Buscar

avaliação Módulo 3

Prévia do material em texto

Módulo 3 - Fiscalização de Contrato / ►
Exercício Avaliativo 3
	Iniciado em
	segunda, 22 Mai 2017, 10:46
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 22 Mai 2017, 11:16
	Tempo empregado
	30 minutos 19 segundos
	Notas
	9,00/10,00
	Avaliar
	27,00 de um máximo de 30,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Além da disposição legal acerca do acompanhamento da execução do contrato administrativo, qual a importância da presença de um fiscal de contrato durante a sua execução?
 
a. Ele assegura que não ocorrerão desvios de recursos na execução da despesa pública.
b. Ele exime o ordenador de despesa de responsabilidade por problemas na execução.
c. Com a designação de um fiscal de contrato, não se pode alegar culpa in eligendo da autoridade competente, pois a determinação legal de designar um fiscal foi devidamente cumprida.
d. O ordenador de despesa se desincumbe de tomar decisões sobre ocorrências do contrato, cabendo ao fiscal a palavra final
e. Os problemas que venham a ocorrer na execução do contrato podem ser saneados pelo fiscal do contrato, ou, quando estiverem além de sua área da atuação, encaminhados para quem tenha competência para resolvê-los, otimizando o gasto público. 
Essa é a resposta correta. A designação de fiscal de contratos visa dotar a estrutura do órgão contratante de condições de fiscalizar a execução dos contratos firmados, sem que isso represente um ônus excessivo para o ordenador de despesa, responsável final pela correta aplicação do dinheiro público a ele confiada.
Feedback
Ordinariamente, a finalidade da designação de servidores para exercer a atividade de fiscal de contratos é a de ver cumpridos os objetivos da contratação, conquanto o pressuposto do interesse público deve estar presente nesses ajustes. Equivale dizer que se o contrato for executado adequadamente, o interesse público subjacente foi alcançado.
É nesse sentido que a atuação do fiscal não deve se limitar a seguir regras e procedimentos (ainda que sejam importantes), mas agir de modo que a sua atuação contribua para a consecução do objetivo pretendido com a contratação.
A fiscalização possui também uma importante tarefa, que é a de evitar desperdício de dinheiro público, representado na má execução do objeto contratado, ou mesmo desvio de recursos, por meio de procedimentos dos contratados que atentam contra os termos pactuados e as disposições legais atinentes à execução da despesa pública.
Também nesses casos, há o interesse público por trás das ações da fiscalização, pois tanto a inibição de desvios como a sua tempestiva constatação, reverte-se em prol da coletividade a quem o fiscal serve (servidor público)
Gabarito: Os problemas que venham a ocorrer na execução do contrato podem ser saneados pelo fiscal do contrato, ou, quando estiverem além de sua área da atuação, encaminhados para quem tenha competência para resolvê-los, otimizando o gasto público.
Essa é a resposta correta. A designação de fiscal de contratos visa dotar a estrutura do órgão contratante de condições de fiscalizar a execução dos contratos firmados, sem que isso represente um ônus excessivo para o ordenador de despesa, responsável final pela correta aplicação do dinheiro público a ele confiada.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Algumas orientações fixadas na Instrução Normativa SLTI nº 02/2008 e nos Manuais do Ministério da Fazenda, do Superior Tribunal de Justiça, do Instituto Federal de Educação da Ciência e Tecnologia Farroupilha do Ministério da Educação e o Tribunal de Contas da União, dentre outras e a depender do objeto contratado, são fundamentais para que o fiscal de contrato possa conduzir eficientemente o processo de fiscalização.
Marque a alternativa que corresponde a uma dessas orientações.
 
a. Conhecer detalhadamente o contrato e as principais cláusulas nele estabelecidas, sanando quaisquer dúvidas com os demais setores responsáveis pela Administração, objetivando o fiel cumprimento do contrato. 
A alternativa está errada. É necessário que o fiscal do contrato conheça não apenas as principais, mas TODAS as cláusulas contratuais, de modo a ter condições de acompanhar fielmente a execução, evitando, assim, "surpresas" no decorrer da consecução do objeto contratado.
b. Anotar em livro próprio as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.
c. Realizar, juntamente com o contratante, as medições dos serviços nas datas estabelecidas, antes de atestar as respectivas notas fiscais.
d. Comunicar à autoridade superior atrasos iguais ou superiores a 30 dias nos prazos de entrega ou de execução do objeto.
e. Receber em mãos as notas fiscais e demais documentos relativos à execução do contrato, de modo garantir a integridade e a autenticidade da documentação.
Feedback
Para que o fiscal tenha condições de efetuar seu trabalho de modo a resguardar todos os interesses das partes do contrato, sobretudo da Administração Pública, é muito importante que ele, além de lançar mão dos instrumentos de praxe, procure buscar mais informações e conhecimento por meio da leitura dos manuais disponibilizados pelos diversos órgãos públicos, além da Lei, da doutrina e da jurisprudência, lembrando sempre de observar as especificidades de cada contrato nos casos concretos.
Na biblioteca deste curso estão disponíveis alguns documentos que poderão ser uteis para a atuação dos Gestores e Fiscais do Contrato.
Gabarito: Anotar em livro próprio as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.
A alternativa está correta. O fiscal deve anotar em livro próprio (livro de ocorrências) todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados. Assim, terá como provar que exerceu corretamente suas atribuições, no caso de surgirem problemas posteriores em função das ocorrências observadas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A importância da presença do Fiscal do Contrato está em acompanhar de perto a execução do objeto da avença pela empresa contratada, de modo que as eventuais ocorrências tenham o tratamento correto e tempestivo, não vindo a constituírem em um problema para a Administração. Para isso, o Fiscal usa seus conhecimentos técnicos e habilidades para bem conduzir a relação entre a Administração e a empresa.
Das situações a seguir, escolha a alternativa que melhor expressa o procedimento correto aplicado na fiscalização de um contrato.
 
a. Os bens contratados são entregues regularmente, o responsável pelo almoxarifado atesta a entrega na nota fiscal. As especificações são conferidas quando é feita requisição do produto para uso. Quando há discordâncias em relação ao que fora especificado, o fiscal do contrato se encarrega de devolver o produto para o almoxarifado para reclamação posterior junto ao fornecedor.
b. A execução dos serviços de conservação e limpeza da sede do órgão contratante é atestada pelo presidente da CPL responsável pela licitação que precedeu a contratação, já que foi ele quem elaborou o Termo de Referência com as especificações do serviço. Quando há uma reclamação acerca da qualidade do serviço, o chefe do setor onde houve a ocorrência liga para a empresa para relatar o fato.
c. A execução do contrato de serviços de copeiragem transcorria sem ocorrências dignas de registro, até que um dos empregados da empresa terceirizada passou a faltar sem a devida substituição, o que motivou a comunicação à empresa, feita pelo fiscal por meio de ofício. Foi pedida explicação ao preposto da empresa. Como a explicação não foi aceita, encaminhou ao ordenador de despesa um relatório com a ocorrência e a propositura de desconto das faltas havidas na próxima fatura. 
Essa éa resposta correta. O procedimento do fiscal em comunicar a empresapor meio de ofício, amparou o seu relatório de ocorrências encaminhado ao ordenador de despesas do órgão com a proposta de desconto dos valores correspondentes na fatura da empresa. Procedendo assim, além de dar a oportunidade da empresa se manifestar antes de uma medida com impacto financeiro na execução, cria um histórico documental das ocorrências que pode vir a ser utilizado em outras situações.
d. A empresa contratada para a execução das obras de construção do novo edifício anexo encaminhava regularmente os boletins de medição com os serviços realizados, que eram conferidos pelo Fiscal do Contrato, tomando como referência o orçamento da licitação.
e. Para relatar ocorrências de descumprimento de cláusulas do contrato, o representante da Administração conversava com o preposto da empresa contratada sobre os problemas ocorridos no mês anterior, procedimento que se mostrava proveitoso, pois nos dias seguintes à reunião as ocorrências diminuíam bastante. Certo dia o Fiscal informou que iria aplicar multa à empresa em face dos reiterados descumprimentos de cláusulas contratuais. Não se conformando, a empresa apresentou recurso administrativo ao ordenador de despesa contra a medida adotada pelo Fiscal.
Feedback
A atuação do fiscal deve ser baseada em regras e procedimentos, pois é uma atividade que depende de sistematização para que tenha efetividade. No entanto, o fiscal de contrato não deve limitar sua ação às formalidades prescritas nos procedimentos, mas agir de modo a contribuir para que o contrato cumpra a sua finalidade, seja exigindo estrita observância de normas e procedimentos, seja adotando procedimentos de acordo com as circunstâncias, sempre tendo em mente o interesse público.
Devemos lembrar que a boa aplicação dos recursos públicos que custeiam os contratos administrativos depende de uma boa fiscalização, pois as falhas na execução comprometem a qualidade do produto final contratado, sem falar nas hipóteses de desvios e ganhos indevidos em detrimento do erário.
Gabarito: A execução do contrato de serviços de copeiragem transcorria sem ocorrências dignas de registro, até que um dos empregados da empresa terceirizada passou a faltar sem a devida substituição, o que motivou a comunicação à empresa, feita pelo fiscal por meio de ofício. Foi pedida explicação ao preposto da empresa. Como a explicação não foi aceita, encaminhou ao ordenador de despesa um relatório com a ocorrência e a propositura de desconto das faltas havidas na próxima fatura.
Essa é a resposta correta. O procedimento do fiscal em comunicar a empresa por meio de ofício, amparou o seu relatório de ocorrências encaminhado ao ordenador de despesas do órgão com a proposta de desconto dos valores correspondentes na fatura da empresa. Procedendo assim, além de dar a oportunidade da empresa se manifestar antes de uma medida com impacto financeiro na execução, cria um histórico documental das ocorrências que pode vir a ser utilizado em outras situações.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A atividade de fiscalização depende da interação com vários setores do órgão contratante, de modo que o fiscal deve conhecer quais os procedimentos e providências devem ser adotados para a correta execução do contrato.
Indique a alternativa que contém um item que não é essencial para a atividade de fiscalização de contratos.
 
a. Publicação do extrato do contrato.
b. Publicação da Portaria de nomeação de fiscal do contrato.
c. Emissão da nota de empenho.
d. Relação dos contratos vigentes no órgão. 
Essa é a resposta correta. Outros contratos que não o fiscalizado não interferem diretamente na atividade do fiscal de contrato, exceto, por exemplo, se comprometesse a capacidade de pagamento do próprio órgão, hipótese minimizada pela adoção de providências prévias impostas pela legislação, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim, o documento não é essencial para atividade de fiscalização do contrato.
e. Relação dos equipamentos que serão utilizados na execução do contrato.
Feedback
A partir do conhecimento dos documentos necessários para a boa fiscalização dos contratos, e, principalmente, do teor desses documentos, o fiscal de contratos pode, por meio de técnicas de fiscalização, comparar o que fora contratado com o que está sendo executado.
Veja que sem o domínio dos termos do contrato, ele não tem como aferir, por comparação, se as condições de execução do contrato estão em conformidade com o que foi ofertado na licitação e ajustado no contrato.
A portaria (ou equivalente) de designação não está diretamente vinculada à operacionalização da fiscalização. No entanto, é de extrema relevância para que o fiscal possa ter legitimidade de atuação e competência para agir.
Gabarito: Relação dos contratos vigentes no órgão.
Essa é a resposta correta. Outros contratos que não o fiscalizado não interferem diretamente na atividade do fiscal de contrato, exceto, por exemplo, se comprometesse a capacidade de pagamento do próprio órgão, hipótese minimizada pela adoção de providências prévias impostas pela legislação, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim, o documento não é essencial para atividade de fiscalização do contrato.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A inexecução, total ou parcial, do contrato administrativo dá motivo para que a Administração adote medidas punitivas em desfavor do contratado, bem como a rescisão contratual, autorizada pelo art. 78 da Lei 8.666/1993, que elenca os casos passíveis da adoção da medida.
Das alternativas abaixo, indique a situação que configura inexecução contratual.
 
a. Os materiais utilizados nos serviços do projeto hidráulico foram aplicados em quantitativos diferentes do licitado e contratado, apesar de obra ter sido concluída. 
Essa é a resposta correta. Ainda que a obra tenha sido concluída, a execução de serviços com quantitativos menores do que o que fora licitado e contratado configura inexecução parcial do contrato.
b. Em face de uma greve deflagrada por uma categoria profissional estranha ao contrato, mas que impede os trabalhadores da contratada de chegarem até o local, a obra foi paralisada.
c. Atraso no início dos serviços, em razão da não liberação o terreno da Administração em que seria realizada a obra.
d. Falta de cumprimento de ordens do fiscal do contrato dadas aos empregados da contratada, devidamente mencionadas na reunião mensal com o gerente da empresa.
e. A saída de um dos sócios da empresa, mantendo-se a estrutura e o objetivo social.
Feedback
Uma das dificuldades de caracterizar inexecução contratual está em definir corretamente quais as ocorrências se caracterizam claramente como descumprimento de cláusulas da avença.
Algumas delas são facilmente identificadas, de acordo com o tipo de objeto do contrato, ou da circunstância de sua ocorrência. No entanto, as situadas no 'zona cinzenta', trazem uma dificuldade adicional para aqueles que se deparam com a situação.
A melhor maneira de lidar com tais questões é definir, previamente, no edital e no contrato, as situações passíveis de serem consideradas como inexecução contratual e as respectivas consequências para as partes quando de suas ocorrências.
Além disso, todas as ocorrências devem ser formalizadas e de conhecimento da contratada, de modo que, em havendo as condições para a rescisão do contrato, a formalização da motivação para a medida deverá estar amparada nos documentos, sobre os quais o contratado poderá exercer o contraditório e a ampla defesa, conforme previsto no parágrafo único do art. 78, da Lei 8.666/1993.
Gabarito: Os materiais utilizados nos serviços do projeto hidráulico foram aplicados em quantitativos diferentes do licitado e contratado, apesar de obra ter sido concluída.
Essa é a resposta correta. Ainda que a obra tenha sido concluída, a execução de serviços com quantitativos menores do que o que fora licitado e contratadoconfigura inexecução parcial do contrato.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Qual dos documentos a seguir não é essencial para o exercício da fiscalização de contratos?
 
a. Proposta da contratada e planilha de preços do contrato.
b. Edital de licitação.
c. Mapa comparativo das propostas de preços da licitação. 
Essa é a resposta correta. O documento é auxiliar nos procedimento de adjudicação do objeto da licitação ao concorrente que apresentou a melhor proposta da licitação, não interferindo na fiscalização do contrato. Logo, não é essencial para o exercício da fiscalização de contratos.
d. Termo de contrato e seus aditivos.
e. Projeto básico ou termo de referência.
Feedback
Documentos essenciais para a fiscalização são aqueles que dão ao fiscal de contratos as informações de que ele necessita para acompanhar, comparar, conferir, medir o objeto, notificar o contratado, comunicar ao ordenador de despesa, enfim, exercer sua atividade segundo as exigências da atividade.
Logo, não interessa para o fiscal a verificação de informações sem relação de pertinência com a execução do objeto, a exemplo das propostas dos demais licitantes preteridos no processo de escolha do fornecedor. Diversamente, documentos como contratos e seus aditivos, planilha de preços, termo de referência, projetos e orçamentos são fundamentais para a correta fiscalização do contrato.
Gabarito: Mapa comparativo das propostas de preços da licitação.
Essa é a resposta correta. O documento é auxiliar nos procedimento de adjudicação do objeto da licitação ao concorrente que apresentou a melhor proposta da licitação, não interferindo na fiscalização do contrato. Logo, não é essencial para o exercício da fiscalização de contratos.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Após a realização do processo licitatório, foi firmado um contrato para a execução de obras de construção de uma quadra de esportes dentro de uma escola. Contudo, antes do início da execução da obra ocorreu um enorme deslizamento de pedras no local ocasionado por fortes chuvas, fato esse que tornou inviável a execução contratual.
Uma vez que a empresa contratada não teve culpa no fato ocorrido, qual procedimento você recomendaria que fosse adotado pelo gestor:
 
a. Efetuar a rescisão unilateral do contrato, sendo que não haverá a possibilidade de ampla defesa e/ou contraditório por parte da contratada e nem a necessidade de uma motivação formal por parte da administração, visto ser um fato público e notório.
b. Efetuar a rescisão unilateral do contrato, caso em que a empresa contratada deverá ser indenizada apenas pelas despesas de desmobilização.
c. Rescindir unilateralmente o contrato e efetuar o ressarcimento dos prejuízos comprovados, incluindo danos emergentes, assim como providenciar a devolução da garantia e o pagamento do que tiver sido executado até a data da rescisão e do custo da desmobilização. 
Essa é a alternativa correta. Conforme o § 2º do artigo 78, da Lei de Licitações e Contratos, sempre que houver uma rescisão unilateral de um contrato administrativo por parte a administração publica, o Contratado fará jus a indenização, desde que não tenha dado razão à rescisão e que tenha agido de boa fé. Essa indenização poderá consistir no pagamento do valor corresponde à execução do contrato até a data de rescisão, em danos emergentes e lucros cessantes, e em custo desmobilização.
d. Tentar um acordo amigável com a empresa contratada para a dissolução do contrato, por meio da oferta de uma indenização a contento.
e. Tentar efetuar a rescisão do contrato na esfera judicial, de modo a não precisar pagar qualquer tipo de indenização, visto não ter sido a Administração a responsável pelo evento gerador da inviabilidade de execução do contrato.
Feedback
Com base no ensinamento de Diógenes Gasparini, é interessante salientar que a rescisão unilateral trata-se de um dever-poder conferido à Administração Pública, logo quando esta estiver diante dos pressupostos que ensejam a rescisão, não cabe nesse momento juízo discricionário, a Administração deve assim proceder (rescindir o contrato)
Leia mais: http://jus.com.br/artigos/21479/limites-das-alteracoes-unilaterais-qualitativas-dos-contratos-administrativos#ixzz2qgJZjUJD
Gabarito: Rescindir unilateralmente o contrato e efetuar o ressarcimento dos prejuízos comprovados, incluindo danos emergentes, assim como providenciar a devolução da garantia e o pagamento do que tiver sido executado até a data da rescisão e do custo da desmobilização.
Essa é a alternativa correta. Conforme o § 2º do artigo 78, da Lei de Licitações e Contratos, sempre que houver uma rescisão unilateral de um contrato administrativo por parte a administração publica, o Contratado fará jus a indenização, desde que não tenha dado razão à rescisão e que tenha agido de boa fé. Essa indenização poderá consistir no pagamento do valor corresponde à execução do contrato até a data de rescisão, em danos emergentes e lucros cessantes, e em custo desmobilização.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As sanções aplicadas pela Administração em face de um contrato administrativo estão reguladas na Seção II, do Capítulo IV (arts. 87 a 88) da Lei 8.666/1993 e no art. 7º da Lei 10.520/2002 (Lei do Pregão).
Com base nesses dispositivos e no que foi estudado no curso, assinale a alternativa correta.
 
a. O impedimento de licitar e contratar com a Administração por prazo não superior a 2 anos, em razão de falha na execução, independe da modalidade de licitação que precedeu o contrato.
b. A multa aplicada em face de um contrato administrativo independe de previsão no edital da licitação que o precedeu, considerando que já há previsão na Lei 8.666/1993 para a sanção, estando, assim, na seara da discricionariedade do contratante a sua gradação.
c. Por ser a sanção mais leve e não haver consequência pecuniária para o contratado, a pena de Advertência prescinde do contraditório do interessado.
d. A sanção de Advertência pode ser aplicada conjuntamente com a com multa somente quando decorrente de inexecução total do contrato.
e. A declaração de inidoneidade para contratar com a Administração Pública pode ser aplicada como sanção às empresas que tenham cometido ilícitos visando frustrar os objetivos da licitação. 
Essa é a resposta correta. Além do inciso IV do art. 87 da Lei 8.666/1993, autorizador da aplicação de declaração de inidoneidade por inexecução de contrato administrativo, o inciso II, do art. 88 do mesmo diploma autoriza a aplicação da sanção sempre que haja a prática dos atos ilícitos ali mencionados.
Feedback
A Lei do Pregão (Lei 10.520/2002) incorporou diversos dispositivos da Lei 8.666/1993, notadamente quanto à parte que disciplina os contratos administrativos decorrentes da nova modalidade de licitação introduzida no ordenamento jurídico por essa Lei.
No entanto, a sanção por inadimplemento contratual - que na referida Lei foi consignada com a expressão "falhar ou fraudar" na execução do contrato - tem disciplina própria, mais gravosa para os contratantes inadimplentes, faltosos com as obrigações assumidas.
Enquanto nos contratos decorrentes de licitações regidas pela Lei 8.666/1993 há a suspensão temporária por até dois anos e a declaração de inidoneidade enquanto perdurarem os motivos, nos contratos precedidos por Pregão a pena pode ir até 5 anos.
Nesse sentido, observa-se que houve uma mudança de 'filosofia' na nova modalidade, pois enquanto nas modalidades tradicionais predominava o controle prévio, com as exigências focadas nas formalidades; na modalidade Pregão houve a inversão dessa 'filosofia', flexibilizando as formalidades, mas impondo maior responsabilidade aos licitantes quanto ao cumprimento delas. Como contrapartida, no caso de descumprimento, a penalidade é mais gravosa.
Por fim, lembro, ainda, a possibilidade de o TCU aplicar a sanção de declaração de inidoneidade, por até 5 anos, em face de fraudeà licitação, conforme art. 46 da Lei 8.443/1992 (Lei Orgânica do TCU). Nesse caso, independe da modalidade que precedeu à contratação.
Gabarito: A declaração de inidoneidade para contratar com a Administração Pública pode ser aplicada como sanção às empresas que tenham cometido ilícitos visando frustrar os objetivos da licitação.
Essa é a resposta correta. Além do inciso IV do art. 87 da Lei 8.666/1993, autorizador da aplicação de declaração de inidoneidade por inexecução de contrato administrativo, o inciso II, do art. 88 do mesmo diploma autoriza a aplicação da sanção sempre que haja a prática dos atos ilícitos ali mencionados.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Durante a execução de um contrato de obras firmado com determinada administração municipal, que previa o pagamento no prazo de 30 dias após a apresentação das faturas, mesmo regularmente cumprindo suas obrigações, executando os serviços e apresentando os boletins de medição e faturas relativas a esses serviços, a empresa não recebe há 2 meses, o que motivou um pedido de rescisão do contrato, alegando descumprimento da obrigação da prefeitura quanto ao pagamento.
Acerca dos motivos para rescisão de um contrato administrativo, assinale a alternativa correta.
 
a. A empresa deverá suspender a execução do serviço, rescindir o contrato e cobrar judicialmente as faturas atrasadas, com juros e correção monetária, sempre que a Administração descumprir a cláusula de pagamento no prazo acordado.
b. A empresa não poderá suspender a execução dos serviços apenas em face do atraso de 2 meses mencionado, pois essa ocorrência se insere nas hipóteses das cláusulas exorbitantes, próprias dos contratos administrativos. 
Essa é a alternativa correta. Somente o atraso superior a 90 dias autoriza ao particular a rescisão do contrato firmado com a Administração. A prevalência do interesse público sobre o particular, configurando como cláusula exorbitante própria dos contratos administrativos, está no "afastamento da incidência da exceção do contrato não cumprido" contra a Administração, ou seja, apesar de a Administração não cumprir a cláusula do pagamento na forma do termo de contrato, ainda assim o particular não pode invocá-la para rescindi-lo.
c. A administração municipal não poderá ser apontada como causadora da rescisão de um contrato administrativo, pois deve sempre prevalecer o interesse público sobre o privado.
d. A empresa poderá invocar razões de interesse público e rescindir o contrato administrativo, alegando que a execução compromete a sua viabilidade econômica.
e. Caso a administração municipal suspenda a execução do contrato por prazo superior a 120 dias, em face, por exemplo, de não ter recursos orçamentários, o contrato será automaticamente rescindido, cabendo à empresa a indenização correspondente aos prejuízos a ele causados.
Feedback
Os motivos para rescisão de um contrato administrativo estão enumerados no art. 78 da Lei 8.666/1993. Para compreender bem as responsabilidades e consequências devemos conjugá-lo (ou seja, analisá-lo conjuntamente) com os arts. 79 e 80, pois neles estão definidas as hipóteses de incidência de penalidades, indenizações e prerrogativas dos partícipes do contrato.
É importante notar que, havendo rescisão justificada por uma das partes, a outra parte terá direito a indenização decorrente dos prejuízos causados por tal rescisão.
Gabarito: A empresa não poderá suspender a execução dos serviços apenas em face do atraso de 2 meses mencionado, pois essa ocorrência se insere nas hipóteses das cláusulas exorbitantes, próprias dos contratos administrativos.
Essa é a alternativa correta. Somente o atraso superior a 90 dias autoriza ao particular a rescisão do contrato firmado com a Administração. A prevalência do interesse público sobre o particular, configurando como cláusula exorbitante própria dos contratos administrativos, está no "afastamento da incidência da exceção do contrato não cumprido" contra a Administração, ou seja, apesar de a Administração não cumprir a cláusula do pagamento na forma do termo de contrato, ainda assim o particular não pode invocá-la para rescindi-lo.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quando a autoridade competente designa um servidor para atuar como fiscal de contrato, confia a esse servidor a importante tarefa de assegurar que a prestação do serviço ou a entrega do bem seja feita de forma adequada, conforme contratado.
Qual das situações abaixo se caracteriza como uma atuação eficiente do fiscal de contrato.
 
a. O fiscal do contrato, em face de ter uma empresa contratada para auxiliá-lo na fiscalização, limita-se a assinar os relatórios produzidos pela empresa.
b. Após ser comunicado pela empresa sobre um fato superveniente que está impedindo a continuidade do contrato, o fiscal se deslocou até o local de execução, determinou a suspensão dos trabalhos naquele dia (para evitar prejuízos maiores), marcou uma reunião com o representante da empresa para a manhã seguinte e comunicou o fato ao seu superior. 
Essa é a resposta correta. O fiscal do contrato mostrou iniciativa e segurança na sua atuação, buscando minimizar os efeitos do fato superveniente, assumindo inclusive a responsabilidade de determinar a paralisação em nome do interesse público.
c. Com base no bom relacionamento e confiança que tinha no contratado, o fiscal da obra aceitou uma alteração na execução do contrato, com a promessa do contratado de entrega do serviço antes da data marcada.
d. O fiscal do contrato passou a omitir algumas informações em seus relatórios para forçar a rescisão do contrato, pois a empresa vinha descumprindo cláusulas contratuais e ele sabia que ela não teria condições de executar a obra até o final. Com a rescisão, ele poderia chamar outra empresa que pudesse terminar a obra no prazo pretendido.
e. A empresa contratada para auxiliar a fiscalização do contrato de construção de uma ponte, após fazer as conferências in loco no canteiro de obras, encaminha tal relatório para o engenheiro designado como fiscal da obra, que assina os documentos e os encaminha para o setor de pagamento.
Feedback
A atividade de fiscalização exige do servidor designado muito mais do que conhecimento técnico, exige postura investigativa e questionadora, ao mesmo tempo em que cordial e equilibrada.
Deve ter em mente que o interesse público, que deve permear toda contratação, é o objetivo do trabalho de fiscalização. Com isso em mente não deve se desviar de uma conduta com responsabilidade, ética e integridade, pautando suas ações dentro dos limites da legalidade.
Assim, quando assistido por terceiros, deve estabelecer com clareza os limites da atuação de cada um, não confiando nem desconfiando, mas sempre verificando a pertinência das informações, com base nos normativos e procedimentos prescritos pelo órgão a que está vinculado.
Quando da fiscalização, primar pela formalização das ocorrências, afastando qualquer ingerência ou tentativa do contratado de 'informalizar' a atividade de fiscalização, em nome de uma suposta maior agilidade de procedimentos que só favorece a ineficiência e baixa efetividade da fiscalização.
Gabarito: Após ser comunicado pela empresa sobre um fato superveniente que está impedindo a continuidade do contrato, o fiscal se deslocou até o local de execução, determinou a suspensão dos trabalhos naquele dia (para evitar prejuízos maiores), marcou uma reunião com o representante da empresa para a manhã seguinte e comunicou o fato ao seu superior.
Essa é a resposta correta. O fiscal do contrato mostrou iniciativa e segurança na sua atuação, buscando minimizar os efeitos do fato superveniente, assumindo inclusive a responsabilidade de determinar a paralisação em nome do interesse público.

Outros materiais