Buscar

TG desenvolvimento sustentável TG III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
 
 Aluna(s)
Adassa Neves de Oliveira RA 1603112
Daniely Ferreira Almeida RA 1603627
Flávia de Souza Riberio RA 1645039
Jéssica de Jesus Silva RA 1602740
Marcília Maria Costa RA 1618168
Silvana de Caldas Gomes RA 1604253
POLO
JUÍNA -MT
2016
Questão discursiva TG (Trabalho em Grupo)
Leia o texto abaixo, disponível em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/naturalsciences/education-for-sustainable-development/>. Acesso em: 16.09.2013. Responda o solicitado.
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável. A escala e a diversidade de seus recursos naturais fazem do Brasil um país de importância-chave em termos da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. 
A Assembleia Geral das Nações Unidas a proclamou a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para o período 2005-2014. A proposta foi aprovada em dezembro de 2002, durante sua 57ª Sessão. A UNESCO é a agência líder da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) para promover a décadas e para estabelecer padrões de qualidade para a educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Seu principal objetivo é o de integrar os princípios, os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável a todos os aspectos da educação e da aprendizagem. 
A educação para o futuro sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, por exemplo, mudança climática, redução de riscos de desastres, biodiversidade, redução da pobreza e consumo sustentável. Também requer métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e empolgar alunos a mudar seus comportamentos e tomar atitude em favor do desenvolvimento sustentável. A Educação para o Desenvolvimento sustentável promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa. 
Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do inter-relacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro.
 Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, que descreve um conjunto de medidas instituídas para satisfazer as necessidades da população, respeitando normas ecológicas de forma a não prejudicar o desenvolvimento das gerações futuras. Para que o desenvolvimento seja considerado sustentável, devemos levar em conta três vertentes: econômica, ecológica e social.
Não podemos estar preocupados unicamente com a prosperidade econômica, temos que nos preocupar também com o meio ambiente e com aspectos sociais, para que tenhamos um equilíbrio entre essas áreas. Para alcançar esse objetivo é necessário que haja planejamento estratégico, e requer a noção de que os recursos naturais são limitados, e por isso devem ser usados de forma adequada. Existe um conflito entre o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento sustentável, isso porque em muitos casos o desenvolvimento econômico de um país é alcançado através da utilização imprópria dos recursos naturais.
Segundo um estudo do IBGE de 2012 revelou que o Brasil evoluiu bastante na área do desenvolvimento sustentável. De 2004 para 2011, o desmatamento da floresta amazônica desceu 77%. Apesar disso, ainda há um longo caminho a percorrer. No Brasil ainda é grande o desmatamento de florestas e uso de combustíveis fósseis. Embora a reciclagem do lixo tenha aumentado nos últimos anos, ainda é muito comum a existência de lixões ao ar livre, causando a poluição do ar, de rios e solo que ainda são problemas ambientais comuns em nosso país. Também podemos observar que no Brasil a educação em geral não é tida como prioridade visto que isso não tem nenhum interesse político, dependendo muitas vezes única e exclusivamente do bom senso e força de vontade de muitos professores que venham acrescentar em muito na vida de crianças de regiões extremamente carentes.
A educação para o futuro sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento, no ensino e na aprendizagem, por exemplo, mudança climática, redução de riscos de desastres, biodiversidade, redução da pobreza e consumo sustentável. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para nós e gerações futuras. É fundamental Investir na educação para alcançar o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a equidade e a inclusão. A educação tem a chave para a produtividade e para o crescimento sustentável, além de melhorar os níveis de saúde e de nutrição, de renda e de meios de subsistência, criando uma condição ideal para o alcance de todos os objetivos.
A UNESCO desempenha papel muito importante na promoção da Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável no país. A preservação do patrimônio ameaçado só será possível com a compreensão e a responsabilidade compartilhada de diferentes gerações. 
A inclusão da Educação Ambiental nas escolas não deve ser apenas com a intenção de agregar conhecimento aos alunos, e sim, despertá-los desde os primeiros anos de escola, a buscar valores sociais, para conduzi-los a uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. Estes alunos vão se tornar homens com a consciência voltada para o desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro, transformando suas habilidades, hábitos e ideais de cooperação, colaboração e compartilhamento desses bens, visando à conservação do meio ambiente, como sendo um bem de uso comum das pessoas e, tornando o ambiente saudável no presente e o garantindo para o futuro.
O maior benefício de ter acesso á uma educação ambiental mesmo nos mais níveis baixos escolares é que pode haver mudanças significativas em relação a todos terem consciência e conhecimento de todas as maneiras possíveis para preservar o meio em que vivemos, visto que pode ser uma forma de se prevenir doenças e cuidar do futuro de todos independente da classe social, cor, raça, ou local todos somos e fazemos parte de um grande organismo vivo que é o planeta terra. 
Para garantir um futuro tranquilo é imprescindível uma educação de qualidade, formadora de cidadãos comprometidos com a solidariedade e preparados para adquirir cada vez mais informações e conhecimentos. A superação dessa situação se dará pelo investimento intensivo em todos os níveis da educação formal, no ensino técnico e tecnológico, pela ampliação do acesso às tecnologias e pelo desenvolvimento de outros espaços de aprendizagem. Todas formas de conhecimentos são validas para um crescimento do ser humano, mais o que muitos não entendem é que um fato importante é que especificamente a educação ambiental torna, não só a vida do indivíduo melhor como também a vida deoutras pessoas ao sua volta, assim como as futuras gerações que serão os maiores beneficiados.
A Educação para o Desenvolvimento sustentável promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa permitindo a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do inter-relacionamento de problemas que hoje ameaçam nosso futuro.

Outros materiais