A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Reorganização societaria

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. Avaliação I - Redação Individual (353120)
Reorganização Societária (CTB03)
Prova: 5032322
QUESTÃO:
1. As reorganizações de uma sociedade podem ocorrer por meio da incorporação, da fusão ou da cisão. As reorganizações podem ocorrer por motivos diversos. Podemos citar a possibilidade de maior competitividade no mercado, a economia tributária, a proteção do patrimônio, entre outras. Com base na Reorganização Societária, escreva uma redação com o tema: PONTOS RELEVANTES DA INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO.
RESPOSTA ESPERADA:
O texto apresentado não extingue a possibilidade de discorrer de forma diversa sobre o tema, desde que elaborado em consonância com o Caderno de Estudos.
A reorganização das sociedades é um tema de destaque no meio empresarial atual. Pode dar-se através da incorporação, da fusão e cisão de sociedades. Vejamos os pontos de relevância.
Incorporação: ocorre quando uma empresa incorpora uma ou mais de uma empresa. Essa sistemática é definida em lei e deve respeitar todos os preceitos legais. A principal característica é de que as sociedades incorporadas deixam de existir e a incorporadora assume todos os direitos e obrigações daquela sociedade.
Fusão: ocorre quando duas ou mais empresas se unem e formam uma nova sociedade. As formas de fusão estão definidas em lei e devem seguir as determinações. A principal característica é que as sociedades fundidas deixam de existir e formam uma nova sociedade, que assume todos os direitos e obrigações existentes nas sociedades originárias.
Cisão: ocorre quando uma empresa transfere parcelas para uma ou mais sociedades. As formas de cisão estão definidas em lei e devem respeitá-la. Ela pode ser total ou parcial. Na total, a sociedade cindida deixa de existir, e na parcial, apenas parte dela é separada.
2. Avaliação II - Individual e sem Consulta (353121)
Reorganização Societária (CTB03)
Prova: 5033552
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	C
	A
	D
	D
	D
	D
	D
	D
	D
	B
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (353122)
Reorganização Societária (CTB03)
Prova: 5033566
QUESTÃO:
1. A Holding é uma empresa que tem como principal atividade a participação acionária majoritária em uma ou mais empresas, sendo que uma empresa possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresarias. Assim, cite e descreva as duas modalidades de Holding.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deverá citar e descrever as modalidades de holding:
1. Pura – quando seu objetivo social constar somente a participação no capital de outras sociedades.
2. Mista – quando, além da participação, ela sirva também à exploração de alguma atividade empresarial.
QUESTÃO:
2. Juridicamente, as operações realizadas pelas empresas, visando à segregação ou junção das entidades, são denominadas de incorporação, fusão e cisão, de acordo com a característica de cada operação. Contabilmente, as operações de aquisição de ações, incorporação e fusão também podem ser chamadas de Combinação de Negócios. A Combinação de Negócios, contabilmente, é tratada pelo CPC 15. Qual é a definição contábil para Combinação de Negócios?
RESPOSTA ESPERADA:
É a operação pela qual é obtido o controle de um ou mais negócios. A combinação de negócios pode ser efetuada visando à obtenção de controle de um determinado nicho de mercado, ou para expansão do ramo de atividades.
QUESTÃO:
3. Avalie a seguinte situação: uma empresa adquiriu mercadorias para revenda, mas não conseguiu vendê-la; para avaliar este Ativo, a empresa fez uma cotação de mercado, e um cliente apresentou a possibilidade de compra destas mercadorias por um valor inferior ao da compra. Diante deste contexto, descreva e justifique qual modalidade de avaliação de ativo está sendo utilizada?
RESPOSTA ESPERADA:
Quando um Ativo é avaliado com base em uma cotação com os clientes para venda com um valor inferior ao montante pago pela aquisição, a modalidade utilizada é Valores de Liquidação, pois atribui valor menor do que o custo da aquisição, gerando com isso uma perda.
4. Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta (353123)
Reorganização Societária (CTB03)
Prova: 5033582
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	C
	C
	A
	B
	A
	C
	D
	B
	A
	C
	C
	D
	C
	A
	A