Buscar

MECANICA DOS SOLOS

Prévia do material em texto

MECÂNICA DOS SOLOS II
1 OE
Questão 01
Sobre a Figura acima, podemos afirmar que:
Resposta: As curvas 1 e 2 correspondem, respectivamente, a tensão total e pressão neutra.
Questão 02
Para que a Figura esteja em concordância, os valores de a e b são respectivamente:
Resposta: 3,11 e 64.
Questão 03
Sobre a Figura acima e considerando os efeitos de capilaridade, podemos afirmar:
1)    A cota Zw indica o início da pressão neutra.
2)    A região onde a tensão total é igual a tensão efetiva é indicada por ZA.
3)    O Solo saturado pertence a região (ZB – Zw).
Está correto o que se afirma em:
Resposta: 2 e 3.
Questão 04
Terzaghi (1943), observando tal efeito, estabeleceu o Princípio das Tensões Efetivas, que pode ser expresso em duas partes:
a)    A tensão efetiva, para solos saturados, pode ser expressa por:   Sendo σ a tensão total e u a pressão neutra.
b)    Todos os efeitos mensuráveis resultantes de variações de tensões nos solos, como compressão, distorção e resistência ao cisalhamento são devidos a variações de tensões efetivas.
Por meio do princípio de tensões efetivas podemos afirmar que na Figura:
Resposta: Quando se coloca um peso sobre a esponja (situação b), as tensões no interior da esponja aumentam e com o acréscimo de tensão, a esponja se deforma e expulsa água do seu interior para o meio, portanto o acréscimo de tensão foi efetivo. Já na situação (c), as tensões no interior da esponja seriam majoradas, mas neste caso a esponja não se deforma, a estrutura da esponja não se altera devido ao aumento de pressão causada pela água, portanto, o acréscimo de tensão foi neutro.
Questão 05
Calcule a tensão efetiva total, no ponto D, dado que:
H1= 5 m
H2= 4 m
H3= 3,7 m
Yw  = 10 Kpa                   
Resposta: 133,6 kPa.
Questão 06
A partir da figura a seguir:
 Marque a alternativa CORRETA:
Resposta: Os valores das tensões verticais atuantes nas camadas de solos, mostrando o efeito de somatório de ações atuantes nas camadas mais inferiores. 
Questão 07
Sobre capilaridade, podemos afirmar que:
Resposta: É a ascensão da água entre os interstícios de pequenas dimensões deixados pelas partículas sólidas, além do nível do lençol freático.
2 OE
Questão 01
Sobre fatores que influenciam na permeabilidade do solo, podemos afirmar que:
1)  Considerando que os vazios do solo estão interligados entre si, podemos imaginá-los formando tubos capilares. Logo, a velocidade de percolação da água nos interstícios do solo será proporcional ao quadrado da dimensão dos mesmos, ou seja, a velocidade aumenta quando se aumenta a dimensão dos vazios. Por outro lado, é evidente que as dimensões dos vazios em um solo são proporcionais ao tamanho dos grãos que o formam. Logo, podemos concluir que a permeabilidade varia a grosso modo com o quadrado do tamanho dos grãos.
2)  A disposição das partículas que formam a estrutura de um solo, tem influência sensível na permeabilidade dos solos. Nos solos estratificados, onde os grãos estão dispostos segundo uma direção preponderante, a permeabilidade no sentido horizontal é maior do que no sentido vertical.
3)  O grau de saturação dos solos tem influência marcante na permeabilidade. Verifica-se que a presença de ar, mesmo em pequenas quantidades, dificulta a passagem da água pelos poros, resultando então maiores permeabilidades à medida que os solos tendem a tornar-se saturados.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: 1, 2 e 3.
Questão 02
Sobre a permeabilidade do solo, podemos afirmar que:
1)    A permeabilidade pode influenciar a taxa de recalque de um solo saturado quando sob carga.
2)    A estabilidade dos taludes e estruturas de retenção podem ser severamente afetadas pela permeabilidade de solos envolvidos.
3)    É fundamental para avaliar a quantidade de percolação subterrânea para resolver problemas referentes ao bombeamento de água subterrânea das escavações da construção.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: 1, 2 e 3.
Questão 03
Sobre a Figura acima correlacionada com a Lei de Darcy aplicada a um permeâmetro de carga constante, podemos afirmar:
Resposta: Durante o ensaio mede-se o volume e o tempo t. O corpo de prova tem altura L e seção transversal de área A determinada anteriormente, e h é a altura constante do permeâmetro.
Questão 04
A força de percolação ocorre nos solos onde existe um fluxo de água, desenvolve-se uma pressão efetiva chamada pressão de percolação. Sobre a força de percolação, podemos afirmar que:
Resposta: As forças de percolação são quase sempre as responsáveis pela instabilidade de maciços terrosos, tais como cortes, taludes de aterros e de barragens de terra.
Questão 05
Sendo k uma constante para cada solo, que recebe o nome de coeficiente de permeabilidade analisando a tabela juntamente com a Lei de Darcy, é correto afirmar que:
1) Um concreto bem dosado e vibrado sem fissuras tem coeficiente de permeabilidade da ordem de 10-12cm/segundo, o que seria próximo de uma Argila.
2) Quanto maior o valor de k menor a vazão.
3) K e a Área são diretamente proporcionais.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: Apenas 1.
Questão 06
Considerando-se a ação da água no solo, na maioria dos casos em que se identifica a presença de nível d’água, pode-se subdividir o perfil em 3 zonas: Região não saturada; Zona capilar e Região saturada. Como se apresenta a por opressão nessas zonas, respectivamente?
Resposta: negativa, negativa, positiva
3 OE
Questão 01
Rede de fluxo pelas fundações de uma barragem de concreto.
Traçadas as redes de fluxo, como apresentado na Figura a seguir, as seguintes informações podem ser obtidas:
Vazão
Gradientes
Cargas e Pressões
Da mesma forma que os traçados anteriores.
Com as informações dadas juntamente com a figura, observa-se que:
1)      Ocorre uma situação crítica junto ao pé de jusante da barragem, onde a distância entre as duas últimas linhas de equipotenciais é mínima (próximo ao ponto C).
2)      A rede de fluxo deste exemplo é simétrica e, portanto, o gradiente junto ao pé de montante tem valor igual ao pé de jusante, porém a força de percolação nesta posição tem sentido descendente, e sua ação se soma à ação da gravidade, aumentando as tensões efetivas.
3)     O problema de areia movediça se restringe ao pé da jusante.
Sobre as afirmações, estão corretas:
Resposta: 1, 2 e 3.
Questão 02
No caso da Percolação sob pranchada (cortina de estacas-prancha) pode ser esquematizada de acordo com a figura abaixo:
Sobre a cortina de estacas-pranchas, a alternativa que melhor se encaixa é:
Resposta: A água que percola o solo arenoso da fundação de um reservatório, tem, próxima a face jusante, o fluxo vertical e ascendente, o que pode originar o fenômeno da areia movediça.
Questão 03
Considerando um permeâmetro curvo: 
 
São feitas as seguintes observações:
1) As linhas de fluxo mais perto do arco AC, bem como o próprio arco AC, terão gradiente de valor maior do que as linhas perto do arco BD, bem como o próprio arco BD.
2) A diferença de carga que causa a percolação neste caso é de 6 cm, tal carga se dissipa linearmente ao longo de cada linha de fluxo (reduz o valor). Nas linhas próximas ao arco AC as linhas equipotenciais distanciam entre si menor valor do que as linhas equipotenciais próximas ao arco BD.
3) Isso significa que as velocidades de percolação são maiores junto ao arco AC e menores junto ao arco BD. 
Sobre as afirmações estão corretas:
Resposta: 1, 2 e 3
Questão 04
Diz-se que um fluxo é unidimensional quando este ocorre sempre na mesma direção. Quando as partículas de água se deslocam em qualquer direção através do solo, o fluxo é tridimensional. A migração de água para um poço, por exemplo, é tridimensional.
 
Sobre a afirmação e a figura acima, podemos afirmar que:
Resposta: Na figura se observa o fluxo unidimensional e podia ser então calculado pela Lei de Darcy. Uma gota de água que entra em contato com a face interiorda areia se dirigia retilineamente para a face superior. Esta linha reta que o fluxo de água percorre chamamos de linha de fluxo, as próprias paredes verticais do permeâmetro são linhas de fluxo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes