Buscar

Giroscópio apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Giroscópio
Danielle Pimenta
Francisco Willimar
Henrique de Souza
O que é giroscópio?
O giroscópio é um dispositivo mecânico formado essencialmente por um corpo com simetria de rotação que gira ao redor de seu eixo de simetria Quando o giroscópio é submetido a um momento de força que tende a mudar a orientação do eixo de rotação, seu comportamento é aparentemente paradóxico já que o eixo de rotação, em lugar de mudar de direção, como o faria um corpo que não girasse, muda sua orientação para uma direção perpendicular a direção "intuitiva".
O giroscópio foi inventado em 1850 por Jean Bernard Léon Foucault (1819 - 1868), que o utilizou para mostrar que a Terra de fato gira sobre seu próprio eixo. 
Experiência de Foucault 
Funcionamento do 
Giroscópio
Seu funcionamento se baseia no principio da inércia de rotação qual diz que o mesmo não muda de direção, a não ser que haja a aplicação de um torque externo.
	 
Trata-se de um instrumento livre para girar em qualquer direção. Quando em rotação, no entanto, tende a se opor às mudanças de direção. Um pião é um exemplo simples de giroscópio. 
Dizer que o giroscópio se opõe à mudança de direção significa que o eixo de rotação da roda tende a “apontar” na mesma direção, mesmo que o aparelho todo se mova. 
Exemplos de giroscópio 
Giroscópio mecânico consiste em uma roda montada em um suporte especial. As argolas podem se movimentar em qualquer direção, permitindo ao eixo manter-se sempre na mesma posição, mesmo que a base se mova.
A habilidade de um giroscópio de "desafiar a gravidade" é desconcertante.
Como isso pode acontecer?
Se você já brincou com giroscópios de brinquedo, sabe que eles podem executar todo tipo de truque interessante: podem se equilibrar em um barbante ou em um dedo e manter o movimento sobre o eixo de giro de várias maneiras esquisitas. Este efeito  é chamado de precessão.
Em casos gerais, a precessão funciona assim: se você rotaciona um giroscópio sobre seu eixo de giro, o giroscópio tentará rodar sobre um eixo perpendicular a esse eixo de giro.
Figura 1 - O giroscópio está girando em seu eixo.
Figura 2 - Uma força é aplicada para tentar rodar o eixo de giro.
Figura 3 - O giroscópio está reagindo à força aplicada ao longo da perpendicular do eixo dessa força
O que causa a precessão?
Por que um giroscópio possui este comportamento? Parece totalmente sem sentido que o eixo de uma roda de bicicleta possa manter-se no ar desta forma. Se você pensar no que está acontecendo nas diferentes partes do giroscópio enquanto ele roda, verá que este comportamento é completamente normal!
Forças são aplicadas ao eixo: as duas pontas identificadas tentarão se mover nas direções indicadas
Como os dois pontos rodam, eles continuam se movendo
Aplicações de Giroscópio
Aplicações
É usado como auxiliar em navegação de helicópteros radio controlados, corrigindo automaticamente o curso.
As agências espaciais utilizam um aparelho baseado no giroscópio conhecido como giroscópio humano para o treinamento de astronautas. O astronauta utiliza o peso como motor e tem a sensação de "driblar a gravidade". Somente depois de estar apto ao Giroscópio humano o astronauta estará pronto para fazer viagens espaciais.
Giroscópio Humano
Controle e Precisão
Aplicações de giroscópios incluem navegação para a estabilização do vôo de veículos como helicópteros a rádio controlados ou UAVs. Devido à maior precisão, giroscópios são usados também para manter a direção na mineração túnel.
Navegação (INS)
O sistema de navegação inercial (INS), também conhecido como plataforma inercial, em forma simples, a partir de giroscópios e acelerômetros, permite obter um plano de referência estabilizado (eles podem determinar os movimentos, nos 3 eixos, de uma plataforma lançadora de um projétil).
Giroscópios em Veiculos
Um giroscópio apresenta uma série de comportamentos, incluindo a precessão . Os giroscópios podem ser usados para construir bússolas giroscópicas que complementam ou substituem bússolas magnéticas em navios, aviões e naves espaciais, veículos em geral, para ajudar na estabilidade: Bicicleta, Telescópio Espacial , navios ou pode ser usado como parte de um sistema de orientação inercial.
Giroscópios aplicados em eletrônicos
Além de ser usado em bússolas, aeronaves, giroscópios foram introduzidas em produtos eletrônicos de consumo. Desde o giroscópio permite o cálculo de orientação e rotação . A integração do giroscópio tem permitido o reconhecimento preciso mais de movimento dentro de um espaço 3D do que o solitário anterior acelerômetro dentro de uma série de smartphones. Giroscópios em eletrônicos de consumo são frequentemente combinado com acelerômetros (sensores de aceleração) para mais robusta direção e sensor de movimento. Exemplos de tais aplicações são encontradas no , Nexus 5 , iPhone 5s , Playstation 3 , Nintendo Wii etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais