Buscar

estatuto do idoso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Estatuto do idoso 
*
*
A aprovação do Estatuto do idoso representa uma conquista da sociedade.
A Lei consolida direitos garantidos da Constituição Federal, Declaração dos Direitos Humanos, Política Nacional do Idoso e o Plano Internacional para o envelhecimento.
Constam no Estatuto 118 artigos destinados a regular os direitos assegurados as pessoas acima de 60 anos
*
*
Disposições preliminares – dispõem sobre a garantia dos direitos dos idosos e as obrigações da família, da sociedade e do poder público.
 Direitos fundamentais – aqueles contidos na Constituição Federal, Declaração dos Direitos Humanos, Política Nacional do Idoso e o Plano Internacional para o envelhecimento e agora reafirmados no Estatuto do Idoso
*
*
 A liberdade, o respeito e a dignidade;
Alimentos: O poder público deverá assumir este provento, através da Assistência Social, se o idoso ou a família, não possua condições de provê-los;
Educação, cultura, esporte, lazer e turismo: o idoso deverá ter acesso a esses direitos, com a observância peculiar da idade.
*
*
Saúde: assegurada a atenção integral ao idoso, por intermédio do SUS, garantindo ao idoso ações para prevenção, promoção, proteção e recuperação da Saúde.
Uma forma de assegurar um atendimento digno à população idosa passa pela estruturação da rede de serviços dos estados e municípios, pela ampliação dos centros de referência do idoso, capacitação dos cuidadores familiares, das ESF*, ampliação do atendimento domiciliar.
Direitos dos Idosos
* ESFERAS PUBLICAS E PRIVADAS ATENDIMENTO DOMICILIAR.
*
*
Profissionalização e trabalho: 
o idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, sendo vedada a discriminação em relação a sua idade. 
Outro aspecto abordado foi a importância para aposentadoria.
Direitos dos Idosos
*
*
 Previdência social: a lei reconhece aposentadoria como um direito do trabalhador em conformidade com os dispositivos constitucionais.
Habitação: O idoso tem direito a moradia digna no seio da família ou em Instituição.
Direitos dos Idosos
*
*
Assistência social: A assistência Social ao idoso será prestada conforme a Lei orgânica da Assistência Social e a Política Nacional do Idoso. 
Destaca-se neste capítulo, a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) aos idosos com idade a partir de 65 anos de idade, não sendo computado para fins de cálculo de renda o BPC concedido a outro membro da família.
Direitos dos Idosos
O benefício consiste em pagamento mensal de 1 (um) salário mínimo a idosos com mais de 65 anos de idade.
*
*
Transporte: A gratuidade dos transportes coletivos urbanos e semi-urbanos aos maiores de 65 anos, com a qual os idosos já vinham sendo beneficiados por se tratar de um Direito Constitucional.
 No que refere aos transportes coletivos interestaduais, os idosos com renda igual ou inferior a dois salários míninos serão beneficiados.
Direitos dos Idosos
*
*
Os conselhos Foram instituídos Como órgãos
 de controle Democrático para acompanhar o desenvolvimento das políticas voltadas para a pessoa idosa.
*
*
Penalização de condutas corriqueiras, o que somente veio a facilitar o trabalho do Promotor de Justiça.
Art. 96: Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso à operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania por motivo de idade – discriminação em razão da idade.
*
*
Art. 98: Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover as suas necessidades básicas, quando obrigados por lei ou mandado.
 
Art. 99: Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado. 
*
*
Art. 102: Apropriar-se ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade.
Art. 103: Negar o acolhimento ou a permanência do idoso como abrigado, por recusa deste em outorgar procuração à entidade de atendimento.
Art. 104: Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento da dívida.
*
*
Art. 106: Induzir pessoa idosa sem discernimento de seus atos a outorgar procuraçào para fins de administração de bens ou dispor deles livremente.
Art. 107: Coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração.
Art. 108: Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representaçao legal

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais