Buscar

Avaliação Final de metodologia cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova: 1911992
QUESTÃO:
1. Quando você estiver escrevendo e pesquisando para o seu trabalho - paper, construa citações variadas. Podem ser diretas, indiretas ou outros tipos. Através dos diversos tipos de citações, de um ou mais autores, o seu trabalho acadêmico ganha conteúdo e sustentação científica. Nesse contexto, descreva dois tipos de citação.
RESPOSTA ESPERADA:
- Citação direta curta: é um tipo de citação no qual podemos copiar literalmente o texto escolhido na pesquisa. A parte copiada não pode ultrapassar 3 linhas e deve estar entre aspas.
- Citação direta longa: tipo de citação quando o texto copiado ultrapassa 3 linhas. A fonte deve ter tamanho 10. Não são utilizadas aspas na citação. Deve estar em parágrafo próprio, com espacejamento simples, e destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda. 
- Citação direta curta de dois autores: - entre parênteses: quando usamos ponto e vírgula para separar os sobrenomes, exemplo: (ARISTIDES; SOUZA, 2002, p. 73);
- Citação direta longa de três ou mais autores: no caso de mais de três autores, deve utilizar o primeiro autor acompanhado da expressão et al. A expressão latina ¿et al.¿ significa ¿e outros¿.
- Citação direta usando omissão: ao omitir uma parte da citação, deve utilizar as reticências entre colchetes, ex.: [...].
- Citação indireta: usa-se tal modelo para construir um texto com as suas próprias palavras, mas com o mesmo sentido da fonte pesquisada.
QUESTÃO:
2. Imagine uma situação quando em seu trabalho ou estudo surge um problema inédito que precisa ser resolvido. Essa situação exige do indivíduo habilidades de autonomia de aprendizado em qualquer dimensão da vida. Nesse contexto, disserte sobre o sentido educacional do termo ¿aprender a aprender¿.
RESPOSTA ESPERADA:
- É a característica de uma educação democrática; e de atitude proativa na busca do conhecimento.
- Característica essencial para a modalidade à distância com uso de recursos da informática e autoestudo.
- Processo educacional direcionado ao tipo de inteligência, potencializando competências profissionais e motivação para a vida.
- Aprender a aprender vai além do aprendizado sobre o que nos interessa. Está relacionado ao conhecimento da nossa realidade, do contexto de trabalho e de vida.
QUESTÃO:
3. Pensando na filosofia do ¿saber fazer¿, compreendemos que o ¿paper¿ é um modelo de Trabalho de Graduação e a Uniasselvi adota tal modelo para o acadêmico registrar suas reflexões, conhecimentos desenvolvidos, a fim de produzir ciência. Com esse pensamento, descreva duas características do ¿paper¿ que o torna um trabalho científico e útil para a vida do acadêmico.
RESPOSTA ESPERADA:
- O paper pode ser também publicado em revistas e periódicos especializados.
- É um trabalho de cunho científico com intento de gerar conhecimento e produzir ciência.
- É um modelo de trabalho adotado pela Uniasselvi para formalizar a produção acadêmica.
- É uma publicação que discute, apresenta ou resume ideias, métodos, técnicas, processos e resultados em alguma área do conhecimento.
- O paper é considerado um trabalho pequeno, porém completo e, por isso, de grande responsabilidade na abordagem de conteúdo.
Prova: 1911991
QUESTÃO:
1. A modalidade educacional de Educação a Distância é apresentada em três gerações históricas, iniciando com os cursos por correspondência, seguindo com as novas mídias até a terceira geração, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Desse modo, descreva as três fases da história da Educação a Distância.
RESPOSTA ESPERADA:
- Primeira geração: cursos por correspondência, uso de materiais impressos, melhoria dos materiais de impressão, desenvolvimento dos meios de transporte. Oportuniza que o estudante faça a sua própria história e caminhada.
- Segunda geração: desenvolvimento de novas mídias, televisão, rádio e telefone; desenvolvimento do lema: tecnologia a serviço da educação. Tem influência da criação das primeiras universidades abertas. Em 1990, Estado e iniciativa privada passaram a se interessar pela EAD.
- Terceira geração: uso do ambiente virtual de aprendizagem, ascensão da informática e da internet; avanço das telecomunicações a partir da década de 90. As gerações não excluem as anteriores, e sim se somam no processo educacional.
QUESTÃO:
2. Na hora de fazer o seu paper, é de suma importância uma pesquisa bibliográfica para obter informações sobre o tema de interesse e assim fundamentar o texto escrito. Sem essas fontes diversas não é possível tornar científico o seu trabalho, nem mesmo construir conhecimento e reflexão. Assim, descreva duas características de uma pequisa bibliográfica e suas fontes diversificadas.
RESPOSTA ESPERADA:
- A consulta bibliográfica é a busca de livros e artigos científicos para a sustentação das ideias do trabalho.
- A consulta bibliográfica pode ser originada de artigos, livros, mídias eletrônicas e sites.
- Serve para aprofundar a leitura, melhorar a argumentação e reflexão sobre o tema pesquisado.
- A biblioteca e a internet são os locais que concentram as fontes de informação, onde o acadêmico pode pesquisar, selecionar e classificar os autores e conteúdos da pesquisa.
- Tanto para a biblioteca quanto para as fontes virtuais, é necessária dedicação e orientação para o melhor aproveitamento da pesquisa do acadêmico.
QUESTÃO:
3. Pense no momento de fazer um trabalho, como o paper. Se ao pesquisar você explorar a evolução no tempo do que está sendo pesquisado, então o seu método é histórico. Com base no conteúdo de Método Científico, apresente duas características do Método Histórico.
RESPOSTA ESPERADA:
- Este método leva em conta o passado e a origem das coisas.
- Resgata as raízes daquilo que se pretende pesquisar, como, por exemplo, a vida, as instituições e os costumes.
- O método histórico busca esclarecer a influência na realidade dos fatores políticos, econômicos e sociais.
 
Prova: 3723229
QUESTÃO:
1. Durante o processo de escrita de um artigo ou paper, é comum consultarmos diferentes obras e autores que são especialistas em um determinado assunto. Alguns deles são referências de destaque e suas obras, verdadeiros clássicos. No entanto, quando essas obras, ou seja, o livro ou artigo original, não estão mais disponíveis, recorremos a um meio cientificamente correto para citar determinado autor ou obra. Qual o nome dessa possibilidade? Disserte sobre esse recurso.
RESPOSTA ESPERADA:
Esse mecanismo ou meio cientificamente correto é fazer uso da "citação da citação" ou ainda o "apud", ou seja, quando não temos uma obra original, mas encontramos o respectivo assunto abordado e citado em outro trabalho ou artigo que temos à nossa disposição, podemos citar primeiro o autor daquele pensamento, colocando "apud" e referenciando a obra que temos disponível. O primeiro autor é sempre o "dono" da ideia, nunca aquele através do qual temos acesso à informação integral. Do ponto de vista científico, não há nenhum problema em trabalharmos assim, mas, obviamente, se temos a obra original, podemos não somente explorar um fragmento de ideia que está citado em outro artigo, mas termos acesso a todo raciocínio de um pesquisador. Ao expormos com nossas palavras esses pensamentos que estão na obra original, há mais credibilidade para o nosso trabalho. Imagine que, ao usarmos uma determinada ideia em um artigo não original, estaremos correndo sério risco de distorcermos aquilo que os autores pensaram e publicaram sobre aquele assunto.
QUESTÃO:
2. O ato de pesquisar é inerente ao ser humano, pois este deseja saber sobre o ambiente que o cerca. No entanto, essa curiosidade o levou a patamares nunca antes imaginados. Levando essas considerações para os tempos de hoje, qualquer profissional deve dispor de um perfil analítico e também curioso. Sem dúvida, essas características tornam qualquer profissional mais arrojado e, portanto, empreendedor. Assim sendo, de que outra forma a pesquisa poderia contribuir para a formação profissional?
RESPOSTA ESPERADA:
Afunção da pesquisa não é apenas gerar conhecimentos novos ou, ainda, formar um pesquisador. Muito além disso, prepara o profissional para operar entre a teoria e a prática. Muita ênfase é dada ao conhecimento teórico, no entanto aquele profissional capaz de reagir positivamente a um ambiente em constantes mudanças, trazendo soluções criativas, é o profissional desejado no mercado. No que diz respeito a esses atributos, o profissional pesquisador, frente ao desafio, reage criativamente e com alta resiliência.
