A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Pré-visualização | Página 4 de 7

o mesmo autor cita que a dominação da organização sobre os indivíduos se consolida de tal forma que, cada vez mais, o espaço de liberdade das pessoas se estreita. A fé na organização é praticamente uma religião cultuada e referenciada todos os dias. Em saber que após a crise de 1970, o processo de reestrutura produtivo é marcado pela intelectualização das tarefas observe que no parágrafo último do texto anterior, Pombeiro se refere a um tipo de mediação que ocorre nas organizações hipermodernas. Marque o único item incorreto considerando as mediações feitas para que o trabalhador mais qualificado possa se manter preso ao regime capitalista:
		
	 
	( ) a questão ideológica
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402890280)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	Ideologia é uma visão de mundo que atende aos interesses de dominação capitalista, que "naturaliza" as desigualdades e os modos de ser e atuar na sociedade capitalista, garantindo a adesão de todos ao projeto do capital, à ordem instituída. De que forma poderemos retirar o véu com o qual a ideologia encobre o real.
	
 
	Desenvolvendo o espírito crítico , levando à reflexão e ao questionamento ;
	1a Questão (Ref.: 201402890389)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (1 de 1)
	
	No paradigma tradicional de gestão,administrar consistia em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. Compreendia-se que a eficácia desse monitoramento do processo produtivo seria assegurada por três elementos. Assinale a alternativa que apresenta os três elementos referidos.
		
	 
	Conhecimento científico, instrumento de controle, autoridade gerencial;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402890394)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	As novas formas de organizar os processos produtivos, pautadas no modelo flexível, romperam com os contornos rígidos da separação entre execução e concepção do processo de trabalho, diluindo as bases que sustentaram a fábrica fordista. Neste novo paradigma de gestão, a administração apresenta as seguintes características:
		
	 
	É atribuído ao grupo o como fazer;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402762752)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (1 de 1)
	
	O paradigma tradicional de gestão, desenvolvido ao longo da constituição e consolidação do paradigma fordista, se caracteriza por conceber o processo de produção sob a abordagem da engenharia. Isto quer dizer que: I - Isso significa que a administração foi entendida como um ato regulatório. II - Visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo. III - Administrar consistia, em controlar o processo de produção em si, acreditando-se que o controle e o monitoramento de todos os eventos desse processo iria garantir a eficiência do resultado. IV - Administrar consistia em dar voz aos funcionários e atender, na medida do possível, suas reivindicações.
		
	 
	Apenas as questões I, II e III estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402343124)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (1)
	
	A administração das empresas foi evoluindo. Com a teoria das Relações Humanas, Mayio chegou a conclusão em relação a produtividade.
		
	 
	o interesse pelos funcionários era o que mais motivava para a produtividade
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402758342)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (1)
	
	As transformações ocorridas no mundo do trabalho a partir dos anos 70 colocam em questão o paradigma tradicional de gestão das organizações, com sua concepção científica de administração (mesmo que enriquecida com as contribuições das teorias dos Sistemas e das Relações Humanas) e sua visão da formação profissional. De fato, a abordagem pautada na engenharia mostrou-se muito rígida e inadequada para suportar a rapidez das mudanças e as novas necessidades do processo de acumulação capitalista, que agora exige das empresas maior competitividade, supondo não só a incorporação das inovações tecnológicas, bem como novos modos de organizar a produção. (MALVEZZI, 1999)
 
Com base no estudo do texto anterior torne a frase abaixo VERDADEIRA marcando os itens com V para verdadeiro e com F para falso.
 
No paradigma flexível, o modelo de gestão foi assumindo uma nova feição, reorientando-se por uma estratégia de modernização que incorporava quatro novos elementos:
 
(    ) a inovação.
(    ) a flexibilidade.
(    ) a organização estrutural.
(    ) a integração
(    ) a descentralização.
 
Agora assinale a sequência correta.
 
		
	 
	(   ) V,V,F,V,V.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402737079)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Desde a década de 1970, o modo de produção fordista entra em declínio e começa a abrir espaço para um novo sistema, chamado de produção flexível. Um dos motivos para essa mudança no cenário econômico foi: Está INCORRETA:
	
 
	( ) porque havia pleno emprego e redução das desigualdades.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402890393)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (1)
	
	No paradigma flexível, o modelo de gestão foi assumindo uma nova feição, reorientando-se por uma estratégia de modernização que incorporava quatro novos elementos. Assinale a alternativa que apresenta os 4 elementos referenciados.
		
	 
	Inovação, Flexibilidade, Descentralização e Integração;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402762758)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Fayol, francês contemporâneo de Taylor, elaborou a Teoria Clássica da Administração e defendeu ideias semelhantes às dele, baseando-se na sua experiência na alta administração. É considerado o pai da Administração. Elaborou quatorze princípios básicos da administração. Entre eles, é possível destacar, EXCETO:
		
	 
	Participação.
	1a Questão (Ref.: 201402704179)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O conceito de fordismo, mesmo com a participação política do operariado, continuou a se ajustar à ideia de rigidez organizacional, em que a mão de obra, pautada pela fragmentação, repetição e monotonia de ações uniformizadas, produzia produtos e serviços padronizados, seguindo métodos, regras e procedimentos ditados pelas organizações. Cada indivíduo executava as tarefas planejadas, modeladas e organizadas pela empresa. As tarefas de trabalho eram condicionadas pelo desenho da estrutura organizacional. Um conjunto de tarefas constituía um cargo, parte integrante do formato estrutural da organização. Esse formato condicionava e determinava a distribuição e a configuração de cada cargo, sua linha de autoridade, nível de especialização e as consequentes qualificações requeridas de seus ocupantes. (Chiavenato, 2004).
Sobre a rigidez da estrutura organizacional fordista leia os postulados dados e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O cargo era fixo e aberto.
II. O cargo era delimitado e individualizado.
III. O cargo era fixo e definido.
IV. O cargo era permanente e indefinido.
V. O cargo era instável e aberto.
	
 
	 (   ) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402737068)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Segundo Chiavenato (1999), a administração de recursos humanos consiste no conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da organização relacionados às "pessoas" ou recursos humanos, incluindo atividades como: recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. Tais políticas orientam um conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam na eficácia dos funcionários e das organizações. Partindo desta remissa marque, dentre os itens abaixo,