Buscar

SLIDE HISOTIRA DA ENFERMAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
FACULDADE UNA
 “Os campos de atuação da Enfermagem”
BOM DESPACHO - MG
COMPONENTES:
Ana Paula Firmino Evencio.
Gabriela Lorrayne Santos Medeiros.
Guilherme Henrique de Sousa.
Gustavo Henrique Vieira Bessa Gonçalves.
Karina Santos de Faria.
Karolaine Rosa de Camargos Silva.
Priscila Maria da Silva.
Sandra Gonçalves Silva.
INTRODUÇÃO:
A gerência em enfermagem que se conhece hoje passou e passa ainda por transformações que resultam em estudos, teorias que fundamentam de forma científica o gerenciar em enfermagem, devendo ser capaz de coordenar a assistência, o potencial humano e os recursos .
Assim, delimitamos como objeto de estudo a visão do enfermeiro sobre o processo de trabalho do gerente de enfermagem no âmbito hospitalar e na gerencia do mesmo.
O enfermeiro responsável pela gerencia hospitalar desenvolve as habilidades/competências como as descritas acima tende a assumir a integralidade do papel de gerente nas categorias: decisória, informacional e interpessoal .
OBJETIVOS:
 Temos como objetivo especifico: conhecer o conceito dos enfermeiros sobre gerência em enfermagem na administração hospitalar, identificar a compreensão dos enfermeiros quanto ao processo de trabalho da gerência de enfermagem; e verificar qual a importância atribuída ao trabalho do gerente de enfermagem.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi através de uma abordagem qualitativa, realizada em um hospital de médio porte na cidade de Luz-MG. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido por uma enfermeira, responsável pela administração hospitalar. Os resultados nos mostram como é importante a abordagem durante nossa formação acadêmica, afim de nos preparar para os campos de trabalho, de mantermos informados e atualizados sobre o mercado de trabalho e suas exigências.
APRESENTAÇÃO/RESULTADOS:
Tem como parte do núcleo de coordenação a Enfermeira J.C.D,46 anos, a qual ocupa o cargo administrativo da unidade hospitalar por um período de vinte quatro anos e como docente de ensino superior a treze anos. Formou-se no ano de 1994 na instituição de ensino U.F.M.G (Universidade Federal de Minas Gerais, campus Belo Horizonte).Possui Pós-graduação, Latu sensu em administração hospitalar e Formação pedagógica na área de Enfermagem.
Qual área que você trabalha? O que o ensino superior proporcionou para você trabalhar nesta área e o que você fez para buscar novos conhecimentos?
J.C.D: “Trabalho na área de administração hospitalar à vinte quatro anos e como docente do curso de enfermagem à treze anos, treinamento de pessoal, teórico e prático, educação continuada. O ensino superior me deu a base do conhecimento, e me mantenho sempre atualizada, buscando me manter atualizada com o mercado de trabalho, e com novas diretrizes na área da saúde, através de leituras, congressos, capacitações etc.”
Você considera importante o conhecimento teórico? Por quê?	
J.C.D: ”Sim, claro! Importantíssimo, pois a teoria sustenta a prática de uma forma segura!”
Você gosta de trabalhar nesta área especifica da enfermagem? Por quê?
J.C.D: “Sim, muito! Me identifico muito com estas atribuições e procuro me aperfeiçoar ao máximo, manter motivada para proporcionar a todos que necessitam do meu trabalho, uma eficiência, uma qualidade e uma segurança.”
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
	 A enfermagem, ciência do cuidar, está em constante movimento, assim como toda ciência, com seus pesquisadores e estudiosos que buscam incansavelmente repostas aos seus anseios, superando barreiras e vencendo dificuldades.
 Gerenciar depende mais do que boa vontade e um inocente desejo de querer ajudar. É preciso ter sensibilidade para com o cliente e reconhecer no outro um potencial humano cheio de mistérios e um tesouro de conhecimentos e experiências inesgotáveis. É perceber que, de sua capacidade de gerenciar, o melhor poderá ser feito ou não.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Parra MT, Melo MRAC. Ações administrativas do enfermeiro frente ao absenteísmo. Esc Anna Nery Rev Enferm 2004 abr; 8(1): 29-38.       
Teixeira EA. Teoria geral da administração e prática: TGA&P. Rio de Janeiro (RJ): FGV; 2003.
Silvino ZR. Desafios do enfermeiro no desempenho da função gerencial no hospital universitário: uma análise contingencial [tese de professor titular]. Niterói (RJ): Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF; 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais