t "_blank" \ufffdWR Educacional\ufffd
 \ufffd HYPERLINK "https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjYo8nIvbXQAhWIGZAKHZU1BeIQjB0IBg&url=https%3A%2F%2Fensaiosdegenero.wordpress.com%2F2012%2F08%2F15%2Fpedagogia-e-celebracao-da-identidade-e-da-diferenca-alguns-pontos-criticos%2F&psig=AFQjCNHspgcz3SqmtQO0YWvVvvrm13LuPg&ust=1479667611569217"