Buscar

Modelo de relatório final Psicologia do Cotidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODELO DE RELATÓRIO FINAL – Psicologia do Cotidiano
O Relatório Final será entregue na forma de um texto cursivo e articulado, conforme formatação, fonte e espaçamento estipulados no Manual para Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa do CEPPE (Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação da UNIP). 
Deverá conter, necessariamente, as seguintes partes: Capa, Introdução, Procedimentos, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas (caso sejam utilizadas referências à textos, músicas ou vídeos).
INTRODUÇÃO
Na Introdução, o aluno deverá apresentar uma descrição geral dos fenômenos observados, retomando apontamentos dos relatórios pertinentes para a caracterização geral do(s) contexto(s) em que se deram as observações, além das principais questões relativas à postura de observador que atravessaram a experiência.
PROCEDIMENTOS
Nesta parte do relatório, o aluno deve dar informações detalhadas sobre como foi feito o trabalho. Deve descrever como foram realizadas as observações (não é a reprodução dos registros das observações), como realizaram as discussões e sistematização das informações colhidas através das observações, indicando de que maneira as discussões foram se desenvolvendo e encaminhando o grupo às conclusões apresentadas neste relatório final.
DISCUSSÃO
Nesta parte do relatório, o aluno irá elaborar um texto bem articulado e encadeado, no qual apresentará a compreensão do fenômeno observado articulado com artigos do cotidiano apresentados na mídia (jornal, revista, blog, televisão etc..). As descrições das observações podem ser inseridas no corpo do texto, como forma de servir de exemplo ilustrativo das conclusões, como forma de sustentar e permitir o acompanhamento das conclusões do grupo. As descrições devem ser pontuais, sempre tendo em mente que, neste momento, o importante são as reflexões que você fez com as observações.
o aluno deverá apresentar de maneira clara e detalhada as ideias e compreensões necessárias ao acompanhamento do seu raciocínio na produção de suas conclusões.
CONCLUSÃO
Nesta parte do relatório, o aluno deverá apresentar uma reflexão final sobre as observações e sobre a maneira como as condições [internas (pessoais) e externas (ambientais)] atuaram na constituição das ideias e compreensões que você pôde produzir. A reflexão sobre a construção do lugar do observador deve fazer parte da conclusão. Deve ser aprofundada à medida que o aluno, para finalizar o texto, realizar um fechamento da experiência vivida tendo como foco a problematização do papel desta experiência em sua formação profissional.

Outros materiais