QUESTÃO:
3. Como o próprio nome diz, a metodologia científica nos instiga a buscar algo, gerar conhecimento e pesquisar sobre determinado assunto. Para que isso ocorra, é necessário termos um objetivo e, para alcançá-lo, uma metodologia. Se você observar nos artigos científicos, sempre, no corpo do texto, teremos uma seção denominada "Metodologia", ou ainda "Material e Métodos". Conhecemos, ainda, vários tipos de métodos, como o histórico, o comparativo, o estudo de caso etc. Diante do exposto, disserte sobre a metodologia dentro de um artigo científico ou paper.
RESPOSTA ESPERADA:
A seção de metodologia ou material e métodos dentro do corpo de um artigo científico é a forma descritiva de como o autor ou os autores chegaram ao objetivo proposto. Essa seção descreve de forma muito clara e profunda como os pesquisadores chegaram a um determinado objetivo. Podem ainda descrever neste item a área de estudo, a localidade, as fórmulas utilizadas, as horas gastas para a realização da atividade, guias de campo, práticas ou métodos já conhecidos (com a devida citação) e, por fim, podem incluir a forma como foi feita a análise dos resultados. Em outras palavras, essa seção também envolve a parte estatística que foi utilizada para verificar a qualidade e as oscilações das informações que foram coletadas acerca da experiência proposta.
Prova: 4774351
QUESTÃO:
1. Independentemente do tipo de pesquisa que iremos realizar, o método a ser escolhido é muito importante, para que o projeto tenha êxito na obtenção dos resultados. Dentro dessa perspectiva, pode-se utilizar, por exemplo, estudos publicados em revistas científicas, e que já tenham sido referência para outros trabalhos. Dessa forma, a metodologia, já testada, poderá ser replicada para execução de projetos semelhantes. Em estudos comparativos, normalmente utilizamos métodos estatísticos e matemáticos. Assim sendo, existe diferença entre um e outro método? Por quê?
RESPOSTA ESPERADA:
Ambos os métodos, o matemático e o estatístico, são semelhantes e se complementam. Normalmente, quando os trabalhos pretendem fazer previsões numéricas e/ou comparações, não importa a área de conhecimento, a estatística é uma ferramenta poderosa para trabalhos com dados (números), onde inúmeras operações permitem calcular indicadores que nos permitem entender ou explicar determinado fenômeno natural.
QUESTÃO:
2. Você está em sala de aula e seu professor orienta a construção de um paper com fundamentação teórica. Para isso é necessário o uso de citações, que são extraídas de fontes bibliográficas, eletrônicas e documentais. Pensando nas citações como o aporte teórico do seu trabalho acadêmico, apresente dois objetivos das citações.
RESPOSTA ESPERADA:
- Explicar ou demonstrar ideias de algum autor do texto ou trabalho.
- Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e argumentação.
- Construção das ideias ou do tema que o autor quer especificar.
- Demonstrar a origem e de qual autor pertencem as ideias apresentadas.
- Possibilitar o acesso ao texto original daquela ideia pesquisada, evitando plágios.
QUESTÃO:
3. O ato de pesquisar é inerente ao ser humano, pois este deseja saber sobre o ambiente que o cerca. No entanto, essa curiosidade o levou a patamares nunca antes imaginados. Levando essas considerações para os tempos de hoje, qualquer profissional deve dispor de um perfil analítico e também curioso. Sem dúvida, essas características tornam qualquer profissional mais arrojado e, portanto, empreendedor. Assim sendo, de que outra forma a pesquisa poderia contribuir para a formação profissional?
RESPOSTA ESPERADA:
A função da pesquisa não é apenas gerar conhecimentos novos ou, ainda, formar um pesquisador. Muito além disso, prepara o profissional para operar entre a teoria e a prática. Muita ênfase é dada ao conhecimento teórico, no entanto aquele profissional capaz de reagir positivamente a um ambiente em constantes mudanças, trazendo soluções criativas, é o profissional desejado no mercado. No que diz respeito a esses atributos, o profissional pesquisador, frente ao desafio, reage criativamente e com alta resiliência.

Outros materiais