A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Pré-visualização | Página 5 de 7

qual a principal finalidade administrativa dos recursos humanos.
		
	 
	( ) Obter a colaboração eficaz de pessoas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402404049)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	O processo de interiorização de condutas promovido pelo RH se expressa, hoje, pela tese da reciprocidade. O RH é visto como um conjunto de práticas, princípios, valores, regras de conduta e políticas. Assim, é correto afirmar, exceto que:
		
	 
	E - A administração de RH preocupa-se com a Administração de Funcionários e as Relações Industriais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402737069)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Cada elemento do sistema de RH tem valores diferentes para os indivíduos, tendo em vista as suas características e necessidades pessoais e cada ¿contribuição¿ do empregado tem valor de utilidade diferente para a organização conforme as suas expectativas em relação aos empregados. São exemplos de ¿contribuições¿ dos empregados: dedicação, trabalho, esforço, pontualidade, lealdade, assiduidade etc. São exemplos de práticas variadas como forma de pagamento à contribuição dada pelo indivíduo, esperando atingir de alguma forma todos os empregados. A partir da leitura e análise do texto acima marque os itens que seguem com ¿V¿ para verdadeiros e com ¿F¿ para falsos e em seguida assinale a única opção CORRETA. I- ( ) Oportunidades, crescimento e desenvolvimento. II- ( ) Promoções e desempenho III- ( ) Condições adequadas de trabalho. IV- ( ) Salários e benefícios. V- ( ) Prêmios, gratificações e elogios.
	
 
	( ) Somente as opções, I, III, IV e V estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402705987)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Analise a seguinte situação: Uma empresa de calçados reestruturou seu modelo de gestão que era verticalizado. Instituiu uma gestão organizada horizontalmente e solicita a participação dos funcionários no processo de produção e em seu controle mediante a criação de grupos de trabalho. Com base nos aspectos apresentados podemos afirmar que essa empresa trabalha nos moldes do(a):
	
 
	Paradigma flexível
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402404034)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O paradigma tradicional de gestão compreende a administração no paradigma fordista, a qual foi entendida como um ato regulatório. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	 
	B - O paradigma fordista visava modelar o processo de produção para o alcance de metas de custo e tempo;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402705959)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Considere a seguinte situação: Uma empresa monitora criteriosamente todo o processo de produção porque acredita que esse controle acirrado aliado ao conhecimento científico e a autoridade gerencial forte garantirão a eficiência do resultado e a qualidade dos produtos. Com base nos aspectos apresentados podemos afirmar que essa empresa trabalha nos moldes do(a):
		
	 
	Paradigma tradicional de gestão
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402706000)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Considere as seguintes situações: 1. O funcionário de uma empresa ao ver o produto que ajudou a fabricar o percebe como algo estranho e hostil; 2. Uma funcionária desta mesma empresa, trabalha 8 horas por dia, mesmo sem gostar do que faz, porque precisa sustentar os filhos. Para ela o trabalho é determinado pela necessidade externa. As características descritas acima definem o processo de:
		
	 
	Alienação
	1a Questão (Ref.: 201402404054)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Segundo Dutra (2001), a Gestão de Pessoas constitui-se em um modelo que visa gerir e não administrar comportamentos e atitudes. Para tanto, possui uma forma peculiar de ver os indivíduos que os produzem. Assinale a alternativa a que se refere esta forma de ver os indivíduos:
	
 
	B- O perfil delineado pela Gestão de Pessoas é o de pessoas autônomas e empreendedoras.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402736639)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Em um ambiente de negócios extremamente dinâmico, cabe ressaltar que a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como: a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, o seu negócio, as características do contexto ambiental interno e externo, tecnologia utilizada, os processos internos, o porte da organização, entre outros aspectos, ou seja, em cada organização, a Gestão de Pessoas torna-se específica e dinâmica. No modelo de produção flexível, constrói-se o modelo de Gestão de Pessoas para atender às necessidades de uma organização em constante mutação, orientada para:
	
 
	( ) a competitividade, a inovação e qualidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402706017)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	As mudanças técnicas e organizacionais dos processos de produção causaram forte impacto na divisão, no conteúdo do trabalho e na qualificação dos trabalhadores nos últimos anos. O contexto atual exige novas qualificações das empresas e dos trabalhadores para atuarem com competência na solução de problemas, trabalho em equipe, inovação e habilidades no uso das novas tecnologias. O cenário acima descreve as características do modelo de:
		
	 
	Gestão de Pessoas no paradigma flexível
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402704151)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	No modelo tradicional de Gestão de Funcionários, havia a marca do controle como instrumento da relação indivíduo/empresa. Acreditava-se que os indivíduos deveriam ser controláveis e passivos. Na Gestão de Pessoas, ressalta-se não o controle tal qual existia no modelo fordista, mas a noção de desenvolvimento mútuo na relação indivíduo/organização. A empresa desenvolve-se e desenvolve as pessoas. As pessoas, ao se desenvolverem, contribuem para o crescimento da organização. Destacamos, então, a noção de que a pessoa é vista como ¿gestora de sua relação com a empresa, bem como do seu desenvolvimento profissional¿ (DUTRA, 2001, p. 24).
Com base no que se evidencia na charge e no texto acima julguem verdadeiro ou falso, as afirmativas seguintes e, depois, assinalem a opção CORRETA.
1.Caberá ao RH a construção de uma cultura organizacional que privilegie a iniciativa, a criatividade e a busca autônoma de resultados para o negócio da empresa. (  )
2.Da visão de trabalhador como pessoa, decorre uma alteração no seu perfil. O perfil obediente e disciplinado, do modelo fordista é substituído pelo perfil autônomo e empreendedor. (  )
3.O contexto da Gestão de Pessoas é formado, portanto, por pessoas e organizações, sem, necessariamente uma depender da outra. (  )
4. Ocorre a relação de mútua dependência na qual a empresa postula que há benefícios recíprocos.(  )
5. Ocorre a construção de uma relação duradoura de simbiose entre pessoas e organizações. (  )
		
	 
	 (  ) V- V- F- V- V
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402706035)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Uma empresa farmacêutica promove encontros periódicos com seus funcionários a fim de desenvolvê-los para as competências exigidas no trabalho e fora dele. A área de recursos humanos dessa organização propõe desafiar seus colaboradores e recompensá-los de acordo com desempenhos eficazes e as promoções ocorrem mediante o princípio da meritocracia. Esse modelo de gestão está alinhado com o conceito de:
	
 
	Gestão de Pessoas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402379298)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	De acordo com Chiavenatto (1999), um dos objetivos da gestão de pessoas estrutura-se na seguinte base: "(...) A gestão de pessoas deve ser transparente, confiável

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.