Buscar

BQD Fundamentos da Psicologia da Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 7
1) O Ministério da Saúde criou em 2002 a Rede Nacional de Atenção Integrada à Saúde do Trabalhador, que:
Integra a rede de serviços SUS
2) Ana é psicóloga e atua em um CEREST ¿ Centro de Referência de Saúde do Trabalhador. Ana tem contrato porque o gestor entende a importância da saúde mental para os trabalhadores. Contudo, os profissionais obrigatórios para os CERESTs são:
médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem
3) Outro trabalho desenvolvido pelo psicólogo que trabalha com a saúde do trabalhador é o de vigilância com a saúde. Ele consiste em conhecer os procedimentos técnicos e científicos de algumas atividades e identificar quais podem causar mais danos aos trabalhadores. Diante do exposto é correto afirmar que:
Nesta prática o psicólogo promove um trabalho de conscientização e fiscalização, com o intuito de saber se as práticas saudáveis e de prevenção estão sendo cumpridas.
4) Existem situações constantes para os trabalhadores de fábricas, instituições, organizações e outros espaços do trabalho, que lhes causam doenças. Um exemplo de situação que pode causar adoecimento no trabalho é: Ruídos frequentes
5) É importante destacar que o psicólogo deve estar preocupado com a saúde do paciente como um todo, mas que, para facilitar o atendimento, têm-se agrupado pacientes conforme suas queixas para atendimentos grupais. Essas queixas podem ser por estresse, LER (lesão por esforço repetitivo), DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), lombalgia, dentre outras. Isso significa que: 
O trabalho de grupo deve valorizar a subjetividade dos trabalhadores e a ressignificação do processo de adoecimento.
6) Ricardo é um jovem profissional de psicologia e foi contratado por uma empresa para uma atuação em psicologia do trabalho. Sua atuação começou por uma avaliação dos motivos de afastamento e faltas no trabalho e sua relação com adoecimento, além dos processos de trabalho e seu impacto na vida dos colaboradores. Entretanto, algumas pessoas esperavam que ele realizasse recrutamento e seleção de pessoal. Pode-se afirmar que esse tipo de expectativa: É um equívoco.
7) A Lei que regulamenta a Saúde do Trabalhador, definindo o conjunto de atividades que se destina, através de ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, denomina-se: A Lei Orgânica da Saúde (nº 8080/90), parágrafo 3
8) ¿Entende-se por Saúde do Trabalhador, para fins desta lei, o conjunto de atividades que se destina, através de ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho¿ (CREPOP, 2008, p.21). Essa regulamentação da saúde do trabalhador foi feita pela:
Lei 8080/90
Aula 8
1) Na década de 1960, quando a Psicologia Clínica entrou nos hospitais, o psicólogo fazia o papel de avaliador, como provedor de serviços de psicometria, tanto em nível clínico como de pesquisa, e sua atenção era exclusivamente às doenças mentais¿ (in: BAPTISTA, 2010, p.105). Isso significa que: 
Apesar de entrar no hospital, o psicólogo ainda enfrentou muitas barreiras quanto à sua atuação.
2) Bianca é psicóloga hospitalar do pronto socorro de um hospital geral que, em sua atuação, procura ajudar o médico na identificação de doenças sem diagnóstico, conhecidas como:
Psicossomáticas
3) Ana é psicóloga e faz parte de uma equipe multidisciplinar juntamente com Paulo, médico, Ricardo, fisioterapeuta, Bruna, enfermeira e Bianca, nutricionista. A equipe multidisciplinar visa: Prestar atendimento ao paciente na sua totalidade.
4) Mario sofreu um acidente e não consegue se adaptar a estadia no hospital. Ele está muito revoltado e não aceita os procedimentos médicos necessários para sua recuperação. O psicólogo do hospital está fazendo intervenções visando uma alteração do quadro. A atuação do psicólogo neste caso é uma: Função de ajuda à adaptação
5) A partir do momento em que o hospital foi concebido como um instrumento de cura e a distribuição do espaço tornou-se terapêutico, o médico passou a ser o principal responsável pela organização do local. Aparece assim, o personagem do: Médico de hospital
6) De acordo com Laloni e Fernandes (in BAPTISTA, 2010, p.105): na década de 1960, quando a Psicologia Clínica entrou nos hospitais, o psicólogo fazia o papel de avaliador como provedor de serviços de psicometria tanto a nível clínico como de pesquisa, e sua atenção era exclusivamente relacionado a(s)/ao(s): Doenças mentais
7) Após o século XVIII, o hospital passou a ser interpretado como um espaço de assistência, separação, pois cada patologia ou comportamento anormal tinha seu espaço separado. Isso significa que: 
Os doentes permaneciam isolados, pois esta medida não tinha a intenção de inseri-los novamente na sociedade.
8) A Psicologia Hospitalar é defina também por Castro (2004, p.51) como: ¿conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes no hospital. O psicólogo hospitalar seria aquele que reúne esses conhecimentos e técnicas para aplicá-los de maneira coordenada e sistemática, visando à melhora da assistência integral do paciente hospitalizado, sem se limitar, por isso, ao tempo específico da hospitalização¿. Um exemplo de atuação do psicólogo no hospital consiste em: Função Assistencial Direta
Aula 9
1) O tipo de câncer que ataca as células epiteliais que recobrem as superfícies internas e externas do corpo, que incluem o câncer de mama, de próstata, de colo, de pulmão, de pâncreas e de pele, denomina-se: Carcinoma.
2) Pedro é um psicólogo que atua junto a pacientes oncológicos de uma unidade hospitalar buscando promover qualidade de vida dos mesmos. É correto afirmar que Pedro:
É um psicooncologista que atua junto aos pacientes em busca de estratégias de enfrentamento da doença.
3) O tipo de câncer que ataca as células de músculos, ossos e cartilagens, denomina-se:
Sarcoma
4) Uma psicooncologista de um hospital está oferecendo suporte para uma família que acaba de perder um ente querido com câncer. Os familiares estão sofrendo e chorando muito. Nesse primeiro momento, o correto a fazer é: 
Dar acolhimento, deixar a pessoa falar, desabafar, chorar.
5) As células renegadas que não respondem aos controles genéticos do corpo no que diz respeito a seu crescimento e divisão, estão relacionadas com os (as): Tumores malignos.
6) A Psico-Oncologia representa uma:
Área de interface entre a Psicologia e a Oncologia e utiliza conhecimento educacional, profissional e metodológico proveniente da Psicologia da Saúde.
7) De acordo com a American Cancer Society apud Straub (2005, p. 363) o ¿hábito de fumar é responsável por cerca de 90% dos canceres de pulmão¿, devido a substância benzoapireno encontrada nos cigarros. Diante do exposto, é correto afirmar que:
O uso do tabaco por período prolongado causa problemas respiratórios e pulmonares que pode levar o desenvolvimento do câncer.
Aula 10
1) A anorexia nervosa envolve também uma disfunção endócrina, especialmente do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal, identificada pela amenorréia (mulheres) e perda do interesse e potência sexual (homens). Em pré-púberes, há retardo do desenvolvimento das características sexuais secundárias. (CLAUDINO e BORGES, 2002, p.9). Isso significa que:
Há sérios prejuízos físicos e psicológicos que podem levar a pessoa a óbito.
2) O tratamento da anorexia não tem o único intuito de trabalhar os processos mentais, mas também os processos fisiológicos, pois o paciente anoréxico não consegue ingerir alimentos e, quando ingere, muitas vezes passa mal, pois seu organismo não estáacostumado. Isso significa que:
O psicólogo deve ter como enfoque os processos biopsicossociais do ser humano.
3) Descontroles no comportamento da ingestão de alimentos, normalmente causados por uma crença distorcida acerca da imagem corporal, denominam-se:
Transtornos alimentares
4) Uma jovem de 19 anos apresenta uma distorção da própria imagem corporal e a necessidade de obter um corpo perfeito. Ela está emagrecendo rapidamente e foi diagnosticada com anorexia nervosa em função da:
Privação de Alimentos	
5) O transtorno alimentar onde há ingestão de alimentos em grandes quantidades, num intervalo curto de tempo e de altas calorias e em seguida aparece o comportamento de arrependimento, com provocação de vômitos ou ingestão de laxantes, denomina-se:
Bulimia nervosa
6) Mariana é uma adolescente que apresenta um impulso irresistível de comer excessivamente, evita os efeitos ¿de engordar¿ da comida pela indução de vômitos e/ou abuso de purgativos, e, ainda, tem um medo mórbido de engordar. Mariana apresenta características de:
Bulimia nervosa
7) Ana tem 16 anos apresenta uma distorção da própria imagem corporal e a necessidade de obter um corpo perfeito. Ela foi diagnosticada com bulimia nervosa em função da:
Ingestão de alimentos e indução de vômitos
8) Transtorno da alimentação caracterizado por auto-inanição, imagem corporal distorcida, denomina-se: 
Anorexia

Outros materiais