Buscar

Redaçao e provas objetivas Métodos Quantitativos

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (304686)
Métodos Quantitativos (ADG13)
Prova: 3792123
QUESTÃO:
1. A estatística é o método científico utilizado para realizar pesquisas e analisar os dados observados para a tomada de decisões em diversas esferas, seja no meio pessoal ou no ramo empresarial. Ao elaborar uma pesquisa estatística, é necessário identificar a população, realizar a pesquisa com um determinado número de amostras para a construção de tabelas e gráficos que darão suporte à tomada de decisões. No item referente às variáveis estatísticas, que representam as características que o pesquisador quer observar, elas se dividem em variáveis qualitativas e quantitativas. Escreva uma redação com o tema: A DIFERENÇA E A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS.
RESPOSTA ESPERADA: 
O acadêmico deverá apresentar na redação os seguintes pensamentos:
Com relação à importância das variáveis: Elas informam as maneiras mais eficientes de como tratá-las, apresentá-las e representá-las.
Com relação à diferença: 
Variáveis qualitativas: são de natureza que tratam as qualidades dos dados observados.
Variáveis quantitativas: a natureza dos dados são dados através de números.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (304688)
Métodos Quantitativos (ADG13)
Prova: 3792214
QUESTÃO:
1. O setor de Recursos Humanos da indústria de sapatos XYZ quer saber a idade de seus colaboradores. Para isso, realizou uma pesquisa estatística no ano de 2014, obtendo as seguintes idades: 18 ¿ 18 ¿ 18 ¿ 19 ¿ 19 ¿ 20 ¿ 21 ¿ 21 ¿ 21 ¿ 21 ¿ 21 ¿ 21 ¿ 22 ¿ 22 ¿ 22 ¿ 23 ¿ 23 ¿ 23 ¿ 24 ¿ 24 ¿ 24 ¿ 24 ¿ 24 ¿ 24 ¿ 25 ¿ 25 ¿ 25 ¿ 25 ¿ 25 ¿ 25 ¿ 25 ¿ 25 ¿ 26 ¿ 27 ¿ 27 ¿ 28. 
a) Elabore uma distribuição de frequência de variável discreta dos dados acimas observados.
b) Qual é a idade média dos colaboradores desta indústria?
RESPOSTA ESPERADA: 
Verificar anexo.
QUESTÃO:
2. Em alguns casos, ao analisar uma pesquisa, é necessário realizar a comparação do comportamento de duas ou mais variáveis em conjunto com seus resultados, verificando se há independência entre variáveis. Explique o que é independência entre variáveis e cite um exemplo.
RESPOSTA ESPERADA: 
A independência entre variáveis é quando uma variável x não aumenta ou diminui proporcionalmente a uma outra variável y, os valores não se mantêm constantes. O comportamento da evolução de uma variável, por exemplo, a idade, não interfere diretamente no número de integrantes de uma família.
QUESTÃO:
3. Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar. A elaboração de uma pesquisa parte desde a definição do problema até a interpretação dos dados. Todas as fases devem ser tratadas com seriedade e objetividade. Analise a charge a seguir e justifique por que a definição do problema é essencial para que se obtenha uma pesquisa bem estruturada.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/_-VzcAgiU2gA/TNxyezXfpdI/AAAAAAAABCE/i43K3i5M0L0/s1600/censo-2010_03.jpg>. Acesso em: 1 set. 2014.
RESPOSTA ESPERADA: 
Ao ter como objetivo a realização da pesquisa estatística, é necessário definir claramente o problema que se quer sanar, e as perguntas elaboradas devem estar claras para que tenhamos uma pesquisa de sucesso. É por meio desta definição clara e objetiva que as demais etapas se concretizarão de forma adequada. Na definição do problema, é necessário compreender ¿o quê?¿ a pesquisa tratará.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes